Quinta, 25 Outubro 2018 14:56

Nasf/Unifesp realiza mais de 25 mil atendimentos em 2018

Número abrange consultas ambulatoriais, serviços de enfermagem, atendimento pelo serviço social, exames laboratoriais e pronto-atendimento feitos até setembro

Por Daniel Patini

NasfUnifespPortal 3
Ginecologista Francisco Miranda Filho durante consulta com paciente

O Núcleo de Assistência à Saúde dos Funcionários (Nasf) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizou, até setembro de 2018, mais de 25 mil atendimentos entre consultas ambulatoriais, serviços de enfermagem, atendimento pelo serviço social, exames laboratoriais e pronto-atendimento. Até a segunda quinzena de outubro deste ano, foram feitas 74 cirurgias, cujo controle dos leitos para internação é feito pelas assistentes sociais do núcleo.

“Atingir essa marca foi possível graças ao apoio da gestão da reitora Soraya Soubhi Smaili, bem como à dedicação da nossa equipe”, relata Jaqueline Martins, coordenadora-administrativa do Nasf desde maio de 2017. Além dela, formam o quadro do núcleo o coordenador-médico Arnaldo Guilherme e 45 funcionários celetistas e servidores, entre assistentes administrativos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, médicos, acupunturista, odontólogos e psicólogos, assistentes sociais, além de dois estagiários cedidos pelo Ambulatório do Índio.

Para ela, a realização de melhorias na infraestrutura do local, incluindo troca de mobiliários e novos equipamentos, tem proporcionado melhores condições de trabalho, o que acaba refletindo no bom funcionamento do serviço e nos elogios que ele vem recebendo. “Além disso, foram alterados a forma como são feitos os agendamentos e a tabelas de estatísticas para que o serviço consiga atender o maior número de pacientes possível. Embora a nossa estrutura funcional seja pequena, estamos conseguindo dar conta da demanda”, complementa Jaqueline.

JaquelineNASF
Jaqueline Martins, coordenadora-administrativa do Nasf

Sobre o Nasf/Unifesp

O Nasf foi criado em 9 de dezembro de 1986, durante a gestão do professor Magid Iunes, então diretor da Escola Paulista de Medicina (EPM). Atualmente, está sob a direção do Departamento da Saúde do Trabalhador, coordenado pelo professor Hélio Egydio Nogueira.

Ele está localizado na Rua Napoleão de Barros, n° 892, para atendimento dos funcionários adultos, e no nº 827, para atendimento pediátrico dos filhos dos funcionários. O atendimento é destinado aos servidores e pensionistas de todos os campi da universidade, aos funcionários ativos do Hospital São Paulo, hospital universitário da Unifesp (HSP/HU), bem como a todos os dependentes (cônjuges e filhos, até 21 anos ou até 24 anos se for estudante universitário – nesses casos, deve apresentar a carteira da faculdade – ou ainda se estiver sob guarda judicial). Para ser atendido, é preciso apresentar o crachá ou algum outro documento com foto e saber o Registro funcional do titular. O serviço dispõe ainda de dois leitos femininos e dois leitos masculinos no HSP/HU.

Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e oferece atendimento com acupunturista, assistente social, cardiologista, clínico-geral, endocrinologista, ginecologista, hematologista, odontólogo, ortopedista, pediatra, psicólogo, psiquiatra, dermatologia, oftalmologista e urologista. Para outras especialidades, mantém parcerias com os ambulatórios do hospital. Fora do horário de expediente, o que inclui o atendimento noturno e durante os finais de semana e feriados, o trabalhador pode ser atendido pelo setor de PA-convênio do Hospital São Paulo, acompanhado por plantonistas no Nasf no local. As internações de urgência são realizadas no hospital, sob a responsabilidade das disciplinas e acompanhamento das assistentes sociais do Nasf.

O telefone para o agendamento de consultas é o (11) 5576-4848, ramais 8979 e 8981. Para mais informações, o e-mail é o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

NasfUnifespPortal 2 EnfermagemNASF
Recepção e serviço de enfermagem do Nasf

Fotos: Alex Reipert