Sexta, dia 10/11 às 11h00.
A escola de Educação Básica tem sido entendida pela sociedade contemporânea como um espaço de socialização e humanização, reconhecido e valorizado como espaço político de aproximação, compreensão e apreensão pelos indivíduos das linguagens sociais e como espaço de constituição do sujeito ético-político. Assim sendo, a incorporação pela escola de temas contemporâneos, socialmente reconhecidos como problemas complexos , como é o caso do "acontecimento ambiental", passa a ser visto como condição para que a escola possa cumprir, a contento, sua função social. Assim, desde a metade do século passado, a incorporação pela escola de atividades de de Educação Ambiental tem sido vista como um caminho possível para que a escola, entendida, também, como espaço de transformação social, possa contribuir para a construção de sociedades democráticas orientadas pelos princípios da justiça socioambiental. Compreendida como uma, dentre outras práticas sociais, a Educação Ambiental, ao longo dessas décadas, vai assumindo o seu caráter político e se afirmando com prática intencional, a partir de orientações político-ideológicas das mais diversas. Entendemos, assim, como de grande significado discutirmos caminhos possíveis para que as escolas de educação básica, possam concretizar a dimensão política da Educação Ambiental, na direção de nossas intencionalidades, explorando as diferentes dimensões da realidade humana, tais como as de conhecimento, valores - éticos e estéticos e a da práxis política.
Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=TGK0aSd0xKM