INFORMES DA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

IV Ciclo de Capacitação Continuada em Integridade Pública

A Pró-Reitoria de Administração, como parte integrante do Comitê de Integridade, divulga a toda a comunidade as novas atividades relativas ao IV Ciclo de Capacitação em Integridade Pública da Unifesp.

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Unifesp torna público novo Manual de Compras Sustentáveis

O Departamento de Gestão e Segurança Ambiental da Pró-Reitoria de Administração, divulga a toda a comunidade Unifesp o novo Manual de Compras e Contratações Sustentáveis da instituição.

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Unifesp realiza arrecadação para ajuda às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

doacoes RS

A Unifesp está arrecadando doações para ajuda às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.

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Consulta TED - Ministério da Saúde

A Pró-Reitoria de Administração divulga a toda a comunidade a relação de Termos de Execução Descentralizada firmados em parceria com o Ministério da Saúde e demais ministérios, bem como seus status de andamento para fins de acompanhamento de todos e todas. 

Clique aqui e acesse a tabela na íntegra.

DIVULGAÇÕES OFICIAIS

Edital de chamamento - Coleta Seletiva Cidadã (resíduos recicláveis e reutilizáveis)

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), inscrita no CNPJ sob o n° 60.453.032/0001-74, por meio do Departamento de Gestão e Segurança Ambiental (DGA) e da Divisão de Gestão de Materiais da Reitoria,

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Processos COVID-19 CEPEMA

A Pró-Reitoria de Administração torna públicos os processos de aquisição de

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Aberto 5º Ciclo - Edital 02/2020 - Contratações e Aquisições Covid-19

A Pró-Reitoria de Administração torna público a toda a comunidade o novo ciclo (5º) de aquisições e contratações do Edital 02/2020

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Aberto 6º Ciclo - Edital 02/2020 - Contratações e Aquisições Covid-19

A Pró-Reitoria de Administração torna público a toda a comunidade o novo ciclo (6º) de aquisições e contratações do Edital 02/2020

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Sistema Eletrônico de Informações - SEI

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Base legalPortaria Nº 1.042, de 4 de novembro de 2015, sobre a implantação e o funcionamento do processo eletrônico no âmbito do Ministério da Educação. Decreto nº 8539, de 8 de outubro de 2015, sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Lei de Acesso à InformaçãoInstruções para classificação de processos quanto ao nível de acesso do Ministério do Planejamento.Classificação, Temporalidade e Destinação de documentos de Arquivo Relativo às Atividades-Meio da Administração Pública - (CONARQ) Portaria de Nomeação da Equipe Acesse aqui a Portaria de nomeação da equipe de implantação do SEI Acordo de Cooperação O Acordo de Cooperação Técnica oficializa a cessão de direito de uso do software do SEI para a Unifesp. Confira aquiManual de Redação da Presidência da República Apresenta as normas de redação de atos e comunicações oficiais. Clique aqui para acessar a última versão.

 

Notícias

Sistema Eletrônico de Informações - SEI

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Fundacentro inicia implementação do Sistema Eletrônico de Informações

 

Por ACS/ Alexandra Rinaldi em 10/04/2018

Em atendimento ao Decreto nº 8.539 de 8 de outubro de 2015, a Fundacentro iniciou a implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

O SEI tem como objetivo substituir o uso de papéis para os processos gerados nas áreas, sendo considerado uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos que integra o Processo Eletrônico Nacional (PEN), de iniciativa de entidades da administração pública.

Economia, praticidade e celeridade são as três palavras que resumem o software SEI, de acordo com o grupo encarregado para coordenar e executar sua implementação. O grupo foi constituído por portaria interna e é formado por Guilherme Koreeda, Luis Fernando Salles Moraes, Adriano Rogério Chinellato, Carlos Alberto de França, Humberto Moreira da Silva, Marcelo Prudente de Assis, Norisvaldo Junior, Angela Tanieska Scarlato e Sergio Antonio dos Santos.

Em fase inicial de implementação, esta semana começam os cursos de agentes multiplicadores que terão a missão de informar seus respectivos setores sobre o uso correto do SEI.

Para Guilherme Koreeda, um dos integrantes do grupo, é importante observar logo no inicio da implementação, a aceitabilidade dos servidores e o tempo que cada um levará para absorver as informações, lembrando que os processos sempre foram gerados em papel.

Outro integrante que compartilha da mesma idéia é Luis Fernando Salles Moraes que observa a implementação do SEI como uma “quebra de paradigma” na medida em que haverá uma mudança no modo de trabalho dos servidores.

Visitas

Para compreender como de fato funciona o SEI, os servidores Luis Fernando Salles Moraes, Norisvaldo Junior, Guilherme Koreeda, Carlos França e Adriano Rogério Chinellato realizaram visitas na sede da Prefeitura de São Paulo, no Tribunal Regional Federal 3 e na Unifesp. Na universidade, os servidores foram recebidos por Claudio Jeronimo Lemos e Cynthia Akemi Kuroki, ambos da Pró-Reitoria de Administração.

Acordo

Para atingir resultados na eliminação no uso de papéis, otimização na rotina de trabalho, melhoria na gestão do conhecimento e melhoria da transparência institucional foi firmado entre a Fundacentro e o Ministério do Planejamento, Acordo de Cooperação Técnica que concede à entidade a cessão do direito de uso do software Sistema Eletrônico de Informação (SEI).

O Acordo, que tem como gestor, o Assessor Técnico da Diretoria Executiva da Fundacentro, Allan David Soares, tem vigência de sessenta (60) meses.

Próximos passos

Nesta semana, o primeiro processo eletrônico do SEI iniciou seu trâmite na área financeira da Fundacentro. Iniciou-se, também, o treinamento, com a presença de dois instrutores da ESAF, que irão formar, nas dependências da Fundacentro, agentes multiplicadores originários de todas as áreas do Centro Técnico Nacional e das Unidades Descentralizadas. “A ideia é que cada agente multiplicador seja capaz de repassar as informações aos seus pares”, observa Guilherme.

O grupo também planeja desenvolver um manual nos moldes do Manual do Ministério do Planejamento, com o objetivo de auxiliar os servidores com dúvidas mais elementares.

 

Treinamento de Multiplicadores do SEI

No dia 18 de abril de 2017, das 9h às 17h, no laboratório do Daniel Sigulen, acontecerá o primeiro treinamento para equipe de Multiplicadores do Sistema Eletrônico de Informação - SEI. 

 

Enap lança cursos com inscrições permanentes e início imediato

A Escola Nacional de Administração Pública - Enap oferece cursos de forma permanente e com início imediato. O SEI! é um dos cursos que está sendo oferecido pela ENAP. O SEI! USAR é um curso de 20 horas e o servidor que se inscrever tem 4 semanas para finalizar.

 

FAQ SEI!

Sistema Eletrônico de Informações - SEI

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PERGUNTAS FREQUENTES (FAQ):

Sistema Eletrônico de Informações

Este FAQ fornece respostas a perguntas básicas sobre o Sistema Eletrônico de Informações da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. Para   mais   informações, acesse: http://www.unifesp.br/reitoria/proadmin/sei-unifesp.
 

1. Sou servidor ou terceirizado, como acessar o SEI?

Utilize seu usuário (sem o @unifesp.br) e senha da Intranet/Correio Unifesp.

2. A minha unidade poderá ter um usuário e senha?

Não. Os acessos ao SEI são pessoais e intransferíveis, não sendo possível acessar o sistema através do e-mail da unidade.

3. Sou aluno, como acessar o SEI?

Clique aqui para acessar o SEI como usuário externo.

O aluno já tem acesso autorizado ao SEI como usuário externo. Utilize o usuário (com o @unifesp.br) e senha de sua conta de e-mail da UFPR  para ter acesso ao sistema. Caso a senha utilizada para o login não valide o acesso, clique em "Esqueci minha senha", e na tela seguinte coloque seu e-mail, desta maneira o SEI irá gerar uma nova senha e enviar para seu e-mail. Atençãoesta nova senha será para uso exclusivo no SEI, a senha de acesso a intranet/webmail permanece inalterada.
4. O que é um usuário externo?

É a pessoa autorizada a visualizar processos e documentos do SEI, que também pode obter autorização para assinar documentos disponibilizados para este fim. Qualquer cidadão interessado em processos da Unifesp pode se cadastrar no SEI como usuário externo.

Clique aqui para se cadastrar ou acessar o SEI como usuário externo.

5. Como fica o Sistema Trâmite e os processos em papel?

Desde o dia 09/12/2016 o SIE está aberto somente para tramitação de processos já existentes na Unifesp. Após esta data, todos os novos processos administrativos e financeiros deverão ser criados no SEI. Os processos físicos poderão continuar em papel ou poderão ser digitalizados e migrados para o SEI, a critério de cada unidade.

6. E para o Hospital São Paulo (HSP), como fica o uso do Sistema Trâmite e do SEI?

O Sistema Trâmite continuará disponível tanto para abertura quanto para tramitação de processos físicos no HSP. No entanto, para os servidores da Unifesp lotados no HU, processos relativos a questões de RH deverão ser abertos no SEI (procure a Divisão de Gestão de Pessoas do HSP).

7. O SEI é acessível pela Internet?

Sim. O SEI é um sistema 100% web e pode ser acessado de qualquer lugar da Internet, não necessitando ser instalado no computador.

8. Qual navegador (browser) devo usar para acessar o SEI?

O SEI é compatível com Firefox, Google Chrome ou Internet Explorer, porém apresenta maior compatibilidade com o Firefox (recomendado). Caso você observe problemas no preenchimento de documentos, experimente utilizar o Firefox.

9. O que é o SEI?

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é um sistema de gestão de processos e documentos arquivísticos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho. Uma das suas principais características é a libertação do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

Saiba mais sobre o SEI na aba Sobre.

10. O que é assinatura eletrônica? (Fonte: Documento TRT-4)

No SEI a assinatura eletrônica consiste em utilizar o usuário e senha para assinar um documento. A assinatura eletrônica ou digital garante ao destinatário que o documento não foi alterado ao ser enviado (integridade) e ainda comprova a autoria do emitente (autenticidade). Os documentos assinados no SEI exibirão as assinaturas eletrônicas ao final da página e é possível confirmar a autenticidade neste link.

11. A assinatura eletrônica é legal?

Sim! O Decreto 8539 de 08 de outubro de 2015 regulamenta o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

 
ACESSO AO SISTEMA
  1. Quem pode obter acesso ao SEI/UNIFESP?
  2. Como solicitar acesso ao sistema?
  3. Qual navegador utilizar para acessar o SEI/UNIFESP?
  4. Como acessar o SEI/UNIFESP?
CONHECENDO AS FUNCIONALIDADES DO SISTEMA
  1. Barra deFerramentas
  2. Menu Principal
  3. Tela “Controle deProcessos”
  4. Tela do Processo
  5. Tela doDocumento
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA
  1. Como faço para ter acesso ao manual do SEI/UNIFESP?
  2. Como iniciar um processo no SEI/UNIFESP?
  3. O que fazer com os processos físicos (em papel) que estão em andamento na minha unidade?
  4. Posso eliminar os documentos e processos que foramdigitalizados?
  5. Como alterar dados iniciais de umprocesso?
  6. Como produzir um documento no SEI/UNIFESP?
  7. Como produzir um documento que não consta na lista de tipos de documentos do SEI/UNIFESP?
  8. Como editar um documento produzido no SEI/UNIFESP?
  9. Como incluir um documento existente em suporte papel (ofício, despacho, nota técnica etc.) em um processo do SEI/UNIFESP?
  10. Como autenticar as cópias geradas pela digitalização de documentos ou processos?
  11. Trabalho em uma unidade de protocolo do UNIFESP. Como devo proceder ao receber um documento ou um processo físico?
  12. É possível aproveitar um documento muito utilizado como modelo para a unidade?
  13. Como excluir um documento de um processo do SEI/UNIFESP?
  14. O que é assinatura eletrônica?
  15. A assinatura eletrônica é legalmente válida?
  16. Como assinar eletronicamente documentos internos no SEI/UNIFESP?
  17. Como tramitar um processo para outra unidade?
  18. Como tramitar vários processos de uma vez para outra unidade?
  19. Quero enviar um processo para uma unidade que não consta na relação do SEI/UNIFESP. Como devo proceder?
  20. Como receber um processo de outra área no SEI/UNIFESP?
  21. Como inserir anotações/orientações em um processo?
  22. Como inserir marcadores em um processo?
  23. Como concluir um processo no SEI/UNIFESP?
  24. Como reabrir um processo no SEI/UNIFESP?
  25. Como anexar um processo a outro no SEI/UNIFESP?
  26. Como relacionar um processo a outro no SEI/UNIFESP?
  27. Como atribuir um processo do SEI/UNIFESP a uma pessoa específica?
  28. Como enviar por e-mail documentos relacionados a um processo do SEI/UNIFESP?
  29. Como pesquisar informações, documentos ou processos no SEI/UNIFESP?
  30. Não tenho o número de protocolo do processo. Como localizá-lo?
  31. Como exportar documentos de um processo no SEI/UNIFESP?
  32. O SEI/UNIFESP permite restrição de acesso aos documentos e processos?
  33. Estou com dificuldades com o SEI/UNIFESP. Quem pode me ajudar?
 
 

ACESSO AO SISTEMA

  1. QUEM PODE OBTER ACESSO AOSEI/MF?

O SEI/MF está disponível tanto para usuários internos do Ministério, quanto para usuários externos, mediante prévia autorização do órgão.

Perfis de Usuários

Os perfis dependem da atividade que o usuário irá executar no sistema. Para usuários internos, estão disponíveis os seguintes perfis:

  • Arquivo: permitido aos servidores e colaboradores das unidades deArquivo;
  • Auditoria: permitido aos servidores titulares das unidades e aos auditores dos órgãos externos de controle, quando for ocaso;
  • Básico: destinado ao acesso de recursos básicos para qualquer usuário no SEI com prerrogativa de assinatura dedocumentos;
  • Básico sem assinatura: destinado ao acesso de recursos básicos para usuário no SEI sem prerrogativa de assinatura de documentos como, por exemplo, estagiários e terceirizados;
  • Cadastrador: permitido aos servidores com prerrogativa de habilitar usuários noSEI.

O usuário externo – pessoa autorizada pelo órgão – tem a prerrogativa de visualizar determinados processos e documentos do SEI/MF, e também pode obter autorização para assinar documentos disponibilizados para esse fim.

 

Sobre

Sistema Eletrônico de Informações - SEI

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O QUE É O SEI?

O SEI é um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, que permite a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos. A virtualização de processos e documentos permite que várias unidades atuem no mesmo processo ao mesmo tempo, reduzindo o tempo de realização das atividades.

Uma das principais características do SEI é a libertação do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

 

Para saber mais sobre o SEI, clique aqui.

 

Para conhecer a base legal do SEI, acesse a aba Documentos.

 

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