Sexta, 09 Setembro 2022 13:09

Finalizada primeira edição do LEDE Unifesp

Docentes levaram conceitos de gestão ágil de projetos e Design Thinking a estudantes e empreendedores(as) de Cruzeiro/SP

1654135243513

Inovador e comprometido com o retorno social, o projeto de extensão Laboratório Experimental de Design (LEDE) foi concluído em agosto deste ano. Trata-se de um laboratório móvel experimental de design, montado em Cruzeiro/SP, com a finalidade de difundir inovação e empreendedorismo entre estudantes de escolas públicas e empreendedores(as) da região.

A iniciativa, enquanto vigente, fora pautada pelos conceitos de gestão ágil de projetos e de Design Thinking - modelo de pensamento que implica na busca de soluções inovadoras e criativas, usando o mínimo de recurso disponível, dentro de um espaço de tempo muito curto. Cada jornada dura uma semana, a qual é estruturada sobre um método chamado “Design Print”. Alessandro Faria, diretor do projeto e professor adjunto de design do Núcleo da Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unifesp), explica: “Essa metodologia foi criada pelo Google para construir a solução de um produto num espaço de tempo muito curto; essa foi nossa inspiração e fiz uma adaptação disso; de segunda à quinta-feira são realizados os processos de investigação, criação e materialização e, na sexta, apresentação dos resultados para uma banca”.

As atividades, além disso, foram pautadas dentro do universo do turismo, dividido em “Turismo de aventura” e “Turismo cultural”, visto que o tema foi apontado por 90% dos agentes dos principais setores da cidade - agronegócio, pecuária, indústria, comércio, escolas públicas e agentes da prefeitura – como principal vetor para desenvolvimento econômico e social da cidade e região.

Tom Anjos, estudante do curso de Gestão da produção Industrial/Eventos na Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Cruzeiro, participou de todas as semanas do projeto, e comenta: “Aprendemos muito com os professores; eles trouxeram soluções práticas e mostraram o quanto é possível construir e reconstruir, com esse sistema, o turismo na nossa cidade”. Anjos reflete que a importância do LEDE é extremamente necessária, sobretudo em regiões como Cruzeiro. “Pequenas cidades, as quais congelaram o desenvolvimento, precisam dessa visão de gestão. A cultura, história, e toda herança das regiões devem ser valorizadas e expostas em escala nacional, pois não só fazem permanecer nossa essência como também geram economia e turismo; trazendo bem-estar à nossa região e receita para as cidades”.

O projeto é liderado por Alessandro Faria, professor adjunto de design do Núcleo da Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unifesp), e Izabel Meister, coordenadora adjunta do projeto. Além disso, é apoiado por Valéria Sperduti Lima, coordenadora da UAB/Unifesp. Apesar de encerrada a primeira fase, é possível que outras edições ocorram futuramente. Os resultados finais foram sintetizados no documentário LEDE MiniDoc, disponível no Youtube. Assista aqui ao minidocumentário ou acesse abaixo:

"Para os pensamentos novos, 'precisamos de gente que pense com as mãos' e que construa para pensar", reflete Alessandro Faria, coordenador do projeto LEDE

Lido 1752 vezes Última modificação em Quarta, 04 Janeiro 2023 13:09