Procedimentos para Finalização do Pós-Doutorado
O Pós- Doutorando deve dirigir-se a Secretaria de Pós-Graduação onde está matriculado (a) com a documentação abaixo gravada em mídia digital em formato pdf.
1.Relatório final do Projeto desenvolvido pelo Pós-Doutorando na Instituição. Caso o mesmo tenha sido bolsista de alguma agência de fomento e teve que apresentar relatório final ao término da bolsa, poderá aproveitar o mesmo relatório para o término do Pós-Doutorado;
2.Carta de submissão para publicação de artigo ou artigo já publicado ou equivalente a área de conhecimento;
3.Parecer final do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP.
Procedimentos na Secretaria do Programa de Pós-Graduação
1. O Secretário (a) do Programa efetua a finalização no Sistema Acadêmico, por meio da "CEPG Área Exclusiva - Teses/Projetos" gerando o a) Protocolo de Envio de Projeto e b) Parecer de Finalização de Pós-Doutorado os quais deverão ser assinados pela Coordenação do Programa e Supervisor,
2. Os itens a) e b), a mídia digital com documentos gravados deverão ser guardados na Secretaria do Programa.
3. A secretaria do programa deverá enviar e-mail para propgpq.dac@unifesp.br com o PDF do Protocolo de Envio de Projeto para Finalização.
4. A previsão da emissão do Certificado de Pós-Doutorado é de 30 dias após passar na Reunião do Conselho dePós- Graduação e Pesquisa (CPGPq) de acordo com o calendário disponível em http://www.unifesp.br/reitoria/propgpq/propgpq/conselho-de-pgpq/calendario-das-reunioes
Procedimentos para retirada de certificado de Pós-Doutorado
Os Certificados de Pós-Doutorado devem ser retirados na Câmara de Pós-Graduação do Campus do Programa.
Para maiores informações entre em contato através dos canais de atendimento: http://www.unifesp.br/reitoria/propgpq/propgpq/camaras-de-pgpq/camaras
Procedimentos para Matrícula do Pós-Doutorado
Segue abaixo os procedimentos e relação de documentos para matrícula no Pós- Doutorado.
1) O Pós- Doutorando deverá dirigir- se a Secretaria do Programa de Pós-Graduação de interesse para iniciar oficialmente o ingresso na Instituição;
2) O (a) Secretário(a) insere o CPF, data de nascimento e o Professor Supervisor do Pesquisador por meio do acesso a CEPG "Área exclusiva" no site da Pró- Reitoria de Pós- Graduação e Pesquisa (http://172.16.3.2/dpd/pg/index.htm);
3) Após esse procedimento o Pós- Doutorando acessa a área de "Pré-matrícula alunos", disponível no site da Pró- Reitoria de Pós- Graduação e Pesquisa ( http://www.unifesp.br/reitoria/propgpq/ ) preenchendo o formulário de pré-matrícula e anexando* os documentos pertinentes a matricula via sistema.
*Documentos a serem anexados via sistema (não é necessário o envio de cópias em papel) conforme citado na descrição acima:
• RG (formato pdf)
• CPF (formato pdf)
• Título de Eleitor (formato pdf)
• Cópia do certificado ou diploma do título de doutor ou comprovante de solicitação de certificado ou do diploma do título de doutor (não aceitaremos a ata de defesa) (formato pdf)
• Currículo Lattes atualizado na Plataforma Lattes para consulta pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (formato rtf)
• Certidão de nascimento, casamento ou união estável
• Parecer de Aprovação ou Protocolo de entrada do Projeto no Comitê de Ética constando o nome do Pós- Doutorado a ser matriculado no referido documento (encaminhamento de até 6 meses da data de entrada no CEP do Parecer Final, condicionado ao cancelamento da matrícula caso não seja comprovada a anuência final para realização da Pesquisa e seus ajustes pelo CEP). Para projetos envolvendo outra Instituição, será obrigatória a apresentação do Projeto no Comitê de Ética da UNIFESP, independente de já ter sido aprovado no Comitê de Ética da outra Instituição envolvida,
• Projeto de Pesquisa - Com no máximo dez páginas, deve estar na fonte Arial, tamanho 11, espaço entre linhas 1,5 e conter obrigatoriamente os itens abaixo:
- Título;
- Introdução e justificativa;
- Objetivos, com definição e delimitação do objeto de estudo;
- Metodologia a ser empregada;
- Cronograma das atividades relativas à pesquisa e fases subsequentes até o termino do Projeto;
- Plano de atividades, com indicação da existência de infraestrutura na Instituição, que viabilize a execução do trabalho proposto e do cronograma das atividades formalmente aprovados pelo supervisor;
- Bibliografia de referência.
4) A secretaria do programa deverá enviar e-mail para propgpq.dac@unifesp.br com o PDF do formulário de matrícula para efetivação da matrícula de Pós Doutorado.
5) A PROPGPQ irá responder via e-mail para a Secretaria do Programa quando a matrícula estiver efetivada com o Atestado de Matrícula.
6) A Secretaria do Programa deverá enviar ao Setor de Crachá do seu CAMPUS a ficha para confecção de crachá com os números do crachá informados no Atestado de Matrícula.
(Não é necessário o envio de cópias em papel da documentação pessoal conforme citado na descrição acima)
5) Para Supervisores não vinculados como Orientadores no Programa de Pós- Graduação entrar em contato com esta Pró- Reitoria (propgpq.dac@unifesp.br).