Contextualização

Modelos matemáticos surgem em uma grande variedade de áreas de trabalho. Algumas mais clássicas como Física e Engenharias e, mais recentemente, em Ciências Econômicas, Biológicas, Humanas e Sociais. A resolução destes modelos é obtida pelo uso de tecnologias associada a conhecimentos de áreas básicas. Também em problemas da área industrial, a modelagem e resolução deles tem crescido e se intensificado nas últimas décadas. A solução de um problema proveniente de uma dessas áreas em geral envolve várias etapas. Até recentemente, os modelos e a resolução dos mesmos era realizada por profissionais da área de onde o problema surgia. Devido ao aumento da complexidade dos modelos e do aumento da potência dos computadores, existe hoje uma demanda significativa por especialistas na área de Matemática Computacional. Especialistas que sejam capazes de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias na construção de novos algoritmos que supram a demanda computacional das simulações e que desenvolvam softwares robustos para implementar esses novos algoritmos. Especialistas capazes de trabalhar na interface da Matemática e Computação com outros campos do saber. Tendo isso em vista a Universidade Federal de São Paulo, campus São José dos Campos, propõe a implantação de um programa cujo foco seja a Matemática e a Ciência da Computação, ou seja, um curso de graduação em São José dos Campos voltado à formação de recursos humanos na área de Matemática Computacional, de modo a atender a forte demanda por especialistas nessa área.

Ressalta-se que o curso de graduação em Matemática Computacional também atenderá uma forte demanda regional. A saber, o campus da UNIFESP, instalado no município de São José dos Campos, está inserido na mesoregião denominada Vale do Paraíba Paulista. Da região do Vale do Paraíba, destacam-se como as mais importantes cidades: São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, Pindamonhangaba e Guaratinguetá.

O perfil do parque industrial instalado na região de São José dos Campos demanda a absorção de um grande número de profissionais com ensino superior altamente qualificado, efetivamente capazes de manterem, e até mesmo avançarem, os desenvolvimentos científicos, tecnológicos e de inovação do setor produtivo da região.

Em vista disso e das características estratégicas de São José dos Campos como pólo tecnológico, evidencia-se a importância do curso de Bacharelado em Matemática Computacional no Campus São José dos Campos da UNIFESP, em conformidade com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, que tem como um de seus principais objetivos a ampliação de vagas na graduação das universidades federais, como meio de democratização, diversificação e ampliação do acesso à educação superior pública.