APRESENTAÇÃO
EQUIPE
mais30

APRESENTAÇÃO

Órgão de natureza consultiva, propositiva, educativa e de pesquisa, associado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Constituído conforme as políticas de atenção às várias formas de violência contra mulher, crianças, adolescentes e outras minorias em situação de vulnerabilidade (idosos, homossexuais e pessoas com necessidades especiais), propostas pelo Ministério da Saúde
Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher; Normas Técnicas de Atenção aos Agravos da Violência Sexual e doméstica contra Mulheres e Adolescentes; bem como Agravos Contra Outras Populações Específicas (crianças, idosos, homossexuais e transexuais).

Missão

desenvolver ações integradas dos diversos Departamentos, Disciplinas, Setores e Entidades Conveniadas na área de Violência sexual e doméstica contra as pessoas em situação de vulnerabilidade, contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento de políticas públicas de saúde.

Visão

A implantação de Programas de capacitação de profissionais na prevenção à violência e assistência às pessoas vulneráveis à violência tende a melhorar a qualidade do atendimento e aumentar o número de profissionais envolvidos e compromissados com o atendimento digno, respeitoso e solidário.

Valores

A Sensibilização do maior número de profissionais e todas as ações no sentido de minimizar o sofrimento das vítimas da violência doméstica e ou sexual é o nosso ideal.  O sigilo e o anonimato devem prevalecer em nossas ações.

Rua Sena Madureira,1500 – 2º andar São Paulo São Paulo
(11) 5576- 4717

HISTÓRICO

Tudo começou com o Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual e Aborto Previsto em Lei.

1997 – início serviço de atendimento às mulheres que sofreram estupro no Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia UNIFESP/HSP por profissionais médicos e enfermeiros;
1997 – A tese de Mestrado do Dr. Osmar R. Colás entitulada: "Aborto Legal por Estupro - Resultados do Primeiro Programa Público no Município de São Paulo", em 1996 abriu o caminho para o Programa na Unifesp;
2000 – inaugurada Casa de Saúde da Mulher Domingos Deláscio Departamentos de Ginecologia e Obstetrícia,  Medicina Preventiva e  de Enfermagem: Equipe multiprofissonal sensibilizada / abordagem interdisciplinar(Projeto de Pesquisa: Aprimoramento da Equipe Multiprofissional - SEPM/GF 2003/04)
2003 - Parceria Instituto de Advocacia Pró-Bono.
Desafios postos pelo trabalho na Casa: Sensibilização e capacitação dos profissionais; Inclusão do tema de violência nos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação; Descentralização dos serviços [ facilitação do acesso; Garantia da contracepção de emergência nas UBS e nos serviços especializados;
2009 – 1º semestre – criação do NUPREVI

PESQUISAS REALIZADAS

Villela, W., Vianna, L.A.C., Lima, L.P., Sala, D. P., Vieira, T. F. Vieira, M. L., Oliveira, E.M.(2011)  Ambiguidades e contradiões no atendimento de mulheres que sofrem violência.  Saude Soc. São Paulo, v.20, n.1, p.113-123.
Vilella, W., Vianna. L.A.C., Oliveira, E.M. A produção da violência nos serviços públicos de saúde e segurança pública        [2006-2008 / FINEP -226/06]
Vianna, L.A.C, Bonfim, G., A (2006) auto estima das mulheres que sofreram violências. Revista Latino-Americana de Enfermagem (Ribeirão Preto) v.14, n. 5 p.695–701.
Oliveira et AL.  A violência no atendimento às mulheres que sofrem violência  [2004-2007/CNPq/SEPM – 4029990]
Oliveira, EM e Vianna, LAC.  A violência contra a mulher no período gravídico puerperal Rev. Est. Feministas, RJ, v.1, n1,1993.
Romito, P. et  al   Violenze alle donne e risposte delle Istituzioni  Propettive internazionali, Franco Angeli. Milão, 2000.

EQUIPE

Osmar Ribeiro Colás