Edição 13 - Entreteses

Iniciação Científica: desenhando o futuro

EntreTeses13 outubro 2020 CAPA

Carta da reitora :: O desafio de iniciar estudantes na pesquisa científica

Editorial :: Experiência que orienta a escolha profissional

Mudanças Climáticas :: Negacionismo: a onda de ceticismo sobre o valor da ciência

Entrevista • Luciana Massi :: Crescente importância da pesquisa na universidade ressalta papel dos orientadores

Perfil • Fábio Cruz :: Profissão: amor

Iniciação Científica :: Para gostar de pesquisar, é preciso começar na hora certa

Congresso Acadêmico :: Seis anos de integração entre ensino, pesquisa e extensão

Ensino à Distância :: Gamificação em cursos on-line na produção de conhecimento

Acessibilidade :: Bengala eletrônica de baixo custo se comunica com tecnologias de smart cities

Educação :: Brincadeiras em família, para além da diversão

Sustentabilidade :: Olhando para o futuro

Meio Ambiente :: Química Verde no combate à poluição

Toxicologia :: Moléculas artificiais amenizam neurotoxicidade da cocaína

Identidades Brasileiras :: O papel da Antropologia Forense na identificação da população brasileira

Antropologia :: Resgate de culturas ancestrais por intermédio da tarologia

Longevidade :: A lógica por trás do envelhecimento

História da Economia :: Uma luz que não brilhou

Combustíveis :: Hidrogênio na corrida pela energia limpa

Engenharia Biomédica :: Prototipagem eletrônica viabiliza aparelho de ultrassom acessível

Oncologia :: Metodologia otimiza custo de teste molecular no Hospital São Paulo

Neurociência :: Vínculo materno e desenvolvimento neurológico

Sociedade :: Fenômeno social e direito humano

Tratamento de Efluentes :: Nova Lei do Saneamento Básico em pauta na graduação

Panorama :: Uma longa viagem começa por um passo

Outubro 2020

Em 2020, a importância da ciência ganhou notoriedade com a pandemia de Covid-19. Pesquisadores de diferentes países se voltaram para o entendimento sobre como o vírus se comporta em seu hospedeiro acidental, o ser humano, para desenvolver coquetéis ou vacinas e, assim, frear a sua propagação. Independentemente de haver, nesse contexto, interesses difusos econômicos e políticos, de instituições públicas e privadas, a ciência foi acionada, mais uma vez, para servir à sociedade.

Instituições de pesquisa, ensino e difusão científica permaneceram ativas, a fim de levar adiante o conhecimento para além dos muros da academia. E é com esse tom que diversos estudantes da Unifesp são instigados a arriscar o caminho da Iniciação Científica (IC) – o tema da atual edição da revista Entreteses. A modalidade de pesquisa acadêmica é desenvolvida na graduação de universidades brasileiras, em diversas áreas do conhecimento, e se apresenta como um dos inúmeros caminhos pelos quais os universitários podem se enveredar (como o de projetos de extensão e o das empresas juniores).

Pela primeira vez, trazemos ao leitor a possibilidade de compreender melhor esse universo: tratamos de 17 projetos, oriundos dos sete campi da Unifesp (São Paulo, Osasco, Guarulhos, Baixada Santista, Diadema, São José dos Campos e Zona Leste), além do desenvolvido no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unifesp). Todos eles têm algo em comum: foco na transformação social. Para um mundo cada vez mais inclusivo, uma bengala eletrônica de baixo custo que se comunica com tecnologias de inteligência artificial aplicadas ao ambiente físico das cidades. Para um planeta que precisa de alternativas em energia limpa, novos métodos de armazenagem de hidrogênio como combustível veicular. Para uma educação em transformação, estratégias educacionais inovadoras inspiradas na gamificação. Para uma sociedade que deseja entender-se a si própria, uma abordagem científica sobre a busca pela espiritualidade.

Além desses temas, trazemos duas novidades que se propõem a auxiliar na compreensão das transformações contemporâneas: a seção Artigo, onde falamos sobre o negacionismo sobre as mudanças climáticas e; a seção Panorama, para a qual convidamos docentes de diferentes áreas para discutir sobre o novo papel da China na geopolítica e economia mundiais.

A Entreteses permanece focada no seu propósito: divulgação científica. O que perseguimos com mais afinco em 2020, contudo, são novas formas de aproximar a produção da ciência na universidade do seu cotidiano.

Desejamos uma boa leitura!