Fale Conosco

Leia logo abaixo, respostas para as dúvidas mais frequentes, caso não encontre a resposta desejada entre em contato conosco através do formulário (Clique aqui para o formulário).

O que é pós-graduação?

É o nome dado aos cursos de especialização, mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado, realizados após a graduação. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), no Brasil a pós-graduação está dividida em 2 tipos, lato sensu (especialização) e estricto sensu (mestrado e doutorado).

Lato sensu significa "amplo sentido" e estricto sensu significa "restrito sentido", consequentemente a pós-graduação lato sensu, na qual se classifica a especialização, como é mais conhecida, aborda temas mais amplos, tradicionalmente tem como resultado a apresentação de uma monografia e o aluno recebe um certificado Já na pós-graduação stricto sensu, o aluno estuda um tema mais restrito (stricto), tradicionalmente tem como resultado uma dissertação e o aluno recebe um diploma caso seja aprovado. No Brasil, as instituições de ensino superior ou de pesquisa são autorizadas pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) a oferecer cursos de pós-graduação stricto sensu por meio de programas em áreas específicas do conhecimento, que outorgam os títulos de Mestre Profissional, Mestre Acadêmico ou Doutor.

Para maiores informações sobre os cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) visite a página da Pró-Reitoria de Extensão.

A pós-graduação stricto sensu tem como objetivos a formação de pessoal qualificado para o exercício de atividades de ensino, pesquisa, desenvolvimento e exercício profissional de elevada qualidade e para a produção de conhecimento filosófico, científico, artístico e tecnológico, sendo disponível a candidatos que tenham concluído o nível de graduação, em diversas áreas do conhecimento.

Os títulos de Mestre ou de Doutor são outorgados após o cumprimento das exigências definidas pelos Programas de Pós-Graduação e pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp, e pela aprovação de dissertação ou trabalho equivalente para o Mestrado, ou da tese para o Doutorado.

Como fazer pós-graduação?

Os critérios para a entrada na Pós-graduação seguem normatizações determinadas nos Programas e divulgadas por meio físico ou eletrônico.

Como é feita a seleção dos candidatos?

A seleção para ingresso nos Programas de Pós-Graduação é realizada de acordo com a periodicidade e as normas estabelecidas pelos Programas, divulgadas em meios físicos e ou eletrônicos.

Qual a diferença entre um trabalho de Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional?

O Mestrado Acadêmico tem por finalidade a formação de pessoas qualificadas para o exercício de atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento. O Mestrado Profissional enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional.

O que é uma dissertação?

Considera-se Dissertação de Mestrado o trabalho de pós-graduação que evidencie a capacidade de sistematização da literatura existente sobre o tema contemplado bem como de utilização dos métodos e técnicas de investigação científica, tecnológica ou artística.

O que é uma tese?

Considera-se Tese de Doutorado o trabalho de pós-graduação que represente contribuição original ao estado da arte do tema contemplado.

Como é a defesa de uma tese?

Em uma sessão de defesa de tese o candidato realiza a exposição oral do trabalho e a seguir ocorre a arguição do candidato quanto ao trabalho de pós-graduação realizado, feita por uma Comissão Julgadora.

Qual a função do orientador?

O orientador de um trabalho de pós-graduação tem por finalidade conduzir o orientando na realização de um trabalho de pós-graduação, acompanhando seu desempenho e supervisionando a realização do plano de atividades determinado de comum acordo para a conclusão da Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado.

Quanto tempo demora para obter o Mestrado e o  Doutorado?

O tempo preconizado pela CAPES para a realização do Mestrado é de dois anos e para o Doutorado quatro anos.

O que é Pós-Doutorado?

O Pós-Doutorado é um Programa de Pesquisa realizado por portadores do título de Doutor sob a supervisão de docente credenciado em um Programa da Pós- Graduação da Unifesp.

O que é Livre-Docência?

Livre-Docência é o titulo mais elevado da carreira universitária. O candidato a Livre-Docente deve possuir extensa experiência em ensino, pesquisa e extensão, e ter o título de Doutor.