Quinta, 18 Outubro 2018 16:31

Rubens Belfort Jr. é condecorado pela Ordem Nacional do Mérito Científico

Honraria reconhece personalidades pelas suas contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento da ciência no Brasil

RubensBelfortDiploma
Da esquerda para a direita: ministro Aloysio Nunes Ferreira, Rubens Belfort Jr. e ministro Gilberto Kassab

O professor titular do Departamento de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) Rubens Belfort Jr. foi condecorado pela Ordem Nacional do Mérito Científico, na quarta-feira (17/10), em Brasília, ao ser promovido para a Classe Grã-Cruz na categoria Ciências da Saúde.

Realizada no Salão Nobre do Palácio do Planalto, a cerimônia condecorou 85 profissionais de áreas como ciências biológicas, físicas, agrárias, terra, química, matemática, sociais e humanas, tecnologia e engenharias e saúde. Instituída em 1993, a honraria é concedida a personalidades brasileiras e estrangeiras que tenham se destacado pelas suas qualidades acadêmicas e morais, como forma de reconhecimento das suas contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento da ciência no Brasil.

Os homenageados foram escolhidos por uma uma comissão técnica, formada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC). As honrarias são basicamente divididas pela classe Comendador e, em nível mais alto, a Classe Grã-Cruz. Em 2018, foram condecorados 18 acadêmicos na Classe Grã-Cruz, sendo que, na área de Ciências da Saúde, apenas o professor Rubens Belfort Jr.

Além do presidente da República, Michel Temer, participaram da cerimônia os ministros da Educação, Rossieli Soares; da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab; das Relações Exteriores, Aloysio Nunes; e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, os quais compõem a Ordem Nacional do Mérito Científico; além do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.

OrdemMeritoCientificoPortal
Foto: Cesar Itiberê/PR

*Com informações do Planalto e da ABC.

Lido 7633 vezes Última modificação em Quinta, 25 Outubro 2018 09:36