Objetivos do curso e perfil do egresso

O objetivo do curso de Bacharelado em Matemática Computacional é o de formar profissionais com sólido conhecimento matemático e computacional, preparado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional. Isso será feito oferecendo ao aluno unidades curriculares em Matemática e em Computação, bem como, em Matemática Aplicada, em Métodos Numéricos, em Física e em Estatística, de modo que desenvolvam, entre outras habilidades, o raciocínio lógico, a postura crítica e a capacidade de modelar e resolver problemas.

O profissional formado pelo curso de Bacharelado em Matemática Computacional terá competência para atuar também fora da área acadêmica, tais como aplicações matemáticas na área industrial, no mercado financeiro e no desenvolvimento de produtos tecnológicos e de tecnologias. O ambiente acadêmico do curso propiciará o desenvolvimento das habilidades e das competências, bem como, das características desejáveis ao profissional egresso, conforme elencadas a seguir, de modo que ele possa contribuir para o avanço da pesquisa e participar do processo de desenvolvimento e inovação científica do país.

Para tanto, o curso tem como objetivo promover uma formação ampla, voltada para a valorização das seguintes aptidões, atitudes e posturas:

3.2.1 Aptidões

• Concentração, paciência, dedicação, persistência e raciocínio lógico e abstrato.

• Interesse para desvendar novas possibilidades. • Capacidade de análise e síntese.

3.2.2 Atitudes e posturas

• Atuação profissional baseada em sólidos princípios éticos, sociais e legais, com atenção especial para o cumprimento da legislação específica da área.

• Pró–atividade, colaboração e espírito crítico.

• Valorização da qualidade em sua atuação profissional.

• Compromisso e disposição para manter-se sempre atualizado.

• Espírito transformador e inovador.

3.3 Habilidades e competências

O curso visa desenvolver as seguintes habilidades e competências:

3.3.1 Habilidades gerais

• Expressar-se escrita e oralmente com clareza, precisão e objetividade.

• Compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas.

• Capacidade de aprendizagem continuada, e de aquisição de novas ideias e tecnologias, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento.

• Realizar pesquisa científica e tecnológica.

• Trabalhar na interface da Matemática e da Computação, com outros campos do saber.

• Capacidade de análise e de síntese. • Habilidades relacionadas à concentração, à dedicação, à determinação e ao raciocínio lógico/abstrato.

• Trabalhar em equipes multidisciplinares.

3.3.2 Competências técnicas

• Conhecimento de questões científicas contemporâneas.

• Educação abrangente necessária ao entendimento do impacto das soluções encontradas num contexto global e social.

• Identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico científico na análise da situação-problema.

• Estabelecer relações entre a Matemática, a Computação e outras áreas do conhecimento. • Competência para propor modelos matemáticos para o problema em análise.

• Competência de encontrar soluções matemáticas e/ou numéricas para modelos matemáticos.

• Capacidade de propor soluções computacionais para simular modelos matemáticos.

• Capacidade para desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica.