Quinta, 08 Setembro 2022 14:42

Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Unifesp lança nova revista científica

Revista Imagem Portal

O Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) acaba de lançar a revista Imagem: Revista de História da Arte. O primeiro volume traz 24 textos escritos por pesquisadores(as) convidados(as), e o núcleo central dele é o tema História da Arte e Interdisciplinaridade. O acesso à publicação é aberto e gratuito, de forma que a revista contribua com a missão da universidade de divulgar o conhecimento científico para a comunidade acadêmica e toda a sociedade.

Para marcar o lançamento, será feita a conferência inaugural Imagem: Revista de História da Arte, no dia 13 de setembro, às 17h30. A palestrante convidada é a professora doutora do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília (UnB) Vera Pugliese, que falará sobre o tema Per áspera ad astra: atravessamentos disciplinares a partir do olhar warbuguiano sobre os primeiros selos. O evento será realizado on-line, por meio deste link, e é promovido pela própria revista, pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/Unifesp) - Campus Guarulhos e pela UnB.

“A revista nasceu de uma demanda dos(as) próprios(as) discentes, pois são poucos os periódicos de História da Arte no Brasil”, conta Cássio Fernandes, professor de graduação e pós-graduação em História da Arte da Unifesp e editor chefe da revista. “Ela foi pensada da mesma forma que o curso de História da Arte da Unifesp, o único no Brasil que está vinculado à escola de Ciências Humanas. Tanto os cursos de graduação quanto a pós-graduação e nossa nova revista são marcados pela interdisciplinaridade, seguindo o que já observamos nos Estados Unidos e Europa, onde existe grande interface entre História da Arte e Sociologia, Antropologia, Filosofia, Geografia, Literatura e outras áreas do conhecimento”, completa.

Integram o Comitê Editorial de Imagem, ao lado de Fernandes, José Geraldo da Costa Grillo, professor de graduação e pós-graduação em História da Arte da Unifesp e vice-editor de “Imagem”, e Lucas Olles, mestre e doutorando em História da Arte e assistente editorial da publicação. A revista conta, ainda, com um Conselho Editorial formado por 39 pesquisadores(as) da Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Uruguai, além de um Conselho Científico Nacional formado por 27 integrantes de várias instituições e campos do saber.

A publicação tem quatro seções fixas: Dossiê; Artigos; Resenha; Documentos. “O conteúdo deste número de lançamento atende bem aos nossos propósitos: dar o tom do que é a revista e apresentar um material inédito que reflita o diálogo que a História da Arte faz com outras disciplinas, de forma a trazer novas abordagens na busca pela compreensão dos nossos objetos de estudo”, acrescenta Fernandes.

A sessão Dossiê é sempre temática, e o primeiro número trata da questão da Interdisciplinaridade em História da Arte, em um conjunto de oito textos. Já as seções Artigos, Resenhas e Documentos, neste caso materiais originais traduzidos pela primeira vez em língua portuguesa, contém estudos de temas histórico-artísticos que englobam um arco temporal e alcance geográfico ampliados.

Nesta edição são 13 artigos, uma resenha e duas traduções. No conjunto destas seções, há textos que abordam desde a arte tardo-medieval, passando pelo Renascimento na Itália e em Portugal, para avançar em direção à América ibérica no período colonial e vice-reinal, até discutir a arte barroca, chegando a análises sobre o universo artístico no Oitocentos, o surgimento das vanguardas na viragem daquele século, e ao mundo contemporâneo em expressões como cerâmica, cinema e teatro.

A partir do segundo número, o processo de publicação seguirá o procedimento de abertura de chamada para submissão dos textos, seguindo o open journal system, com pareceristas que farão a análise dos materiais antes de serem aprovados para publicação. Pelo caráter internacional da revista, serão aceitos textos em português, inglês, espanhol, francês e italiano.

Para acessar o número de lançamento de Imagem: Revista de História da Arte, clique aqui. Acompanhe as novidades sobre a publicação pelas redes sociais Instagram, Facebook e YouTube.

Redação: Janaína Simões

Lido 1908 vezes Última modificação em Quarta, 04 Janeiro 2023 13:10