Bases de dados de e-books (livros digitais)

Os livros digitais são recursos informacionais que vêm sendo incluídos nas bibliotecas nos últimos anos. Os principais modelos de negócios existentes são aquisição perpétua, assinatura, DDA (Demand Driven Acquisition) e STL (Short Term Loans), com possibilidade de variações de acordo com o fornecedor contratado. As restrições de acesso impostas pelos fornecedores (editores, distribuidores, agregadores, autores etc.) visam a proteção do conteúdo em relação a utilizações indevidas. O temor da pirataria resultou em apreensão e enrijecimento do mercado editorial na oferta de livros digitais para bibliotecas (Sibert, 2011, apud Serra, 2014)

Os livros digitais têm-se mostrado como recursos de importante aplicação no ensino e devem vir a ser cada vez mais presentes nos acervos das bibliotecas”. (SERRA, 2014, p.17)


Abaixo, é possível encontrar plataformas que oferecem livros digitais (e-books) em formato aberto (open access) e restrito (via parceria com o Portal de Periódicos CAPES ou por assinatura perpétua da Biblioteca da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas):

 

 

  • Bartleby: Oferece acesso a clássicos da ficção.

 

  • Bibliomania: Textos clássicos e religiosos, biografias, dicionários, guias de estudo, dentre outros materiais.

 

 

  • Biblioteca Digital de Literatura de Países Lusófonos: Projeto da Universidade Federal de Santa Catarina que provê acesso ao texto integral de 683 obras literárias do Brasil e de Portugal. O seu banco de dados cadastrou 80 mil obras de 21 mil autores. A pesquisa pode ser feita pelo nome ou pseudônimo do autor, data de publicação, editora, gênero literário e idioma do texto.

 

  • Biblioteca Digital Luso-Brasileira: Iniciado  em  fevereiro  de  2014,  pelas  bibliotecas  nacionais  do Brasil e  Portugal, o  acervo  possui  mais  de 2  milhões  de documentos, sob domínio público, de várias épocas e gêneros. Entre eles, a primeira edição de Os Lusíadas, de Luís de Camões, de 1572.

 

 

  • Cambridge Books: Mais de 80 livros e 3.000 capítulos de livros nas áreas de História, Literatura, Filosofia, Sociologia, Arqueologia, Religião, Antropologia.  Opções de acesso remoto a esta base: 1- Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp) ou 2- VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).

 

  • Cambridge Library Collection: Coleção de livros raros da Cambridge University Library e outras instituições mundialmente conhecidas. Opções de acesso remoto a esta base: 1- Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp) ou 2- VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).

 

  • Cambridge Handbooks in Language and Linguistics: Oferece manuais nas áreas de Língua e Linguística e no estudo de idiomas. Opções de acesso remoto a esta base: 1- Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp) ou 2- VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).

 

  • Classic Book: Oferece livros clássicos de varidos gêneros literários: romances, ficções históricas, literatura infantil, história, suspense, ficção científica.

 

  • Classic Literature: Clássicos da literatura, biografias de autores, livros infantis de imagens.

 

 

  • Cultura Acadêmica UNESP: É o segundo selo da Fundação Editora da UNESP. Publica livros, em várias áreas do conhecimento, em formato digital, e com a possibilidade de download gratuito.

 

  • DOAB – Directory of Open Access Books: O Directory of Open Access Books (DOAB) é um serviço conjunto da OAPEN, OpenEdition, CNRS e Aix-Marseille Université. Oferece mais de 29 mil livros acadêmicos revisados ​​por pares de 390 editoras. É possível refinar a busca por idiomas e há mais de 1500 títulos em português. O acesso é aberto. 

 

  • Ebook Central: Oferece e-books confiáveis ​​e de texto completo em uma ampla variedade de áreas temáticas, juntamente com ferramentas poderosas para localizar, usar e gerenciar as informações. Áreas temáticas: Economia de negócios, Computadores e TI, Educação, Engenharia e Tecnologia, História e ciência política, Humanidades, Estudos interdisciplinares, Língua, literatura e linguística, Direito, relações internacionais e políticas públicas, Ciências da Vida.

 

  • Ebook Collective: Oferecem acesso aberto a centenas de livros na área de Literatura Esquerdista.

 

 

  • EconPapers: Livros e capítulos de livros na área de Economia.

 

  • Editora Fino Traço: E-books nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Filosofia e Direito. Sua Coleção Estudos Brasileiros – Série Paralelos 22 se propõe a refletir criticamente sobre a realidade brasileira, em perspectiva inter/ multi/ trans e pós-disciplinar, pensando a América portuguesa e o Brasil, a partir de apurada perspectiva epistemológica. Impõe um olhar, simultaneamente abrangente e verticalizado, sobre questões econômicas, políticas e geográficas, e sua configuração social, étnica/racial e de gênero, contemplando alteridades e diversidades, assim como sobre sua conformação educacional, cultural, literária, artística e religiosa, em um mundo globalizado.

 

 

  • Editora FGV: Disponibiliza alguns livros, em acesso aberto, nas áreas de Administração, Administração pública, Antropologia, Arquivologia, Arte e Biografia, Ciência política, Comunicação e Educação, Contabilidade e Finanças, Direito, Economia, Filosofia, Gestão de pessoas, História, Marketing, Matemática, Relações internacionais, Responsabilidade social e ambiental e Sociologia.

 

  • Editora UFSC: Disponibiliza alguns livros, em acesso aberto, em diversas áreas do conhecimento.

 

  • Editoras universitárias brasileiras: Planilha com os e-books de acesso aberto publicados por editoras universitárias brasileiras em todas as áreas do conhecimento. A planilha está organizada por área do conhecimento e em constante atualização.

Confira aqui a relação de títulos de e-books multidisciplinares incorporados ao Catálogo Bibliográfico Unifesp

 

  • EEBO: Oferece milhares de e-books nas áreas de Literatura Inglesa, História, Filosofia, Linguística, Política e Religião. Opção de acesso remoto a esta base: VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador) 

 

  • Eumed.net: Livros em acesso aberto nas áreas de Direito, Ciências Sociais e Economia.

 

  • Fiction.us: Contos, livros infantis de imagens, poesia, best-sellers de 1895 a 1929, vencedores de prêmios de literatura variados, entre outros.

 

  • Free-Ebooks.net: Milhares de livros em acesso aberto nas cateogrias Ficção, Não-ficção (Educação, História, Filosofia, Política, Religião, entre outras), Acadêmicos, Manuais, Clássicos e Áudiobooks.

 

  • Fundação Calouste Gulbenkian: Acessível, a todo o público, clássicos da cultura mundial e obras marcantes da cultura portuguesa. Estão disponíveis mais de 70 títulos que vão de Platão a Santo Agostinho, passando por outros grandes clássicos universais. Áreas temáticas: Arquitetura, Astrofisica, Astronomia, Cultura, Direito, Economia, Educação, Egiptologia, Filosofia, Física, História, Literatura, Pedagogia, Política e Teologia.

 

  • Gale eBooks: Mais de 500 livros nas áreas de Artes, Negócios, Educação, Ciência, Direito, Medicina, História, Literatura, Estudos Culturais e Ciências Sociais. Opção de acesso remoto a esta base: VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).

 

  • Google Livros: Permite pesquisar e visualizar livros gratuitos. É uma opção interessante mesmo para os livros pagos, pois se tem acesso a uma versão de demonstração e assim poderá visualizar várias páginas antes de decidir pela compra do livro.

 

  • IDEAS: Uma compilação de sites e bases de dados em acesso aberto com livros na área de Economia.

 

  • Ideology.us: Ebooks na área de Filosofia, Sociologia, Psicologia, Política e Educação.

 

 

  • JSTOR: Mais de 90.000 e-books, sendo 6.000 em formato open access, nas áreas de História, Língua e Literatura, Filosofia, Ciências Políticas, Religião e Sociologia. Opções de acesso remoto a esta base: 1- Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp) ou 2- VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador) 

 

  • Knowledge Unlatched: São mais de 1700 títulos desbloqueados. Cobre as áreas de Antropologia, Estudos de Mídia, Comunicação & Cultura, Língua Inglesa & Literatura, História, Línguas e Linguística, Estudos Internacionais, Política, Sociologia. A pesquisa está integrada ao catálogo online da Unifesp e o acesso é aberto.

 

  • Librairie SaphiraOferece e-books do Institut de recherche pour le développement (IRD, um instituto público) e OpenEdition Press. Os temas dos e-books são: Arqueologia, sociologia, literatura, ecologia.

 

 

 

  • Literature.org: Clássicos da literatura inglesa em domínio público.

 

  • Literatura Livre (SESC): disponibiliza gratuitamente obras da literatura africana, árabe, asiática, europeia e judaica, traduzidas para o português. Tem como pauta os movimentos migratórios para o Brasil

 

 

  • Minha Biblioteca: Disponibiliza livros técnicos e acadêmicos, de 12 editoras e 15 selos editoriais, nas áreas de Medicina, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagogia, Letras e Artes. – São 9250 licenças de acesso. A pesquisa é integrada ao catálogo online Unifesp e o acesso também se dá através do login do catálogo. 

 

  • MLA Bibliography: Base referencial. Oferece acesso à referência de mais de 250.000 livros nas áreas de literatura, linguagem e linguística, folclore, cinema, teoria literária e crítica, artes dramáticas, bem como os aspectos históricos da impressão e publicação. OBS: o acesso ao texto completo pode não estar disponível. Opções de acesso remoto a esta base: 1- Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp) ou 2- VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).

 

  • Oapen Library: Oferece acesso aberto a livros em vários idiomas e de todas as áreas do conhecimento.

 

  • OECD Library: Todos os anos, cerca de 300 novos títulos são publicados via OECD iLibrary associados aos seguintes temas: Agricultura e Alimentação, Desenvolvimento, Economia, Educação, Emprego, Energia, Meio Ambiente, Finanças e Investimento, Governança, Indústria e Serviços, Energia nuclear, Ciência e Tecnologia, Questões Sociais / Migração / Saúde, Tributação, Comércio, Transporte, Desenvolvimento Urbano, Rural e Regional. Opções de acesso remoto a esta base: 1- Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp) ou 2- VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).

 

  • Onleihe -  Biblioteca digital gratuita do Goethe-Institut: É possível baixar mais de 23.000 e-books e audiolivros em alemão, materiais para o aprendizado da língua alemã, revistas e jornais e assistir diversos filmes. Após realizar sua inscrição e liberá-la, você pode utilizar a Onleihe em seu PC, no laptop ou aparelho móvel utilizando o aplicativo da Onleihe (para Android e iOS), a qualquer momento e onde quiser. 

 

 

  • OpenEditionPress: desenvolve coleções de ciências humanas e sociais sobre os seguintes temas: Digital e sociedades, Ciências humanas e sociais em tempos de globalização, Ciências e sociedades, Humanidades digitais, Métodos das ciências humanas e sociais. 

 

 

  • Open Research Library: A Open Research Library (ORL) foi planejada para incluir todo o conteúdo de livros com acesso aberto em todo o mundo em uma plataforma para descoberta amigável, oferecendo uma experiência perfeita de navegação em mais de 20.000 livros. Há conteúdos nas áreas de: Arte, Arquitetura, Design, Educação,Estudos de Língua Estrangeiras, História, Literatura, Crítica Literária, Música, Filosofia, Fotografia, Poesia, Ciências Políticas, Religião, Ciências Sociais, entre outras.

 

  • Oxford Reference: Promove acesso a algumas obras de referência (dicionários e enciclopédias) sobre Música. Opções de acesso remoto a esta base: 1- Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp) ou 2- VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).

 

  • Page by page: Disponibiliza livros em domínio público, cuja leitura digital é facilitada por meio de ferramentas como marcadores de páginas.

 

  • Pearson: Oferece acesso ilimitado a mais de 8.000 e-books de várias áreas do conhecimento. O acesso é realizado pelo login no catálogo online da Unifesp e a busca pode ser realizada no catálogo com a escolha do filtro “Coleção Pearson” que aparece no canto direito da tela.

 

  • Planet Ebook: Livros de literatura clássica em domínio público.

 

  • Portal Domínio Público: Obras que se encontram em domínio público ou que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais.

 

  • Portal de Livros Abertos da USP: mais de 360 obras que podem ser baixadas na íntegra e que cobrem assuntos como engenharia, saúde, arquitetura, educação, turismo, além de coleções temáticas. O Portal reúne livros digitais acadêmicos e científicos publicados por autores vinculados à USP.

 

  • Portal de Livros Abertos da UNICAMP: Centenas de livros nas áreas de: Artes, Demografia e Migrações, Didáticos, Divulgação Científica, Economia, Educação, Estudos de Gênero, Estudos Literários e da Linguagem Filosofia, Literatura, Sociologia e outras.

 

  • Portal de Libros Eletrónicos (Universidade do Chile): Livros digitais nas mais diversas áreas: Artes, Ciências Sociais, Ciência Política, Educação, Filosofia, História, Literatura, Linguística, entre outras. Seu catálogo também inclui obras de valor histórico pertencentes às coleções das Bibliotecas da Universidade do Chile e que fazem parte do patrimônio cultural da universidade.

 

  • Portal de Periódicos CAPES: Oferece livros eletrônicos nas áreas de Biológicas, Exatas, Psicologia, Saúde, Engenharias, Tecnologia, Educação e Humanidades. 

    Opção de acesso remoto a esta base: Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp)

 

  • Portcom: Abarca publicações na área de Ciências da Comunicação.

 

  • Porto Livre Fiocruz: Livros, em acesso aberto, nas áreas de Comunicação, Saúde Coletiva, Tecnologia da Informação e Comunicação, Educação, Informação e Comunicação em Saúde, Ciência da Informação, Direito, Biblioteconomia, Política Pública e Ciência da Computação

 

 

  • Project Gutenberg: O Project Gutenberg é uma biblioteca com mais de 60.000 eBooks gratuitos. Escolha entre epub e eBooks Kindle gratuitos, baixe-os ou leia-os online. Você encontrará a grande literatura mundial aqui, com foco em trabalhos mais antigos para os quais os direitos autorais dos EUA expiraram.

 

  • Project MUSE: Oferece acesso aberto a mais de 3.000 livros nas áreas de História, Ciências Sociais, Literatura, Educação, Filosofia, Religião, Artes, Língua, Linguística, Antropologia, Estudos de Gênero, Folclore, entre outras.

 

  • Projeto Adamastor: Biblioteca digital de obras literárias em domínio público, disponibilizadas de forma gratuita, sem restrições, com opções que permitem filtrar os registos por coleção, gênero e/ou autor, além de uma caixa de pesquisa que facilita a busca por um livro ou autor específicos.

 

  • ProQuest: Mais de 25.000 livros nas áreas de Negócios, Finanças, Marketing, Liderança, Economia, Psicologia e Comportamento Organizacional, Capitalismo, Política Monetária, História Econômica e Informação Tecnológica.

 

  • Read Print: Milhares de livros de ficção, não-ficção, ensaios, contos, poesias, entre outros.

 

 

  • Scielo Livros: Livros em acesso aberto, em várias áreas do conhecimento, editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas.

 

  • Science Open: Uma plataforma de pesquisa e descoberta que oferece acesso aberto a centenas de livros.

 

 

  • SocINDEX with full text: Milhares de livros na área de Sociologia. Opções de acesso remoto a esta base: 1- Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp) ou 2- VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).

 

 

 

  • The Online Books Page: Milhões de livros em acesso aberto nas áreas de Filosofia, Religião, História, Antropologia, Folclore, Ciências Sociais, Ciências Políticas, Direito, Educação, Artes, Literatura, entre outras.

 

  • The Making of the Modern World: Oferece acesso a livros raros sobre a Revolução Industrial, a expansão do comércio mundial e o desenvolvimento do capitalismo moderno entre os séculos 15 e 19. Opção de acesso remoto a esta base: VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).

 

  • Wiki Books: Milhares de livros didáticos que todos podem editar.

 

  • Wiley Online Library: Mais de 22.000 livros nas áreas de Artes, Humanidades, Psicologia, Direito, Ciências Sociais, entre outras. O acesso se dá via Portal de Periódicos CAPES. Opções de acesso remoto a esta base: 1- Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp) ou 2- VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).

 REFERÊNCIA:

SERRA, Liliana Giusti. Política para a gestão de livros digitais: a formação do bibliotecário e dos usuários. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, Marília, v. 8, n. 1, p. 1-18, 2014. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/4253/3092. Acesso em: 26 ago. 2020