<Voltar
O Cursinho Universitário é um Projeto em desenvolvimento na Extensão Universitária do Campus Diadema para atender aos alunos carentes da região, já que conforme levantamento do Núcleo de Apoio Estudantil (NAE) realizado em 2010 e 2011, a maior parte dos estudantes do Campus Diadema não são moradores do município, evidenciando a necessidade de permitir à população local o acesso a um equipamento público conquistado pela população da cidade de Diadema.
A expansão da educação básica intensificou a demanda pelo Ensino Superior, aumentando a relação candidato vaga nas universidades públicas. A expressiva proporção de jovens egressos do Ensino Médio, que não conseguem vagas nas universidades, fortaleceram nos últimos anos o desenvolvimento de iniciativas que visam a ampliação do acesso ao Ensino Superior, tais como o PROUNI, ENEM, FIES etc, além das propostas de alteração do sistema de ingresso, que busca uma democratização da Educação Superior no Brasil. Neste cenário podemos contextualizar os cursos de preparação para o ingresso no ensino superior, que vem sendo ampliados em todo o país. (Moehleke e Catani, 2005, p.50).
A ampliação do número de vagas necessita também de uma preparação que seja suficiente para que o aluno da escola pública brasileira, possa usufruir dessa expansão do Ensino Superior promovida nos últimos anos e nesse sentido é que a UNIFESP Diadema acolhe para dentro da Universidade a importante tarefa de produzir condições na sociedade, que permitam aos estudantes mais carentes e da escola pública, a obtenção de uma oportunidade em meio ao processo de ampliação do número de vagas e da democratização do ensino em nível superior.
Devido ao vestibular, um dos mais evidentes processos de triagem social constituído, que surgiram durante a década de 90, no seio dos movimentos populares, a alternativa dos pré-vestibulares comunitários que, em essência, procuram atender a alunos de baixa renda, que não possuem recursos para pagar cursos preparatórios oferecidos pelo mercado, qualificando-os para o exame vestibular e para cursarem uma universidade de qualidade.
Estes cursos ganham uma dimensão quantitativa e qualitativa no decorrer da década de 90, inclusive se fazem presentes, por meio das atividades de extensão, nas Universidades. Com essa ação extensionista, a própria Universidade começa a fazer parte de estratégias comunitárias de superação do quadro de desigualdades de acesso ao Ensino Superior Público.
Nosso projeto pedagógico busca a formação pré-universitária, o que vai muito além do que simples preparação para os vestibulares, buscando suprir a deficiência de formação escolar do estudo e incluí-lo no universo da cultura.
Oferecer a comunidade de Diadema oportunidade para o vestibular de universidades públicas, além de melhorar a competitividade dos alunos do projeto em concursos e vagas de emprego.
Local de Funcionamento:
Fundação Florestan Fernandes
Rua Manuel da Nóbrega, 1149 - Centro. Diadema-SP
Coordenação: Nani Junilia de Lima | |
Contatos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |