Está sendo formada, na Reitoria, uma Rede de Colaboradores do PDI 2016-2020. Iniciada em setembro de 2017, a rede é composta por pelo menos um membro de cada Pró-Reitoria e de alguns dos principais órgãos da reitoria. Inicialmente, o objetivo é apoiar o acompanhamento das ações estratégicas de cada Pró-Reitoria em relação à execução das ações relacionadas às Diretrizes e Metas Instituintes do PDl.
Até o momento, foram realizadas três reuniões gerais e duas locais. Nas reuniões gerais, primeiro se apresentou o ForPDI, plataforma aberta para gestão e acompanhamento do PDI das Ifes, que vem sendo desenvolvido pela Comissão de Planejamento do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad). Em seguida, discutiu-se os detalhes de preenchimento dos campos de informação do sistema e os primeiros passos necessários ao cadastro de indicadores, metas e planos de ação. Nas reuniões locais, as questões específicas de cada setor foram tratadas de forma mais aprofundada.
Em uma próxima etapa planeja-se formar uma câmara coordenada pela Pró-Reitoria de Planejamento e composta por membros dos diversos segmentos e campi da universidade com objetivo de acompanhar a execução dos Planos de Metas do PDI.