Terça, 13 Abril 2021 01:29

Estudante da EPM/Unifesp participa de evento da Academia Brasileira de Ciências

Miguel Quintella foi selecionado entre 170 estudantes indicados(as) para participar do evento com ganhadores(as) do Prêmio Nobel

Por Juliana Cristina

ValorCiência evento portal

O estudante Miguel Lins Quintella, do 5.º ano do curso de Medicina na Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo, participou do evento on-line Diálogo Nobel Brasil, organizado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), em colaboração com a Nobel Prize Outreach (braço de comunicação da Fundação Nobel) e com o Instituto Serrapilheira. O evento, promovido com objetivo de discutir o valor da Ciência na sociedade, assim como políticas públicas embasadas no conhecimento científico, foi transmitido no dia 8 de abril e reuniu 40 estudantes, selecionados(as) entre cerca de 170 indicados(as) de diferentes universidades públicas e privadas de 23 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Miguel foi indicado pela Reitoria para representar a Unifesp, respaldada em seu desempenho no curso de graduação e participação no programa MD/PhD da EPM, concluída em março deste ano. Além disso, sua fluência na língua inglesa alcançada no estágio realizado no Laboratory for Integrative Neuroscience (EUA) também colaborou para a escolha. Ele e os outros estudantes escolhidos, divididos em dois grupos, participaram de mesas redondas com May-Britt Moser, ganhadora do Prêmio Nobel de Medicina em 2014, e Serge Haroche, Prêmio Nobel de Física em 2012, desfrutando da oportunidade de fazerem perguntas aos(às) vencedores(as).

ValorCiência evento portal 1

O evento, conduzido pelo diretor científico da Nobel Prize Outreach, Adam Smith, também contou com a participação de Luiz Davidovich, presidente da ABC, e Helena Nader, copresidente da Rede Interamericana de Academias de Ciências e docente da Unifesp. Os organizadores comunicam que essa é uma atividade prévia do Diálogo Nobel Brasil 2022, o qual, de acordo com eles, “reunirá vencedores do Prêmio Nobel e outras lideranças intelectuais para discutir o tema O Futuro Que Queremos”.

Lido 2737 vezes Última modificação em Sexta, 23 Abril 2021 13:29