Quarta, 14 Novembro 2018 10:22

Trabalho da Unifesp serve de embasamento para relatório da Comissão Interamericana de Direitos Humanos

Grupo utilizou dados de estudo da universidade que analisou os Crimes de Maio de 2006

O relatório final do projeto Violência de Estado no Brasil: uma análise dos Crimes de Maio de 2006, elaborado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), serviu de embasamento para a elaboração das observações preliminares da visita in loco da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) ao Brasil. Ligada à Organização dos Estados Americanos (OEA), a comissão visitou o país a convite do Governo Federal entre os dias 5 e 12 de novembro de 2018.

A CIDH visitou o Brasil com o objetivo de observar a situação dos direitos humanos no país. A comissão se reuniu com autoridades estaduais, federais, representantes da sociedade civil e de movimentos sociais, além de coletar depoimentos de vítimas de violações de direitos humanos e seus familiares.

O relatório sobre os Crimes de Maio de 2006 é resultado do projeto de pesquisa em colaboração institucional entre a Unifesp, por meio do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) e do Centro Latino-Americano - Escola de Estudos Interdisciplinares e de Área da Universidade de Oxford, Inglaterra. O objetivo do trabalho foi, a partir de uma proposta interdisciplinar e de atuação conjunta com o movimento social Mães de Maio, apresentar uma nova perspectiva sobre os crimes e trazer à tona indícios que apontem que os ataques foram consequência da violência de Estado e que houve falta de investigação sobre esses casos.

O relatório da visita da CIDH ao Brasil pode ser acessado neste link. Para acessar o relatório final do projeto Violência de Estado no Brasil: uma análise dos Crimes de Maio de 2006, clique aqui.

Unifesp sedia reunião da CIDH/OEA

No último dia 9 de novembro, a Unifesp sediou uma reunião da CIDH/OEA. Na ocasião, cerca de 20 movimentos sociais de São Paulo, ligados aos direitos humanos, puderam falar de suas lutas e apresentaram suas reivindicações e denúncias, especificamente em relação à violência contra as comunidades LGBTs, negras, indígenas, vítimas da ditadura, familiares de presos e lutadores contra o sistema prisional.

Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos se reuniu com movimentos sociais na Unifesp

Lido 5331 vezes Última modificação em Sexta, 23 Novembro 2018 08:49