O objetivo do curso de Bacharelado em Matemática Computacional é o de formar profissionais com sólido conhecimento matemático e computacional, preparado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional. Isso será feito oferecendo ao aluno unidades curriculares em Matemática e em Computação, bem como, em Matemática Aplicada, em Métodos Numéricos, em Física e em Estatística, de modo que desenvolvam, entre outras habilidades, o raciocínio lógico, a postura crítica e a capacidade de modelar e resolver problemas.
O profissional formado pelo curso de Bacharelado em Matemática Computacional terá competência para atuar também fora da área acadêmica, tais como aplicações matemáticas na área industrial, no mercado financeiro e no desenvolvimento de produtos tecnológicos e de tecnologias. O ambiente acadêmico do curso propiciará o desenvolvimento das habilidades e das competências, bem como, das características desejáveis ao profissional egresso, conforme elencadas a seguir, de modo que ele possa contribuir para o avanço da pesquisa e participar do processo de desenvolvimento e inovação científica do país.
Para tanto, o curso tem como objetivo promover uma formação ampla, voltada para a valorização das seguintes aptidões, atitudes e posturas:
3.2.1 Aptidões
• Concentração, paciência, dedicação, persistência e raciocínio lógico e abstrato.
• Interesse para desvendar novas possibilidades. • Capacidade de análise e síntese.
3.2.2 Atitudes e posturas
• Atuação profissional baseada em sólidos princípios éticos, sociais e legais, com atenção especial para o cumprimento da legislação específica da área.
• Pró–atividade, colaboração e espírito crítico.
• Valorização da qualidade em sua atuação profissional.
• Compromisso e disposição para manter-se sempre atualizado.
• Espírito transformador e inovador.
3.3 Habilidades e competências
O curso visa desenvolver as seguintes habilidades e competências:
3.3.1 Habilidades gerais
• Expressar-se escrita e oralmente com clareza, precisão e objetividade.
• Compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas.
• Capacidade de aprendizagem continuada, e de aquisição de novas ideias e tecnologias, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento.
• Realizar pesquisa científica e tecnológica.
• Trabalhar na interface da Matemática e da Computação, com outros campos do saber.
• Capacidade de análise e de síntese. • Habilidades relacionadas à concentração, à dedicação, à determinação e ao raciocínio lógico/abstrato.
• Trabalhar em equipes multidisciplinares.
3.3.2 Competências técnicas
• Conhecimento de questões científicas contemporâneas.
• Educação abrangente necessária ao entendimento do impacto das soluções encontradas num contexto global e social.
• Identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico científico na análise da situação-problema.
• Estabelecer relações entre a Matemática, a Computação e outras áreas do conhecimento. • Competência para propor modelos matemáticos para o problema em análise.
• Competência de encontrar soluções matemáticas e/ou numéricas para modelos matemáticos.
• Capacidade de propor soluções computacionais para simular modelos matemáticos.
• Capacidade para desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica.