Sexta, 08 Março 2019 14:40

Projeto financiado pela ONU visa tornar o Jardim Helian um bairro sustentável

Trabalho é uma iniciativa do Programa Cidades Sustentáveis com o Instituto das Cidades da Unifesp

Programa Cidades Sustentáveis Portal

O Jardim Helian, localizado em Itaquera, na zona leste de São Paulo, é o bairro escolhido para a execução do projeto pioneiro Implementando a abordagem de vizinhança em São Paulo, um processo participativo que prevê o desenvolvimento de um plano físico e financeiro detalhado para que o local, como experiência piloto, torne-se sustentável.

O bairro selecionado apresenta uma situação típica problemática – também encontrada em outras áreas metropolitanas – relacionada à expansão da área urbana de São Paulo com a construção de moradias a preços acessíveis por meio da ocupação ilegal de áreas marginais da cidade, autoconstrução e assentamentos precários.

O projeto resulta de uma parceria entre o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e o Instituto das Cidades, do campus em implantação da Zona Leste da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com financiamento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP, sigla em inglês).

Programa Cidades Sustentáveis Portal 2
Ações desenvolvidas pelo projeto com os moradores do Jd. Helian

“Os trabalhos se iniciaram em maio de 2018, cuja primeira fase foi concluída em outubro de 2018. Atualmente, os participantes do projeto estão elaborando estratégias para obtenção de recursos com agentes públicos e privados para implementar as ações que foram diagnosticadas”, explica Zysman Neiman, professor da Unifesp e coordenador da equipe de pesquisadores do Instituto das Cidades que participaram do projeto.

Diante dos principais problemas ambientais encontrados no Jardim Helian, os quais foram apontados pelos próprios moradores do bairro, foram elaboradas algumas propostas para enfrentar esses desafios. Dentre elas, estão a recuperação do córrego Tone, arborização urbana, melhoria do transporte público, ações de Educação Ambiental com a comunidade e a realização de um estudo de viabilidade para a criação de uma cooperativa de catadores em parceria com a Associação de Moradores.

Confira abaixo o vídeo produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente sobre o projeto e clique aqui para ler a matéria Neighbourhood power: addressing environmental challenges in São Paulo, publicada no site programa.

Lido 9925 vezes Última modificação em Segunda, 25 Março 2019 15:11