Engenharia de Computação x Ciência da Computação x Matemática Computacional:

Atualmente no ICT existem três diferentes cursos de graduação que, de algum modo, envolvem a computação como formação acadêmica, são eles: o Bacharelado em Matemática Computacional, o Bacharelado em Ciência da Computação e a Engenharia de Computação.

Dentro deste panorama, mostra-se a seguir o perfil acadêmico e profissional desses cursos para que o aluno possa realizar uma escolha mais consciente e embasada.

O aluno que cursar o Bacharelado em Matemática Computacional do ICT se tornará um matemático pleno, capaz de exercer todas as atividades profissionais que competem ao bacharel em matemática. No entanto, devido a uma organização curricular privilegiada, este aluno terá conhecimentos sólidos e diferenciados em áreas da matemática que possuem uma forte ligação com a computação, como por exemplo: a modelagem matemática, a resolução matemática e numérica de modelos, a análise estatística, a simulação de sistemas e a otimização de processos.

Por sua vez, o bacharel em Ciência da Computação do ICT tem uma formação focada, principalmente, na formalização matemática e na lógica de algoritmos, permitindo-o elaborar sistemas de softwares, desde programas básicos até sistemas mais complexos, como os utilizados para o sequenciamento do genoma humano ou para a previsão do tempo.

O aluno do curso de Engenharia de Computação do ICT se tornará um engenheiro com sólidos conhecimentos teóricos e práticos na área de computação e deverá ser capaz de projetar e desenvolver computadores, seus periféricos e seus aplicativos. O engenheiro de computação do ICT poderá desenvolver sistemas computacionais, tendo uma visão tanto de hardware quanto de software.

No período integral, o curso de Bacharelado em Matemática Computacional tem duração prevista para 4 anos, o curso de Bacharelado em Ciência da Computação também tem duração prevista para 4 anos e o curso de Engenharia de Computação tem duração prevista para 5 anos.

Um aspecto muito importante do ICT e que deve ser ressaltado é o fato de que o aluno não necessariamente precisa ingressar no ICT tendo a certeza de qual dos três cursos que envolvem a computação ele pretende cursar.

Uma grande vantagem do ICT é que todos os alunos deverão cursar, inicialmente, o Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT). Uma vez matriculado no BCT, o aluno será exposto a um ambiente multidisciplinar único e cursará disciplinas que envolvem diferentes áreas de conhecimento. Além disso, o aluno terá acesso privilegiado ao ambiente acadêmico dos cursos de Matemática Computacional, de Ciência da Computação e da Engenharia de Computação, entre outros cursos de formação específica do ICT. Somente depois de concluir o BCT é que o aluno irá de fato se matricular no curso de Matemática Computacional, Ciência da Computação, Engenharia de Computação ou qualquer outro curso de formação específica do ICT. Essa matrícula tardia possibilita ao aluno uma tomada de decisão muito mais consciente e embasada, permitindo que o aluno escolha de forma coerente o curso de formação específica que teve mais afinidade enquanto cursava o BCT.