Objetivos
O Programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde, da Escola Paulista de Medicina, UNIFESP, tem por objetivo geral preparar indivíduos de diferentes áreas de conhecimento (medicina, enfermagem, computação, matemática, direito, engenharia, economia, administração, dentre outras), que apresentem vocação e interesse acadêmicos para as atividades de geração e disseminação de conhecimento oriundo de pesquisa em gestão e informática em saúde, focada em problemas de relevância para o cenário brasileiro da saúde. Desta forma buscamos a formação de investigadores e docentes altamente qualificados que, de uma forma articulada e sinérgica, abordem a pesquisa em gestão e informática em saúde em uma perspectiva vertical que congregue aspectos trans e multidisciplinares.
Com a finalidade de proporcionar atendimento em saúde de alta qualidade, o treinamento e ensino em gestão e informática em saúde são necessários a todos os profissionais que pretendem atuar na área. Neste programa incluímos conceitos de gestão e economia em saúde e ressaltamos a importância dos alunos conhecerem metodologias e recursos de gestão de programas, políticas e serviços de saúde.
Acreditamos que estes dois componentes juntos (área de gestão e economia em saúde em integração com a área de informática em saúde) proporcionam competências e habilidades para os profissionais enfrentarem os desafios que se impõem atualmente na área da saúde, na qual informação e tecnologia representam chaves de poder e evolução. Saberá utilizar melhor quem souber gerir melhor seus recursos, entendendo o quanto e onde investir para que o retorno econômico possibilite avanços ainda maiores no atendimento à saúde da população.
Perfil do Egresso
Os egressos do Programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde, oriundos de diferentes áreas de conhecimento (saúde, computação, direito, engenharia, economia, administração, dentre outras), têm como perfil desejado vocação e interesse acadêmicos para as atividades de geração e disseminação de conhecimento oriundo de pesquisa em gestão e informática em saúde. Pretendemos, assim, que nossos egressos tenham conhecimento de atividades científicas focadas em problemas de relevância para o cenário brasileiro da saúde, mantendo um perfil de interesse na geração de impacto local e nacional a partir de experiências científicas consagradas.
É nosso interesse também que os profissionais egressos mantenham-se em sua área de atuação original mas que carreguem para sua atividade uma perspectiva vertical que congregue aspectos interdisciplinares da aplicação dos fundamentos da gestão e informática em saúde.
Os egressos devem ser capazes de conectar os avanços científicos da área de informática em saúde e de gestão e economia em saúde, vertendo os resultados dos estudos em propostas concretas para mudanças e melhoria da prática assistencial, de ensino e de geração de novas pesquisas, tendo como alicerce básico as demandas da sociedade brasileira. Ainda, colaborar criticamente com o desenvolvimento de recursos tecnológicos e de comunicação baseando-se em análises econômicas para melhor uso de tais recursos, conhecendo experiências nacionais e internacionais e respeitando os fundamentos éticos e legais que permeiam a grande área da saúde.