vv
Afastamentos |
Cadastro de Usuário
|
Cadastro de Viagem
|
Consulta |
Diárias |
Execução Financeira
|
Leis e Decretos
|
Passagens |
Percursos |
Prestação de Contas (Sistema)
|
Prestação de Contas (Proposto)
|
Publicação |
Regulamentos |
Sistema
|
Tabelas |
|
AFASTAMENTOS
1 - Podem ocorrer afastamentos iniciados em sextas-feiras, sábados, domingos e feriados?
2 - E se o servidor tiver necessidade de se afastar por tempo superior ao previsto?
CADASTRO DE USUÁRIO
1 - Como gerar uma nova senha para o usuário que não consegue acessar o sistema?
2 - Como realizar a transferência de um usuário de um órgão para outro?
3 - E possível o acesso ao SCDP sem a indicação do “Órgão Padrão” no cadastro do usuário?
4 - Como e realizada a inclusão de órgão de exercício e de perfis no cadastro de usuário?
5 - Como o SCDP se comporta em relação ao cadastro de usuários?
6 - Ao tentar gerar uma nova senha para o usuário, qual o procedimento deve ser realizado pelo gestor setorial quando o sistema emite a seguinte crítica: “Não é possível alterar informações referente a um órgão diferente do logado”?
7 - Como posso desabilitar um usuário?
CADASTRO DE VIAGEM
1 – Como reativar uma PCDP já cancelada?
2 - Como corrigir uma PCDP, erroneamente não aprovada?
3 – Qual o procedimento para a mensagem: "EXISTE OCORRENCIA DE AFASTAMENTO NAO PARALELA COM A VIAGEM", recebida no lançamento inicial de uma viagem ou no momento de prorrogar uma viagem?
4 - Qual o procedimento para a Mensagem: "CODIGO INCORRETO SIAPE E SIORG", quando tento cadastrar uma viagem com o tipo de proposto "convidado"?
5 – Qual o procedimento para a mensagem: “ AV (0001) FAVOR PREENCHER EMITENTE DOC. ORIGEM”, quando tento cadastrar uma viagem de estrangeiro vindo ao Brasil?
6 – Por que é obrigatório o preenchimento do campo "MEIO DE TRANSPORTE", no momento do cadastramento de uma PCDP, somente de DIARIAS?
7 – Qual o procedimento para a Mensagem: “Não é permitida a criação de viagens com esse tipo de proposto para servidores Não APF”?
8 - Qual o ponto de controle que o sistema utiliza para a definição de uma viagem urgente?
9 - Quais são as regras estabelecidas para anexação e desanexação de documentos?
10 – Que percentual deve ser indicado no trecho de retorno, quando a data de chegada a sede e diferente da partida e essa alteração e realizada na etapa da reserva de passagem?
11 - O SCDP permite a criação de um afastamento para o mesmo proposto, no mesmo período e destino, em órgãos diferentes, sendo que um órgão paga a diária e o outro paga a passagem?
12 - Como posso alterar as informações da minha instituição?
13 - Como proceder para emitir o Boletim de Serviço?
CONSULTA
1 - Como consultar a situação de uma PCDP?
2 - Como consultar o Órgão do solicitante da PCDP?
3 - Qual o procedimento quando, após a aprovação da prestação de contas pelo proponente, o nome do proposto não consta no menu "CONSULTA" > "SITUACAO DA SOLICITACAO"?
4 - Como verificar se o proposto possui pendencia de prestação de contas?
DIÁRIAS
1 - A que se destinam as diárias pagas na administração federal?
2 - Quem faz jus à percepção de diárias?
3 - Quais as situações de deslocamento em que o servidor não faz jus à diária?
4 - Em quais situações é vedada a concessão de diárias?
5 - Quando o servidor terá direito somente à metade do valor da diária?
6 - Quais os casos especiais previstos na legislação?
7 - Qual a autoridade competente para conceder as diárias?
8 - Quais os casos em que somente os Ministros de Estados poderão autorizar as despesas com diárias e passagens?
9 - Em que momento e de que forma é efetuado o pagamento das diárias?
10 - Como proceder caso não sejam utilizadas todas as diárias recebidas?
EXECUÇÃO FINANCEIRA
1 - Como cancelar uma execução financeira?
2 - Qual o procedimento para cancelar execução financeira de uma viagem "não realizada"?
3 - Qual o procedimento para a mensagem recebida pelo sistema: "DOMICILIO BANCARIO DO CREDOR INEXISTENTE", quando efetuo execução financeira de uma PCDP?
4 - Qual o procedimento deve ser adotado pelo Coordenador Financeiro, ao tentar emitir uma Ordem Bancaria em que o sistema gera a seguinte mensagem: “Erro de negócio capturado pelo bilhetador: (084) opção não autorizada”?
5 - O ressarcimento das despesas e feito na PCDP cadastrada no SCDP?
6 - Qual a forma de controle de visualização dos empenhos pelo usuário?
LEGISLAÇÃO
1 - Quais as exigências legais para cadastramento de uma solicitação de viagem internacional?
PASSAGENS
1 - Como providenciar a compra das passagens?
2 - O que deve ser levado em conta quando se tratar de passagem aérea?
PERCURSOS/ HORÁRIOS
PRORROGAÇÃO E/OU COMPLEMENTAÇÃO DE VIAGEM
1 - Podem ser alterados percursos ou horários pelo próprio servidor?
2 - Quais os procedimentos para fazer prorrogação e/ou complementação de uma PCDP?
3 - Quando se pode fazer Remarcação ou Solicitação de novo bilhete?
4 - Quais os procedimentos do SOLICITANTE de viagem para fazer remarcação ou solicitação de novo bilhete no SCDP?
5 - Quais os procedimentos do Solicitante de Passagem para fazer remarcação ou solicitação de novo bilhete no SCDP?
6 - Quais os procedimentos do Proponente para aprovar Remarcação ou Solicitação de novo bilhete no SCDP?
7 - Quais os procedimentos na PRESTACAO DE CONTAS para fazer Remarcação ou Solicitação de novo bilhete no SCDP?
8 - Quais os procedimentos de Remarcação ou Solicitação de novo bilhete quando a PCDP não estiver no modulo Prorroga/Complementa?
PRESTAÇÃO DE CONTAS
Como é realizada a prestação de contas?
PRESTAÇÃO DE CONTAS - Sistema
1 - Como corrigir uma PCDP já encerrada?
2 - Como proceder quando o proposto já viajou sem PCDP e ainda não prestou contas da viagem?
3 - Qual orientação para realizar prestacao de contas de uma viagem, da qual perdeu-se o bilhete de viagem?
4 - Qual o procedimento para a prestacao de contas da PCDP de um "proposto" que retornou de viagem antes da data prevista?
5 - Quais as orientações para executar a “restituição” no modulo prestacao de contas?
6 - Quais as orientações para preencher os campos “Valor a Reembolsar” e “Valor a Devolver”?
7 - Qual o ponto de controle para que a PCDP deixe a condição de prestação de contas pendente?
8 - Como verificar se o proposto possui pendencia de prestação de contas?
PUBLICAÇÃO
Há necessidade de publicação dos atos de concessão de diárias?
REGULAMENTOS
Quem são os responsáveis no caso de desacordo com os regulamentos?
A concessão de diárias e passagens corre à conta de que órgão?
SISTEMA
1 - O que é o SCDP - Sistema de Concessão de Diárias e Passagens?
2 - Quais as principais características do SCDP?
3 - Quais os benefícios trazidos pelo SCDP?
4 - Quais as principais funcionalidades do sistema SCDP?
5 - Como se dá a gestão do Sistema?
6 - Quem são os usuários do Sistema e como é determinado seu perfil?
7 - Quais são os perfis disponíveis e suas respectivas atribuições?
TABELAS
1 - Quais são os procedimentos para cadastrar Teto Orçamentário Superior?
2 - Quem está autorizado a alterar Teto Orçamentário Superior no SCDP?
3 - Qual o procedimento para a Mensagem: "TETO INSUFICIENTE", recebida pelo sistema quando tento cadastrar uma viagem?
4 - Qual a diferença entre os tipos de controles do teto orçamentário: por Natureza de Despesa e por Empenho?
5 - Como realizar o cadastro do teto orçamentário?
6 - Quais os procedimentos para cadastrar Empenho no SCDP?
7 - Como se desabilita e edita um empenho já cadastrado?
8 - Como proceder quando os campos Projeto/Atividade e Empenho na opção "Recursos de viagem para diárias e passagens" aparecem em branco ao cadastrar uma viagem?
9 - Quais os procedimentos de cadastramento e habilitação de Agências de Viagem?
10 - Qual o procedimento da agencia de viagem para devolução de uma PCDP?
11 - Qual o procedimento que permite a visualização do empenho no cadastro inicial de um afastamento?
AFASTAMENTO
1 - Podem ocorrer afastamentos iniciados em sextas-feiras, sábados, domingos e feriados?
As propostas de concessão de diárias deverão ser expressamente justificadas nas viagens ocorridas nessas datas.
A autorização do pagamento pela autoridade superior configura aceitação da justificativa.
2 - E se o servidor tiver necessidade de se afastar por tempo superior ao previsto?
O servidor terá direito às diárias correspondentes ao período prorrogado, desde que autorizada sua prorrogação.
CADASTRO DE USUÁRIO
1 - Como gerar uma nova senha para o usuário que não consegue acessar o sistema?
O usuário deve solicitar ao gestor setorial do seu órgão a geração de nova senha.
2 - Como realizar a transferência de um usuário de um órgão para outro?
O gestor setorial do órgão, a que o usuário pertence, acessa o cadastro do usuário e desmarcar o órgão que tinha sido indicado como “Padrão”. Realizado este procedimento, deve excluir todos os órgãos de exercício cadastrados para o usuário. Feito isso, o cadastro ficara disponível para o gestor setorial da outra Instituição adicionar o novo órgão de lotação, os novos órgãos de exercício e informar qual é o órgão de exercício padrão. Devera, também, atualizar os demais dados cadastrais, tais como e-mail, telefone e perfil do usuário transferido.
Observação: Se o órgão de exercício padrão não estiver marcado, o usuário não conseguirá acessar o SCDP, mesmo se todo o restante do cadastro estiver correto.
3 - É possível o acesso ao SCDP sem a indicação do “Órgão Padrão” no cadastro do usuário?
O usuário deve ter algum órgão registrado como padrão para acessar o SCDP.
O gestor setorial tem de realizar essa indicação por meio do menu “Gestão - Usuário”, informar o CPF ou nome do usuário. Clicar no nome do usuário. Clicar no órgão de exercício que deseja manter como padrão e marcar o box “PADRÃO”.
Observação: A marcação do órgão “Padrão” define automaticamente em qual órgão de exercício o usuário será posicionado a cada acesso ao sistema.
4 - Como é realizada a inclusão de órgão de exercício e de perfis no cadastro de usuário?
O gestor setorial, do órgão que o usuário está cadastrado, deve acessar o menu “GESTÃO > USUÁRIO”, informar o CPF ou o nome do usuário e clicar no botão “PESQUISAR”.
Clicar no nome do usuário.
Clicar no botão “ADICIONAR”, clicar no ícone e selecionar o órgão desejado. Nesse momento, o gestor setorial também poderá adicionar os perfis do usuário naquele órgão, selecionando o perfil e clicando no botão “ADICIONAR”. Clicar no botão “SALVAR”.
5 - Como o SCDP se comporta em relação ao cadastro de usuários?
O usuário habilitado e com órgão de exercício informado, acessa apenas os órgãos de exercício que foi alocado no seu cadastro e é visualizado apenas pelo Gestor Setorial desse órgão.
O usuário desabilitado não consegue acessar o sistema. Apenas o gestor setorial do seu órgão pode habilita-lo novamente.
O usuário habilitado e sem órgão de exercício informado, não consegue acessar o sistema. Entretanto, e visualizado por todos os gestores setoriais. Isso permite que qualquer um deles possa alterar o seu cadastro e informar o seu órgão de exercício.
6 - Ao tentar gerar uma nova senha para o usuário, qual o procedimento deve ser realizado pelo gestor setorial quando o sistema emite a seguinte crítica: “Não é possível alterar informações referente a um órgão diferente do logado”?
O gestor setorial deve verificar no cadastro do usuário se existe a indicação do órgão “Padrão” marcada em um antigo órgão de exercício de atuação do usuário. Feita essa análise, deve-se desmarcar essa indicação, excluir o antigo órgão de exercício e marcar qual a unidade padrão atual do usuário.
7 - Como posso desabilitar um usuário?
O Gestor Setorial pode desabilitar o usuário utilizando a funcionalidade GESTÃO > USUÁRIO e no seu cadastro marcar o campo apropriado.
Desabilitar o usuário significa que ele não pode mais utilizar o SCDP. Ao fazer isso, e conveniente que todos órgãos de exercícios que foram atribuídos a ele sejam excluídos, inclusive o padrão.
Para excluir o órgão padrão e necessário que antes seja desmarcado esse campo. Entretanto, se de fato o que se deseja e excluir o usuário da minha instituição, mas ele continua a trabalhar com o SCDP em outro órgão, não podemos desabilita-lo.
Neste caso, no cadastro do usuário não marcamos o campo “Desabilitar”, apenas excluímos todos os órgãos de exercícios a ele atribuídos, como acima explicado. Feito isso, o seu cadastro fica disponível para outro Gestor Setorial, de outro órgão, fazer a sua inclusão.