Mestrados Profissionais

Ciência, Tecnologia e Gestão Aplicadas à Regeneração Tecidual

Campus SÃO PAULO - Escola Paulista de Medicina (EPM)
Página do curso

Dados do curso na Plataforma Sucupira / Capes

 

Ciências da Saúde Aplicada ao Esporte e à Atividade Física

Campus SÃO PAULO - Escola Paulista de Medicina (EPM)
Página do curso
Dados do curso na Plataforma Sucupira / Capes

 

Educação Inclusiva - Profei

Campus SÃO PAULO - Escola Paulista de Enfermagem (EPE)
Página do curso
Dados do curso na Plataforma Sucupira / Capes

 

Ensino de História - ProfHistória

Campus GUARULHOS - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLC)
Página do curso
Dados do curso na Plataforma Sucupira / Capes

 

Ensino em Ciências da Saúde (interunidades)

Campus SÃO PAULO - Escola Paulista de Enfermagem (EPE) e Campus BAIXADA SANTISTA - Instituto de Saúde e Sociedade (ISS)
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Dados do curso na Plataforma Sucupira / Capes

 

Inovação Tecnológica

Campus SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT)
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Dados do curso na Plataforma Sucupira / Capes

 

Matemática em Rede Nacional - ProfMat

Campus DIADEMA - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF)
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Dados do curso na Plataforma Sucupira / Capes

 

Matemática em Rede Nacional - ProfMat

Campus SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT)
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Dados do curso na Plataforma Sucupira / Capes

 

Saúde da Família

Campus BAIXADA SANTISTA - Instituto de Saúde e Sociedade (ISS)
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Dados do curso na Plataforma Sucupira / Capes

 

Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular

Campus SÃO PAULO - Escola Paulista de Medicina (EPM)
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Dados do curso na Plataforma Sucupira / Capes

 

Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN)

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROPGPQ nº 4/2022

 

                                                     Dispõe sobre as diretrizes gerais para a apreciação de propostas
de cursos novos de pós-graduação stricto sensu na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

 

A Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UNIFESP (ProPGPq), no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo artigo 24 do Regimento Interno da Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo, Resolução nº 204/2021/Conselho Universitário, e 

CONSIDERANDO a Portaria da nº 195, de 30 novembro de 2021, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que dispõe sobre a Avaliação de Propostas de Cursos Novos - APCN - de Pós-Graduação stricto sensu.

RESOLVE:

Estabelecer as diretrizes gerais para a Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) de pós-graduação stricto sensu na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

CAPÍTULO I

DA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DE CURSOS NOVOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

Art. 1°. A proposta deverá atender às recomendações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para Análise de Proposta de Cursos Novos (APCN) e às diretrizes contidas nos documentos norteadores de Análise de Propostas de Cursos Novos (APCN) da respectiva área de avaliação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

Parágrafo Único. Propostas de novos de cursos em Programas de Pós-Graduação (PPG) já existentes na Unifesp deverão pertencer à mesma modalidade (acadêmico ou profissional) e ao mesmo comitê de avaliação da área da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Art. 2°. A proposta deverá ser elaborada de acordo com os campos de dados e a quantidade de caracteres propostos no Manual Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), disponível no módulo Aplicativo para Propostas de Cursos Novos (https://sucupira.capes.gov.br/sucupira).

Art. 3°. Os (as) proponentes deverão providenciar as seguintes informações e documentos complementares:

  1. documento de aprovação da proposta pelo(a) Coordenador(a) da Câmara de Pós-graduação e Pesquisa (CaPGPq) da Unidade Universitária (UU); 

  1. manifestação sobre a homologação da proposta pelo Dirigente da Unidade Universitária, conforme modelo de ata do Anexo);

  1. parecer circunstanciado sobre a proposta analisada pela Câmara de Pós-graduação e Pesquisa da Unidade Universitária (UU);

  1. documento de Área, documento Orientador de Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) da Área e último relatório de Avaliação da Área disponíveis no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); e

  1. quadro descritivo da produção Intelectual docente, segundo critérios da Área constantes nos documentos publicados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (Documento de Área, documento Orientador de Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) e último relatório de Avaliação) apresentados em comparação com outros dois programas de pós-graduação do mesmo nível de formação e com conceito 4 (quatro).

§ 1º. Proposta de cursos novos organizados sob forma associativa (programas interunidades ou programas interinstitucionais) deverão apresentar documentos de aprovação pelos(as) Coordenadores(as) das Câmaras de Pós-graduação e Pesquisa (CaPGPq) das Unidades Universitárias (UU) e pelos(as) Dirigentes das Unidades Universitárias (UU) associadas à proposta.

§ 2º. Em casos de ressubmissão de propostas anteriormente recusadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), deverá ser anexada a documentação referente à recusa e indicação das modificações da proposta anterior.  

CAPÍTULO II 

DAS ETAPAS DE ANÁLISE DA PROPOSTA PELA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS (CAPCN)

Art. 4°. A proposta, acompanhada das informações e documentos complementares, deverá ser aprovada pela Câmara de Pós-graduação e Pesquisa (CaPGPq) da respectiva Unidade Universitária (UU) e homologada na Congregação da respectiva Unidade Universitária (UU).

Art. 5°. A Câmara de Pós-graduação e Pesquisa (CaPGPq) deverá encaminhar a proposta, acompanhada das informações e documentos complementares, para a Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (ProPGPq) com pelo menos 60 (sessenta) dias úteis de antecedência em relação à data final de submissão da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), contida no calendário da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ou conforme calendário divulgado por esta comissão.

Art. 6°. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (ProPGPq) encaminhará a documentação para análise desta Comissão, que emitirá o parecer formal em até 30 (trinta) dias úteis.

Parágrafo único. A Comissão de Avaliação de Propostas de Cursos Novos (CAPCN) poderá contar com pesquisadores(as) externos(as) indicados e nomeados(as) na forma ad hoc por esta Comissão com ciência e aprovação do Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa (CPGPq). 

Art. 7°. As possíveis adequações propostas por esta comissão serão discutidas conjuntamente com os proponentes e coordenação da Câmara de Pós-graduação e Pesquisa (CaPGPq). 

Art. 8°. A versão final da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) será encaminhada ao Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa (CPGPq), juntamente com o parecer desta comissão para sua apreciação.


CAPÍTULO III

DA SUBMISSÃO DA PROPOSTA À COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES)

Art. 9°. Após aprovação do Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa (CPGPq), é atribuição do(a) Coordenador(a) da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), o preenchimento do formulário da Proposta de Curso Novo na Plataforma Sucupira.

CAPÍTULO IV

DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 10. Casos omissos serão dirimidos pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (ProPGPq).

Revogação

Art. 11. Fica revogada a Instrução Normativa nº 7, de 18 de dezembro de 2021.

Vigência

Art. 12. Esta Portaria entra em vigor no primeiro dia útil do mês subsequente à data da sua publicação.

 

Prof.ª Dr.ª Lia Rita de Azeredo Bittencourt
Pró-Reitora de Pós-graduação e Pesquisa
UNIFESP

 

 

Acesse a INSTRUÇÃO NORMATIVA PROPGPQ nº 4/2022 completa.

 

Critérios do Comitê Técnico de Pós-Graduação em Mestrados Profissionais

Programas de Pós-Graduação vinculados a este Comitê:

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E GESTÃO APLICADA A REGENERAÇÃO TECIDUAL
CIÊNCIAS DA SAÚDE APLICADA AO ESPORTE E À ATIVIDADE FÍSICA
ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
GESTÃO DE POLÍTICAS E ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL
SAÚDE COLETIVA - Mestrado Profissional
TECNOLOGIA, GESTÃO E SAÚDE OCULAR
TECNOLOGIAS E ATENÇÃO À SAÚDE

Credenciamento e recredenciamento de orientadores(as)

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Foto: Max Pixel, licenciada sob CC0 1.0.

 

As informações sobre credenciamento e recredenciamento de orientadores(as) nos Programas de Pós-Graduação da UNIFESP estão nas seguintes páginas:


Campus BAIXADA SANTISTA

Instituto de Saúde e Sociedade
https://capgpq.iss.baixadasantista.unifesp.br/orientadores/re-credenciamento-docente

 

Campus DIADEMA

Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas
https://www.capgpq.diadema.unifesp.br/orientadores

 

Campus GUARULHOS

Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
PPG em Ciências Sociais: https://ppg.sociais.sites.unifesp.br/orientadores/credenciamento
PPG em Educação e Saúde: https://www.dropbox.com/s/oh7cd6011r3khlu/Regimento%20PPGES.pdf?dl=0
PPG em Educação: https://www.ppg.educacao.sites.unifesp.br/orientadores/credenciamento
PPG em Ensino de História - PROFH: https://profhistoria.ufrj.br/uploads/regulamentos_formularios/5ffc59434f3fd_Norma%20credenciamento-recredenciamento%202020.pdf
PPG em Filosofia: https://ppg.filosofia.sites.unifesp.br/orientadores/credenciamento
PPG em História da Arte: https://ppg.historiadaarte.sites.unifesp.br/orientadores/credenciamento
PPG em História: http://www.ppghistoria.sites.unifesp.br/index.php/pt/conheca-o-programa/credenciamento
PPG em Letras: https://ppg.letras.sites.unifesp.br/orientadores/credenciamento

 

Campus OSASCO

Escola Paulista de Política Economia e Negócios
https://www.unifesp.br/campus/osa2/credenciamento-de-professores

 

Campus SÃO PAULO

Escola Paulista de Enfermagem
https://sp.unifesp.br/epe/ppg/orientadores

Escola Paulista de Medicina
https://www.unifesp.br/campus/sao/camarapg/orientadores/credenciamento

 

Critérios do Comitê Técnico de Pós-Graduação em Ciências Exatas e Tecnológicas

Programas de Pós-Graduação vinculados a este Comitê:

ANÁLISE AMBIENTAL INTEGRADA
BIOPRODUTOS E BIOPROCESSOS
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA SUSTENTABILIDADE
ENGENHARIA BIOMÉDICA
ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
MATEMÁTICA APLICADA
PESQUISA OPERACIONAL