Quarta, 01 Abril 2020 15:28

Professora Helena Nader conquista prêmio do CNPq

Prêmio Almirante Álvaro Alberto contempla pesquisadores em ciência e tecnologia que se destacam no país

Por Tamires Tavares

A biomédica e professora da Unifesp Helena Nader foi a vencedora do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia 2020, na categoria Ciências da Vida. Oferecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o prêmio é concedido a pesquisadores autores de relevantes obras científicas ou tecnológicas que contribuem para o progresso de suas áreas. A cada ano, ele é concedido a uma categoria entre três grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; Ciências da Vida.

Titular da Unifesp desde 1989, Nader é presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – a terceira mulher a ocupar o cargo, entre 2011 e 2017 –, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e co-presidente da InterAmerican Network of Academies of Sciences (IANAS). Recebeu diversas premiações durante sua trajetória acadêmica, incluindo o título de Comendador e Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

“Só cheguei aqui por apoio incondicional e estímulos constantes dos meus pais, que não fizeram universidade, de meu companheiro e filhos; dos meus mestres, desde a escola primária até a pós-graduação, modelo de pessoas éticas e sempre dedicadas na luta pela construção de um Brasil justo e igualitário; dos meus colegas, e dos estudantes, que acreditaram em mim e confiaram a mim um bem muito precioso, suas vidas. Sou, portanto, uma simbiose de várias pessoas a quem homenageio e agradeço”, declarou a docente.

Confira a reportagem publicada na Revista Entreteses que aborda a carreira da pesquisadora.

A docente da Unifesp Helena Nader em seu laboratório (Créditos: Pedro Ceballos)

Lido 3674 vezes Última modificação em Segunda, 26 Outubro 2020 12:30