Quinta, 30 Agosto 2018 10:53

EFLCH/Unifesp participa da feira do estudante de Guarulhos

EFLCH presente na 8ª. feira do estudante de Guarulhos: o início de um diálogo permanente

Por Joana Rodrigues* e Magali Silvestre**

Equipe da EFLCH/Unifesp na 8ª Feira do Estudante

Foram três dias intensos para os quase 12 mil jovens que circularam pelos 55 estandes e tomaram as dependências do hall de entrada do Teatro Adamastor (Centro), durante a realização da 8ª. edição da Feira do Estudante de Guarulhos, iniciativa e realização da Subsecretaria da Juventude da Prefeitura de Guarulhos.

Entre o público marcadamente composto por estudantes do Ensino Médio, estiveram presentes também alunos dos ensinos, superior, de extensão, de idiomas e técnico profissionalizante. A novidade foi a presença do estande da Unifesp/EFLCH que se somou a duas instituições públicas participantes: o Instituto Federal de São Paulo e a FATEC (Faculdade de Tecnologia de São Paulo).

Juntaram-se aos estudantes de 45 escolas públicas estaduais do município de Guarulhos, outros garotos e garotas de associações privadas, ONGs e programas de Atendimento da Cidade que, movidos pela pergunta “Qual é o curso universitário que está no meu horizonte a curto prazo?”, questionaram, e muito, os docentes e monitores da EFLCH sobre as possibilidades de ingresso na universidade pública, em particular no campus de Guarulhos. Um grupo formado por mais de 30 monitores e 15 docentes, em um sistema de rodízio durante os três dias da Feira, acolheu os visitantes, respondendo às perguntas pontuais e distribuindo um folder explicativo sobre o campus e os cursos que a Escola oferece.

Na medida em que os jovens passavam pelo estande da EFLCH, e recebiam informações sobre as atividades acadêmicas e as instalações físicas do campus, tinham a oportunidade de ver as imagens dos vídeos ali exibidos, produzidos por diversos departamentos do campus. Como foi o vídeo a respeito do Programa de Residência Pedagógica, e outro sobre o Dia Aberto, realizado pelo Lave (Laboratório Audiovisual da EFLCH) contendo depoimentos de estudantes da EFLCH e de escolas do Ensino Médio da região em visita ao campus.

A presença da EFLCH pela primeira na Feira do Estudante de Guarulhos veio conquistar um espaço significativo na cidade, pois foi uma oportunidade única de se fazer presente e de se apresentar aos estudantes não somente do bairro de Pimentas, mas junto à população de jovens das demais regiões periféricas do município. Tendo em vista que a EFLCH está há quase 12 anos na região dos Pimentas, e ainda não havia tido um contato tão direto e abrangente com os jovens da região, esse evento foi de fundamental importância para os estudantes e para a EFLCH.

Foi justamente para trazer mais informações a esse contingente de jovens, que a professora Maria Angélica Minhoto, ex-pró Reitora de Graduação da Unifesp e docente do campus Guarulhos (Pedagogia), levou, na sexta-feira, dia 31, o tema do ingresso universitário pelo Sisu para a programação da Feira. Em tom de descontração, mais parecida a uma roda de conversa, a palestra da professora do Departamento de Educação abordou os pontos principais que o aluno deve saber para ingressar na Universidade pelo Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Entre uma plateia cheia de dúvidas, ficou clara a necessidade de que essas informações precisam circular mais intensivamente entre os estudantes do Ensino Médio. Atentos a informações tão importantes – e ainda desconhecidas de muitos deles –, os jovens demonstravam surpresa ao saber que nas proximidades de suas casas e escolas há uma Escola de Humanidades, pública, gratuita, laica e com ensino de excelência.

Diante da importância da participação da EFLCH na 8ª. Feira do Estudante de Guarulhos, já está assegurada a sua presença na edição de 2019, reiterando a oportunidade de estabelecer um contato direto com estudantes do Ensino Médio e a possibilidade desses jovens ingressarem na universidade pública.

O público de 2019 que nos aguarde. Lá, estaremos, presentes!

Para visualizar mais fotos e vídeos, clique aqui.

*Joana Rodrigues é docente do Departamento de Letras da EFLCH/Unifesp
** Magali Silvestre é diretora acadêmica da EFLCH/Unifesp

Créditos das imagens e vídeos: Coletivo EFLCH/Unifesp, docentes do Campus Guarulhos e Suevelin Cinti (Câmara de Extensção da EFLCH/Unifesp).

Estande da EFLCH/Unifesp na 8ª Feira do Estudante de Guarulhos

Lido 6848 vezes Última modificação em Quarta, 19 Setembro 2018 13:47