Apresentação do Relatório de Encerramento PDI 2016_2020

Capa de Encerramento PDI 2016-2020.jpeg

O Plano de Desenvolvimento Institucional que esteve vigente até o final do ano de 2020 teve seu ciclo avaliativo finalizado com a apresentação do relatório de encerramento do PDI 2016-20 no Conselho de Planejamento e Administração - COPLAD do dia 20 de abril de 2021.

Parte do seu conteúdo está também no Relatório deGestão de 2020 apresentado e aprovado no CONSU.

O PDI 2016-2020 envolveu docentes, TAE e discentes e foi coordenado pela Pró Reitoria de Planejamento. Com caráter realista e ousado, buscou apoiar a universidade, como marcado em sua apresentação (p. 2): (a) preparar os nossos jovens para os desafios do mundo atual; (b) elaborar pesquisas cada vez mais voltadas para a solução das questões humanas mais prementes; e (c) construir um caminho de mão dupla com a sociedade que nos apoia e para quem todo o nosso trabalho está direcionado. Com diversas etapas, que envolveram a comunidade universitária, resultou em um momento instituinte que preconiza a “ participação ampliada da comunidade acadêmica nas instâncias decisórias e na própria instauração dos nexos entre os projetos de ensino, pesquisa e extensão. ” (PDI 2016-20, P. 5).

Exitoso como processo, construiu 12 diretrizes que foram plenamente realizadas pelas áreas proponentes. As ações propostas resultaram nas realizações dos planos traçados e implementados, na sua maioria, pelas áreas participantes no quinquênio 2016-2020. Os seus fundamentos e princípios sedimentaram bases para a construção do PDI 2021-2025, ancorado em ampla participação da comunidade universitária.