Introdução
Este guia tem por objetivo orientar ao uso do modelo de monografia da EFLCH/UNIFESP (versão 3) usando o arquivo EFLCH_Monografia_Writer_v3.ott para LibreOffice Writer.
O modelo é um arquivo contendo, na medida do possível, toda a pré-estrutura e formatação exigida pelo Manual de normalização de trabalhos acadêmicos da EFLCH/UNIFESP. Este guia mostrará como estruturar e formatar seu trabalho de forma simples.
As normas utilizadas para a formatação e estrutura deste modelo são: ABNT NBR 6023:2018, 14724:2011, 6024:2012, 6027:2012, 6028:2003, 10520:2002 e IBGE Normas de apresentação tabular, 1993.
Este guia não substitui e não exemplifica o Manual de normalização. Este guia não pretende ser um manual de uso do Writer.
Requisitos
O modelo com extensão .ott poderá ser usado no programa LibreOffice Writer e foi testado na versão 6.2. Presume-se que o arquivo possa também ser usado no OpenOffice e em outros programas que utilizam esse tipo de arquivo, mas pode haver problemas de compatibilidade.
Para maior entendimento deste guia, presume-se que o usuário tenha conhecimentos básicos de informática e do programa Writer.
Convenções
Neste guia, as sequências de comandos serão descritas como comando 1 > comando 2 > etc. Ex.: Referências > Inserir Citação. Significa clicar no menu Referências e depois em Citação.
Os atalhos (combinação de teclas do teclado) serão descritas como tecla 1+tecla 2. Ex.: Ctrl+C (significa segurar a tecla Ctrl e depois apertar a tecla C).
Configurações iniciais
Baixe o arquivo disponível no site da biblioteca. Abra o arquivo no Writer.
Para usar todos os recursos descritos neste guia, você deve salvar o trabalho com o formato .odt.
Inserindo metadados
Metadados são informações sobre seu trabalho (autoria, título, ano de apresentação etc.). Essas informações serão atualizadas automaticamente no documento, dessa forma você não precisará, por exemplo, repetir o título na capa, folha de rosto etc.
Acessando as propriedades personalizadas no Writer: Clique no menu Arquivo > Propriedades. Clique na aba Propriedades personalizadas.
Alterando os metadados: Para alterar os metadados, em cada registro, no campo Valor digite a informação necessária. Depois de preencher todos os campos, clique em OK.
Quadro 1 - Metadados
Propriedade |
Descrição |
Exemplo |
---|---|---|
Ano |
Ano de apresentação |
2012 |
AutorNome |
Prenomes e sobrenome do meio |
Adhemar Ferreira da |
AutorSobrenome |
Sobrenome (como em citação) |
Silva |
Cidade |
Local da instituição |
Guarulhos |
Curso |
Curso de graduação |
História |
Instituição1 |
Instituição “primeiro nível” |
Universidade Federal de São Paulo |
Instituição2 |
Instituição “segundo nível” |
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
Orientador |
Nome do orientador |
Dietrich Gerner |
Subtítulo |
subtítulo do trabalho |
resgate para novas políticas educacionais |
Título |
Título do trabalho |
História do esporte e do lazer |
Por padrão, um campo automático fica com o fundo cinza. Não o altere diretamente. Quando precisar atualizar uma informação, basta voltar ao quadro de propriedades e alterar a informação desejada.
Estruturando seu trabalho
Depois de inserir os metadados, o próximo passo é alterar outras informações no trabalho. Substitua as informações que estão entre colchetes.
Os itens opcionais, como lista de ilustrações, podem ser apagados se não forem usados.
Copiando texto de outro documento
Para copiar texto de outro documento, recomendamos que você use o comando Colar Especial (Editar > Colar Especial), selecionando a opção “Texto sem formatação”.
Outra opção (menos recomendável) é colar normalmente e depois aplicar os estilos padrão do modelo.
Estilos
Ao redigir seu trabalho, recomenda-se que você use os estilos disponíveis no modelo. Um estilo é um formato pré-definido de tipo, tamanho, espaçamento, numeração etc. Por exemplo, ao usar o estilo Título 1 para marcar uma seção primária do seu trabalho, toda a formatação necessária (como iniciar em uma nova página) será aplicada automaticamente.
Os estilos estão disponíveis na barra de ferramentas. Se você clicar no botão a janela de estilos e formatação aparecerá.
Praticamente não há necessidade de formatar o texto usando as opções de caractere ou parágrafo. As únicas exceções são as ênfases (itálico e negrito), caracteres especiais, subscrito e sobrescrito. Não é recomendado alterar tamanho da fonte, cor etc. para que o texto não fuja do padrão estabelecido pelo Manual de normalização de trabalhos acadêmicos. Mas, se você quiser, por exemplo, mudar o alinhamento do texto, modifique o estilo para que o trabalho todo seja atualizado automaticamente.
Quadro 2 - Estilos disponíveis
Estilo |
Descrição |
---|---|
Estilo padrão |
Texto do trabalho |
Título 1 a 5 |
Seção e subseções (primária a quinária) |
Lista 1 |
Alíneas e subalíneas* |
Citação |
Citação com mais de três linhas |
Bibliografia |
Referência bibliográfica |
Ilustração |
Imagens e gráficos |
Título de tabela |
Cabeçalho da tabela/quadro |
Conteúdo da tabela |
Células da tabela/quadro |
Legenda |
Descrição de ilustração/tabela/quadro |
Fonte |
Fonte e nota de ilustração/tabela/quadro |
Sem espaçamento |
Para uso em lista de abreviaturas/siglas/símbolos e glossário |
Pré-textual > Título |
Título de elemento pré-textual (ex.: Resumo) |
Pós-textual > Título |
Título de elemento pós-textual (ex.: Referências) |
*Para transformar uma alínea em subalínea, no início do texto aperte a tecla Tab. Para fazer o inverso, aperte a combinação Shift+Tab. Não use as opções numeração e marcadores da barra de ferramentas.
Para aplicar um estilo, posicione o cursor do mouse sobre uma parte do texto a ser formatado e selecione/clique duplo o estilo desejado.
Inserindo ilustrações
Clique em Inserir > Figura > De um arquivo... Selecione a ilustração e clique em Abrir. É obrigatório colocar a descrição e a fonte da ilustração.
A descrição da ilustração deve ficar acima desta. Para inseri-la, clique com o botão direito sobre a ilustração e selecione Legenda... Edite os seguintes campos:
a) Legenda: título/descrição da ilustração;
b) Categoria: selecione a categoria*. Você também pode criar uma;
c) Numeração: Arábico;
d) Separador: dois pontos e espaço [: ]
e) Posição: Acima**
* Desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, retrato, figura, imagem etc.
** Devido a um problema no próprio software, a imagem poderá encobrir o texto abaixo dela. Uma solução é adicionar quebras de linha para que o texto reapareça abaixo da ilustração.
Abaixo da ilustração digite Fonte: e indique a fonte da ilustração. Depois aplique o estilo “Fonte”.
Notas opcionais podem ser inseridas abaixo da fonte, usando-se o mesmo estilo.
Abaixo da ilustração é obrigatório informar a fonte da mesma. Notas opcionais podem ser inseridas abaixo.
Inserindo tabelas ou quadros
A tabela se distingue do quadro por apresentar dados estatísticos. No modelo há um exemplo de cada tipo. Você pode salvá-los como AutoTexto e utilizá-los quando precisar.
Para salvar a tabela como AutoTexto, selecione a tabela (incluindo a legenda e a fonte) e clique em Editar > AutoTexto. No campo Nome digite Tabela, selecione a lista Meu AutoTexto, depois clique em AutoTexto > Novo. Faça o mesmo com o quadro.
Quando quiser inserir uma tabela/quadro em seu trabalho, clique em Editar > Autotexto, selecione Meu AutoTexto > Tabela/Quadro e clique em Inserir.
A descrição e a fonte são itens obrigatórios.
Inserindo referências bibliográficas
O uso de gerenciadores de referências está fora do escopo deste guia, porém recomendamos o uso de um. Há várias opções disponíveis, como o Zotero. Lembramos que a norma a ser utilizada no seu trabalho é a ABNT NBR 6023, e os gerenciadores citados requerem a importação do formato ABNT. Ver: https://www.zotero.org/styles?q=abnt.