Oportunidades de bolsas no exterior

As agências de fomento à pesquisa do Brasil possuem modalidades de bolsas para realização de atividades de pós-graduação no exterior. Visite os sites para conferir as demandas de fluxo contínuo e chamadas especiais.

CAPES     CNPq     FAPESP

Ciência sem Fronteiras

O Brasil possui um importante programa que apoia a atividade de internacionalização da pós-graduação e pesquisa denominado Ciência sem Fronteiras.

“Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e CAPES –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. O projeto prevê a utilização de até 75 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.” Estas e mais informações estão disponíveis no site:

Apresentação

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa tem se dedicado a realizar ações que fortaleçam parcerias internacionais nas atividades de pós-graduação e pesquisa.

Conta com a assessoria da Secretaria de Relações Internacionais para a realização de acordos de cooperação internacional que promovam e fortaleçam parcerias em atividades de pós-graduação e pesquisa entre pesquisadores e alunos da Unifesp e de instituições internacionais.

A Unifesp pode associar-se a instituições estrangeiras, para desenvolver atividades de ensino de pós-graduação em convênios de Cooperação Internacional.

Cotutela

Cooperação internacional para cotutoria doutoral e titulação simultânea em dois países

A cooperação acadêmica entre a Universidade Federal de São Paulo e instituição estrangeira por meio da cotutela de doutorado, tem como finalidade promover a realização de tese e titulação sob a responsabilidade compartilhada entre as duas instituições, por meio de convênio específico firmado entre as mesmas.