Infraestrutura de Apoio no Programa

O Programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde conta exclusivamente com a infraestrutura oferecida pela UNIFESP e, em especial, a infraestrutura do Departamento de Informática em Saúde. Essa infraestrutura conta com:

 

Laboratórios

Laboratório de Informática da Pós-graduação, Escola Paulista de Medicina

Laboratório conta com 4 computadores desktop para uso geral, em baias em ambiente compartilhado com a graduação, no Departamento de Informática em Saúde (http://www.unifesp.br/dis). Esse laboratório conta também com 4 mesas para utilização de notebooks e realização das atividades dos pós-graduandos do programa. O Departamento de Informática em Saúde também oferece acesso a impressoras e um espaço social, com geladeira, água, café e microondas.

Laboratório de Informática em Saúde, Escola Paulista de Enfermagem

Possui 30m2 e conta com 8 computadores desktop nos quais são construídos e avaliados experimentos relacionados a aplicação da informática na enfermagem e de registros eletrônicos em saúde. O laboratório é coordenado pela Profa. Dra. Heimar de Fátima Marin e atualmente conta com 4 pós-graduandos matriculados, 1 candidato e 12 alunos de TCC (do curso de especialização). O laboratório ainda conta com 3 servidores de alto desempenho, presentes no datacenter do Departamento de Informática em Saúde, para processamento digital das pesquisas e de experimentos em web semântica e linked open data.

Laboratório de Mineração de Dados em Saúde - Saúde 360o

Esse laboratório suporta as atividades do grupo de pesquisa Saúde 360o (saude360.com.br), certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq. Possui 20m2 e conta com 5 computadores desktop e 1 computador de alto desempenho nos quais são construídos algoritmos de mineração de dados em saúde e avaliados modelos estatísticos do relacionamento da interligação de dados da saúde. O laboratório também realiza pesquisa e processamento de dados para análise de linguística computacional. É coordenado pelo Prof. Dr. Ivan Torres Pisa e atualmente conta com 5 pós-graduandos matriculados, 3 candidatos, 2 estagiários e 15 alunos de TCC (do curso de especialização). O laboratório ainda conta com 3 servidores de alto desempenho, presentes no datacenter do Departamento de Informática em Saúde, para processamento digital das pesquisas e de experimentos em web semântica e linked open data.

Laboratório de Bioinformática

Sob responsabilidade do Prof. Dr. Paulo Bandiera Paiva, esse laboratório está equipado com 2 servidores de alto desempenho para a realização de experimentos in-silica pelos estudantes pesquisadores sob sua supervisão. Conta atualmente com 5 pós-graduandos, 4 candidatos e 12 alunos de TCC (do curso de especialização).

Laboratório de Economia, Saúde e Poluição Ambiental

Esse laboratório, que fica na UNIFESP Campus Diadema, possui 17m2 e conta com 4 computadores desktop nos quais são construídos e avaliados modelos estatísticos, epidemiológicos, econométricos, de avaliação de impacto em saúde, entre outros, que visam a análise de impactos em saúde, custos de saúde e formas de gestão em saúde devido a fatores ambientais e organizações dos sistemas de saúde. O laboratório é coordenado pela Profa. Dra. Simone El Khouri Miraglia e atualmente conta com 3 pós-graduandos matriculados, 3 candidatos, 2 alunos de iniciação científica e 2 alunos de TCC.

Laboratório de Informática em Oftalmologia

Esse laboratório é coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Schor, do Departamento de Oftalmologia. Fica no 4o andar do Edifício de Pesquisa II, possui 5 computadores desktop de uso compartilhado, projeção em alta definição em tela, ligados em rede. Atualmente o laboratório conta com 2 candidatos ao programa, e alunos do programa de pós-graduação em oftalmologia.

Laboratório de Integração de Plataformas Educacionais

Sob coordenação do Prof. Dr. Felipe Mancini, esse laboratório tem como objetivo investigar e avaliar estratégias integrativas para serem aplicadas em cursos de educação a distância. Tem como foco o uso de abordagens inovadoras (uso de games, integração de plataformas, uso flexível de componentes, adaptação de conteúdo baseado em contexto) e incorporação de redes sociais no ensino a distância. Conta com 4 computadores pessoais e um espaço de interação compartilhado com o setor da UAB na UNIFESP. Atualmente conta com 1 aluno matriculado e 2 candidatos, e mais 12 alunos de TCC (do curso de especialiazação).

Laboratório de Tecnologias Colaborativas em Educação a Distância

Sob coordenação da Profa. Dra. Claudia Barsottini, esse laboratório tem como objetivo investigar e avaliar o uso de tecnologias colaborativas nas práticas pedagógicas em saúde usando estratégias de educação a distância. São elaborados e discutidos estratégias de ensino virtual, novas ferramentas colaborativas de aprendizagem, adaptação de conteúdos sobre saúde e sobre informática em saúde para ensino a distância, e uso de plataformas abertas (como Google Apps for Education) para propósito de ensino. Esse laboratório é responsável por organizar e coordenar o Curso de Especialização em Informática em Saúde, UAB-UNIFESP, modalidade educação a distância (http://portal.uab.unifesp.br/?p=227). Conta com 6 computadores desktop e um servidor para aplicações de ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Atualmente conta com 1 aluno egresso, 1 candidato, e 2 técnico-administrativos e 2 estagiários de apoio.

 

Salas de Aula e Reunião

Quando necessário o Programa tem acesso a:

  • uma sala de reunião, usado para reuniões administrativas, discussões cientificas, aulas, pré-defesas e webconferências, no Departamento de Informática em Saúde, com agendamento para período mensal apenas;
  • uma sala de sala, usada para reuniões administrativas, discussões cientificas, aulas, pré-defesas e webconferências, na Escola Paulista de Medicina;
  • uma sala de reunião, usado para reuniões administrativas, discussões cientificas, aulas, pré-defesas e webconferências, na Escola Paulista de Medicina;
  • Laboratório de Telemedicina (LAT) ou ao Laboratório de Telepresença, gerenciados pelo Departamento de Informática em Saúde, para reuniões virtuais;
  • Laboratório de informática (http://www.unifesp.br/dis/servicos), situado no primeiro andar do Edifício Acadêmico Horácio Kneese de Mello, atualmente com 15 computadores conectados em rede local e internet, conexão via MetroSampa. Esse laboratório está sob a responsabilidade do Departamento de Informática em Saúde e pode ser utilizado nas aulas práticas e teórico-práticas da pós-graduação.

 

Recursos de Informática

Os recursos de informática disponíveis para os pós-graduandos do programa são provenientes de recursos oferecidos pela UNIFESP, por meio do Departamento de Informática em Saúde, da Escola Paulista de Medicina, e pelos recursos CAPES-PROAP. Ainda, alguns recursos de informática são provenientes diretamente de financiamento de projetos de pesquisa individuais, sendo utilizados pelos alunos que participam de atividades no laboratório em questão.

Por fim, os alunos utilizam também equipamentos próprios para realização das pesquisas, não sendo, portanto, impedimento a utilização de computação móvel. Em geral os recursos de informática utilizados consistem em computadores pessoais (desktop), computadores servidores de alto desempenho (para processamento), equipamentos móveis (tablets e smartphones) e impressoras, além de rede de internet corporativa (UNIFESP).

 

Bibliotecas

Os alunos do Programa têm acesso diferenciado à BIREME, à Biblioteca Central da UNIFESP, ao sistema Periódicos CAPES e ao repositório de materiais didáticos e científicos da Universidade Virtual da UNIFESP.

A biblioteca do Departamento de Informática em Saúde mantém seu acervo com assinaturas de revistas especializadas na área, livros, revistas e softwares, todos relacionados à área de gestão e informática em saúde. Ainda, o Centro Paulista de Economia em Saúde (CPES) conta com acerto de revistas e demais materiais específicos da área de gestão e economia em saúde, colaborando ativamente com as pesquisas realizadas no programa.

 

Pró-Reitorias

Campi

Unidades Acadêmicas

Links de Interesse