Quarta, 17 Outubro 2018 14:24

Unifesp participa de exposição interativa sobre Alfred Hitchcock no Museu da Imagem e do Som

Curso de Tecnologia em Design Educacional está com uma escape room temática no local

Por José Luiz Guerra

Parte da exposição interativa sobre Alfred Hitchcock

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio do Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional (TEDE), montou uma escape room na exposição interativa Hitchcock - nos bastidores do suspense, que acontece até o dia 21 de outubro no Museu da Imagem e do Som (MIS).

Com a participação dos docentes Paula Carolei e Leandro Yanaze, do estudante Henrique Evangelista e do pesquisador de iniciação científica Gabriel Bruno, todos vinculados ao TEDE, foi montado o Psycho Escape, dinâmica de jogo de fuga (escape) que ocorre no espaço destinado à obra Psicose, de Hitchcock. Nesta dinâmica, os participantes têm poucos minutos para fugir do famoso quarto do Motel Bates, antes que a família Norman possa causar algum mal. “O jogo de fuga acontece em uma cenografia muito fiel, que remete ao assassinato, a facadas no chuveiro, convidando os participantes a imergir e interagir com o ato mais famoso de suspense e crime do cinema mundial. Quem conhece a obra, identificará diversas referências diretas; quem não conhece, é automaticamente convidado a assistir este clássico”, explicam Paula Carolei e Leandro Yanaze.

Como parte de uma ação de pesquisa e extensão, a equipe do TEDE/Unifesp aplicou métodos investigativos para compreender o potencial desta experiência cultural na promoção do engajamento e participação e como tal potencial pode ser aproveitado em processos educacionais. Assim, em breve os resultados de pesquisa serão submetidos a revistas e congressos acadêmicos.

O MIS está localizado na Avenida Europa, 158, Jd. Europa, São Paulo. Mais informações sobre a exposição interativa estão disponíveis neste link.

*Créditos das imagens: Leandro Yanaze

Lido 7367 vezes Última modificação em Segunda, 22 Outubro 2018 10:51