O Organograma da EFLCH / Campus Guarulhos da Unifesp foi proposto e elaborado pela Direção Acadêmica, sendo discutido e aprovado pela Congregação em reunião datada de 05 de dezembro de 2019. Optou-se por essa versão mais detalhada para garantir uma apresentação que retratasse as dimensões do campus e da EFLCH em sua complexidade, assim como a articulação entre os setores e sua importância para o funcionamento diário da instituição, dando relevância a todas as divisões administrativas, setores acadêmicos, comissões e espaços interdepartamentais.
Para melhor visualização clique na imagem.
[Texto descritivo da imagem:]
O organograma é emoldurado na forma de um retângulo verde bem claro, com uma borda fina verde escura e outra borda mais grossa de cor branca.
No canto superior esquerdo lê-se o texto: “Organograma. Campus Guarulhos. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH).
No canto superior direito estão os logos da EFLCH e da UNIFESP.
Um linha laranja e espessa separa os textos e logos citados acima, da estrutura de um organograma que utiliza formas retangulares e ovais.
Ao centro e logo abaixo da linha laranja, uma forma oval e laranja onde lê-se: “Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)”. Dessa forma sai uma linha a direita, com o texto: “Espaço Interdepartamentais”. Dessa linha saem três outras linhas verticais. Cada linha vertical se ramifica em três ou quatro retângulos vazados em linha verde escura. Na primeira linha vertical lê-se: “Centro de Memória e Pesquisa Histórica (CMPH)”; abaixo lê-se: “Laboratório de Audiovisual da EFLCH (LAVE)”; abaixo lê-se: “Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID)”. Na segunda linha vertical lê-se: “Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Professores (LIFE)”; abaixo lê-se: “Espaço Expositivo ”; abaixo lê-se: “Núcleo de Editoração”; abaixo lê-se: “Núcleo de Estudos Clássicos (NEC)”; na terceira linha vertical lê-se: “Centro de Línguas”; abaixo lê-se: “Programa de Educação Tutorial (PET)”; abaixo lê-se: “Laboratório de Humanidades Digitais”.
Do centro da forma oval onde se lê EFLCH, desce uma linha verde escura. Essa linha encontra outra forma oval e laranja, onde se lê: “Congregação”. Dessa forma oval, para a esquerda, sai uma linha verde escura e tracejada, onde se lê acima dela: “Comissões Permanentes”. Desta linha, saem outras três linhas tracejadas e verde escuras, e cada uma se ramifica em dois ou três retângulos, sem borda e de fundo verde mais escuro. Na primeira linha vertical lê-se: “Comissão Local de Estágio Probatório (CLEP)”; e abaixo lê-se: “Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI)”. Na segunda linha vertical lê-se: “Comissão de Avaliação de Estágio Probatório (CAEP)”; abaixo lê-se: “Comissão de Apoio à Biblioteca (CAB)”; abaixo lê-se: “Comissão Local Professor Visitante (CLPV)”. Na terceira linha, lê-se: “Comissão Própria de Avaliação (CPA)”; abaixo lê-se: “Comissão de Bancas”; abaixo lê-se: “Comissão de Espaço Físico, Infraestrutura, Acessibilidade e Inclusão (CEFIAI)”.
Da forma oval onde se lê “Congregação”, continua descendo a mesma linha verde escura que encontra uma forma retangular laranja onde se lê: “Diretoria Acadêmica”. Dessa forma continua descendo uma linha verde escura que se ramifica, em sequência, em uma primeira linha verde escura para a direita; abaixo uma segunda linha verde escura para a direita; abaixo uma terceira linha verde escura para a direita e outra para a esquerda e uma quarta linha verde escura para a direita e para a esquerda.
Na primeira linha para a direita, se lê: “Setores”. Desta linha descem 5 retângulos, de fundo esbranquiçado, um ao lado do outro, onde se lê: “Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE)”; “Núcleo de Apoio Pedagógico”; “Setor de Estágio” “Secretaria de Graduação”; “Biblioteca”. Este último retângulo se ramifica em outros três retângulos de fundo verde claro, onde se lê: “Aquisição”; “Processamento Técnico”; “Circulação”; “Referência”.
Da segunda linha para a direita surge um retângulo laranja onde se lê: “Diretoria Administrativa”. Desse retângulo desce uma linha verde escura, onde se lê: “Divisões” e “Seções”, e que se ramifica em 9 retângulos de fundo verde escuro onde se lê: “Contratos” (este retângulo se ramifica em outro retângulo de fundo verde claro onde se lê: “Convênios”); “Controladoria”; “Gestão de Materiais” (este retângulo se ramifica em três retângulos de fundo verde claro onde se lê: “Compras”; “Patrimônio”; “Almoxarifado”); “Infraestrutura”; “Serviços Gerais” (este retângulo se ramifica em três retângulos de fundo verde claro onde se lê: “Protocolo”; “Eventos”; “Transporte”); “Recursos Humanos” (este retângulo se ramifica em outro retângulo de fundo verde claro onde se lê: “Segurança e saúde do Trabalho”); “Gestão Ambiental”; “Tecnologia da Informação”; e por último “Serviços Contratados”, este último retângulo sem fundo verde, apenas sua borda.
Da terceira linha, para a direita encontra um retângulo verde escuro onde se lê: “Assessoria”, e para a esquerda encontra um retângulo verde escuro onde se lê: “Secretaria”.
Da quarta linha, para a direita encontra uma forma oval cinza escuro onde se lê: “Câmara de Extensão e Cultura”. Dessa forma oval sai outra linha verde escura que encontra uma forma retangular de cor cinza esverdeada, onde se lê: “Secretaria de Extensão”.
Nessa mesma quarta linha, para a esquerda a linha se ramifica em três linhas verticais. A primeira linha vertical encontra uma forma oval, cinza escura, onde se lê: “Câmara de Graduação”. A segunda linha vertical encontra uma forma retangular, verde escura, onde se lê: “Departamentos”. A terceira linha vertical encontra uma forma oval, cinza escura, onde se lê: “Câmara de Pós-graduação e Pesquisa” e dela sai uma linha que encontra uma forma retangular de fundo cinza esverdeado onde se lê: “Secretaria de Câmara de Pós-Graduação”.
Da forma retangular onde se lê: “Departamentos”, lemos à direita: Coordenações, e uma linha verde escura desce de “Departamentos” e conecta 6 formas retangulares, de fundo verde escuro.
No primeiro retângulo se lê: “Letras” (à direita: 8 retângulos de fundo branco onde se lê: “Português – Licenciatura”; “Português – Bacharelado”; “Português-Inglês – Licenciatura”; “Português-Inglês – Bacharelado”; “Português-Francês – Licenciatura”; “Português-Francês – Bacharelado”; “Português-Espanhol – Licenciatura”; “Português-Espanhol – Bacharelado”. E desses retângulos surgem mais dois retângulos onde se lê acima deles: “Comissões” e neles: “Comissão de Curso” e “Núcleo Docente Estruturante”. E à esquerda 2 retângulos, um de fundo branco e outro de fundo verde claro, onde se lê respectivamente: “Letras-Mestrado” e “Comissão de Ensino de Pós-Graduação (CEPG)”);
No segundo retângulo se lê: “Ciências Sociais” (à direita: 3 retângulos, um de fundo branco, outro de fundo verde claro e outro apenas de borda verde, onde se lê respectivamente: “Ciências Sociais – Bacharelado e Licenciatura”, “Comissão de Curso” e “Núcleo Docente Estruturante”. E à esquerda 2 retângulos, um de fundo branco e outro de fundo verde claro, onde se lê respectivamente: “Ciências Sociais – Mestrado e Doutorado” e “Comissão de Ensino de Pós-Graduação (CEPG)”);
No terceiro retângulo se lê: “Educação” (à direita: 4 retângulos, um de fundo branco, e outros três de fundo verde claro, onde se lê respectivamente: “Pedagogia”, “Comissão de Curso”, “Núcleo Docente Estruturante” e “Programa de Residência Pedagógica”. E à esquerda 2 retângulos de fundo branco. No primeiro lê-se: “Educação e Saúde – Mestrado e Doutorado”, que se ramifica em outro retângulo de fundo verde claro onde se lê: “Comissão de Ensino de Pós-Graduação (CEPG)”. No segundo retângulo lê-se: “Educação – Mestrado e Doutorado”, este também se ramifica em outro retângulo de fundo verde claro onde se lê: “Comissão de Ensino de Pós-Graduação (CEPG)”).
No quarto retângulo se lê: “Filosofia” (à direita: 3 retângulos, um de fundo branco, outro de fundo verde claro e outro apenas de borda verde, onde se lê respectivamente: “Filosofia – Bacharelado e Licenciatura”, “Comissão de Curso” e “Núcleo Docente Estruturante”. E à esquerda 2 retângulos, um de fundo branco e outro de fundo verde claro, onde se lê respectivamente: “Filosofia – Mestrado e Doutorado” e “Comissão de Ensino de Pós-Graduação (CEPG)”);
No quinto retângulo se lê: “História da Arte” (à direita: 3 retângulos, um de fundo branco, outro de fundo verde claro e outro apenas de borda verde, onde se lê respectivamente: “História da Arte – Bacharelado”, “Comissão de Curso” e “Núcleo Docente Estruturante”. E à esquerda 2 retângulos, um de fundo branco e outro de fundo verde claro, onde se lê respectivamente: “História da Arte – Mestrado e Doutorado” e “Comissão de Ensino de Pós-Graduação (CEPG)”);
No sexto retângulo se lê: “História” (à direita: 3 retângulos, um de fundo branco, outro de fundo verde claro e outro apenas de borda verde, onde se lê respectivamente: “História – Bacharelado e Licenciatura”, “Comissão de Curso” e “Núcleo Docente Estruturante”. E à esquerda 2 retângulos de fundo branco, onde se lê: “História – Mestrado” e no outro “Mestrado Profissional em Ensino de História – Profhistória”. Ambos se encontram em outro retângulo de fundo verde claro onde se lê: “Comissão de Ensino de Pós-Graduação (CEPG)”).
Ao final deste organograma, abaixo de todos os departamentos, uma forma retangular com bordas verdes escuras traz escrito: “Secretaria Interdepartamental”. Desta forma sai uma linha que liga todos os departamentos à Câmara de Graduação. E abaixo de todas as formas que trazem os mestrados de cada departamento há uma forma retangular com bordas verdes escuras traz escrito: “Secretaria Pós-Graduação”. Deste retângulo sai uma linha que liga todos os programas de mestrado e doutorado à Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa.