Cursinho São José dos Campos

O Cursinho Popular Comunitário da UNIFESP teve início em Maio de 2023 por iniciativa de professores de ensino médio externos à universidade. Paralelo ao projeto de extensão universitária “Caravana da Ciência”, o qual promove a formação continuada de professores de ciência de escolas públicas da cidade, o Cursinho Popular Comunitário da UNIFESP procura suprir a necessidade, observada pelos professores da comunidade, de um espaço que apoia a democratização do acesso às universidades para os alunos oriundos dos colégios públicos participantes do Projeto Caravana da Ciência.

As aulas, ministradas aos sábados, por professores de ensino médio e monitores, ocorrem dentro do campus da universidade com o viés de preparação para os principais vestibulares de ingresso dos alunos, como ENEM e outras universidades da região.

Ao longo do primeiro ano de funcionamento, obtivemos a colaboração de um total de 20 professores, externos à universidade, de forma voluntária, além de um total de 50 alunos. Ao fim do ano, obtivemos resultados positivos, com alunos ingressantes em universidades públicas e privadas da região. Aproximadamente 10% dos estudantes entraram em universidades e mais de 90% dos professores voluntários se disponibilizaram a continuar o trabalho em 2024.

Em 2024 o cursinho cresceu com a chegada de muitos monitores e também com o apoio especial da Quero Educação.

• Número de vagas ofertadas:

60 vagas distribuídas entre escolas de ensino médio públicas que participam do Projeto Caravana da Ciência.

Informações sobre Processo Seletivo (período inscrição, orientações):

• Docentes das escolas participantes do Projeto Caravana da Ciência selecionam estudantes que se saíram bem durante o Projeto e no Congresso Caravana da Ciência para serem indicados às vagas no Cursinho.
  • Local de Funcionamento: Rua Talim, 330
  • Horário Funcionamento: Sábados, de 08h às 12:30h.

Contatos
Coordenador Científico: Prof(a) Dr(a) Luciane Portas Capelo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Coordenador Pedagógico: Vitor Beck dos Santos (vitor. beck. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)