Os livros digitais são recursos informacionais que vêm sendo incluídos nas bibliotecas nos últimos anos. Os principais modelos de negócios existentes são aquisição perpétua, assinatura, DDA (Demand Driven Acquisition) e STL (Short Term Loans), com possibilidade de variações de acordo com o fornecedor contratado. As restrições de acesso impostas pelos fornecedores (editores, distribuidores, agregadores, autores etc.) visam a proteção do conteúdo em relação a utilizações indevidas. O temor da pirataria resultou em apreensão e enrijecimento do mercado editorial na oferta de livros digitais para bibliotecas (SIBERT, 2011, apud SERRA, 2014)
“Os livros digitais têm-se mostrado como recursos de importante aplicação no ensino e devem vir a ser cada vez mais presentes nos acervos das bibliotecas”. (SERRA, 2014, p.17)
Abaixo, é possível encontrar plataformas que oferecem livros digitais (e-books) em formato aberto (open access) e restrito (via parceria com o Portal de Periódicos CAPES ou por assinatura perpétua da Biblioteca da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas). Verifique se a base de dados de seu interesse encontra-se disponível para acesso pelo Portal CAPES. Em caso afirmativo, clique em "Acesso CAFe" no Portal de Periódicos CAPES, selecione a instituição UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, e entre com seu login e senha da Intranet. As bases de dados que não estão no Portal da Capes só poderão ser acessadas dentro das unidades da Unifesp. Para isso, dirija-se ao seu campus.
- Bartleby: Oferece acesso a clássicos da ficção.
- Bibliomania: Textos clássicos e religiosos, biografias, dicionários, guias de estudo, dentre outros materiais.
- BiblioON: É a biblioteca digital gratuita de São Paulo. São milhares de livros digitais para ler onde e como quiser, além de uma vasta grade de programação cultural, como clubes de leitura, atividades de formação e muito mais. A BibliON é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, sob a gestão da SP Leituras.
- Biblioteca Digital (BBM Digital) da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM): Disponibiliza de forma ampla e gratuita um dos mais importantes acervos de documentos sobre o Brasil. São particularmente significativas as coleções de livros de literatura brasileira, história do Brasil e relatos de viajantes, que contam com publicações que vão do século XVI ao início do século XX. Completam o acervo digital mapas, iconografias, obras de referência, folhetos e periódicos. Atualmente, mais de 3.500 títulos estão disponíveis em acesso aberto na BBM Digital. O usuário pode consultar o material no próprio site ou fazer o download das obras.
- Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados: Proporciona um acesso confiável e permanente a coleções digitais que contêm publicações editadas pela Edições Câmara, trabalhos de órgãos técnicos da Casa, obras raras e valiosas, produção acadêmica de servidores da Câmara dos Deputados, estudos e notas técnicas das consultorias legislativa e de orçamento. Em sua maioria, os documentos da Biblioteca Digital são de uso aberto.
- Biblioteca Digital da UNICAMP: A BDU constitui uma importante fonte de pesquisa para comunidade interna e externa à Unicamp, reunindo todo tipo de material digital, incluindo livros.
- Biblioteca Digital de Literatura de Países Lusófonos: Projeto da Universidade Federal de Santa Catarina que provê acesso ao texto integral de 683 obras literárias do Brasil e de Portugal. O seu banco de dados cadastrou 80 mil obras de 21 mil autores. A pesquisa pode ser feita pelo nome ou pseudônimo do autor, data de publicação, editora, gênero literário e idioma do texto.
- Biblioteca Digital do Senado Federal: A Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) armazena, preserva, divulga e dá acesso, em formato digital, a mais de 250 mil documentos. O acervo digital é variado, dividindo-se entre livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos nas áreas de Direito, Administração Pública, Ciência Política, História Política, Economia, Orçamento Público e áreas afins.
- Biblioteca Digital Luso-Brasileira: Iniciado em fevereiro de 2014, pelas bibliotecas nacionais do Brasil e Portugal, o acervo possui mais de 2 milhões de documentos, sob domínio público, de várias épocas e gêneros. Entre eles, a primeira edição de Os Lusíadas, de Luís de Camões, de 1572.
- Biblioteca Virtual de Literatura (Biblio): Acesso a obras em domínio público dos mais importantes autores de língua portuguesa.
- Cambridge Books: Mais de 80 livros e 3.000 capítulos de livros nas áreas de História, Literatura, Filosofia, Sociologia, Arqueologia, Religião, Antropologia. Opções de acesso remoto a esta base: 1- Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp) ou 2- VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).
- Cambridge Library Collection: Coleção de livros raros da Cambridge University Library e outras instituições mundialmente conhecidas. Opções de acesso remoto a esta base: 1- Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp) ou 2- VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).
- Cambridge Handbooks in Language and Linguistics: Oferece manuais nas áreas de Língua e Linguística e no estudo de idiomas. Opções de acesso remoto a esta base: 1- Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp) ou 2- VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).
- Classic Book: Oferece livros clássicos de varidos gêneros literários: romances, ficções históricas, literatura infantil, história, suspense, ficção científica.
- Classic Literature: Clássicos da literatura, biografias de autores, livros infantis de imagens.
- "Coleção Jurema - sabedorias ancestrais e direitos humanos": Lançada pela Diretoria de Cultura (DCult) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) e pela Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH) da Unicamp. O primeiro volume intitula-se “Casa dos Saberes Ancestrais: Diálogos com Sabedorias Indígenas”. Já o segundo volume tem como título “Os direitos humanos à prova do tempo: Reflexões breves sobre o presente e o futuro da humanidade"
- Cultura Acadêmica UNESP: É o segundo selo da Fundação Editora da UNESP. Publica livros, em várias áreas do conhecimento, em formato digital, e com a possibilidade de download gratuito.
- Departamento de História da UNIFESP: Publicações, em formato e-book, do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
- DOAB – Directory of Open Access Books: O Directory of Open Access Books (DOAB) é um serviço conjunto da OAPEN, OpenEdition, CNRS e Aix-Marseille Université. Oferece mais de 29 mil livros acadêmicos revisados por pares de 390 editoras. É possível refinar a busca por idiomas e há mais de 1500 títulos em português. O acesso é aberto.
- Dowbor.org: Livros de Ladislau Dowbor, economista brasileiro, professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, estão disponíveis online gratuitamente para download e repasse.
- Ebook Central: Oferece e-books confiáveis e de texto completo em uma ampla variedade de áreas temáticas, juntamente com ferramentas poderosas para localizar, usar e gerenciar as informações. Áreas temáticas: Economia de negócios, Computadores e TI, Educação, Engenharia e Tecnologia, História e ciência política, Humanidades, Estudos interdisciplinares, Língua, literatura e linguística, Direito, relações internacionais e políticas públicas, Ciências da Vida.
- Ebook Collective: Oferecem acesso aberto a centenas de livros na área de Literatura Esquerdista.
- E-books sobre acessibilidade e inclusão: Compilação de e-books gratuitos de editoras universitárias sobre os temas inclusão e acessibilidade.
- EconPapers: Livros e capítulos de livros na área de Economia.
- Editora Fino Traço: E-books nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Filosofia e Direito. Sua Coleção Estudos Brasileiros – Série Paralelos 22 se propõe a refletir criticamente sobre a realidade brasileira, em perspectiva inter/ multi/ trans e pós-disciplinar, pensando a América portuguesa e o Brasil, a partir de apurada perspectiva epistemológica. Impõe um olhar, simultaneamente abrangente e verticalizado, sobre questões econômicas, políticas e geográficas, e sua configuração social, étnica/racial e de gênero, contemplando alteridades e diversidades, assim como sobre sua conformação educacional, cultural, literária, artística e religiosa, em um mundo globalizado.
- Edições Câmara: Coleções de e-books nas áreas deDireito & Justiça, Direitos Humanos, Economia, Orçamento Público e Finanças, Educação, Legislação, Literatura,Trabalho & Adminitração Pública, História e Ciências Políticas. Basta selecionar o formato "e-book" e acessar o texto gratuitamente, em diversos formatos de leitura.
- Editora FGV: Disponibiliza alguns livros, em acesso aberto, nas áreas de Administração, Administração pública, Antropologia, Arquivologia, Arte e Biografia, Ciência política, Comunicação e Educação, Contabilidade e Finanças, Direito, Economia, Filosofia, Gestão de pessoas, História, Marketing, Matemática, Relações internacionais, Responsabilidade social e ambiental e Sociologia.
- Editora Fi: Edição, publicação e distribuição de livros sob Acesso Aberto, focada em produções acadêmicas/científicas de relevância: monografias, dissertações e teses, destacadas por excelência, assim como projetos e coletâneas de artigos, vinculadas às instituições de ensino superior.
-
Editora UFSC: Disponibiliza alguns livros, em acesso aberto, em diversas áreas do conhecimento.
- Editoras universitárias brasileiras: Planilha com os e-books de acesso aberto publicados por editoras universitárias brasileiras em todas as áreas do conhecimento. A planilha está organizada por área do conhecimento e em constante atualização. Confira aqui a relação de títulos de e-books multidisciplinares incorporados ao Catálogo Bibliográfico Unifesp
- EEBO: Oferece milhares de e-books nas áreas de Literatura Inglesa, História, Filosofia, Linguística, Política e Religião. Opção de acesso remoto a esta base: VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador)
- Eumed.net: Livros em acesso aberto nas áreas de Direito, Ciências Sociais e Economia.
- Fiction.us: Contos, livros infantis de imagens, poesia, best-sellers de 1895 a 1929, vencedores de prêmios de literatura variados, entre outros.
- Free-Ebooks.net: Milhares de livros em acesso aberto nas cateogrias Ficção, Não-ficção (Educação, História, Filosofia, Política, Religião, entre outras), Acadêmicos, Manuais, Clássicos e Áudiobooks.
- Fundação Calouste Gulbenkian: Acessível, a todo o público, clássicos da cultura mundial e obras marcantes da cultura portuguesa. Estão disponíveis mais de 70 títulos que vão de Platão a Santo Agostinho, passando por outros grandes clássicos universais. Áreas temáticas: Arquitetura, Astrofisica, Astronomia, Cultura, Direito, Economia, Educação, Egiptologia, Filosofia, Física, História, Literatura, Pedagogia, Política e Teologia.
- Gale eBooks: Mais de 500 livros nas áreas de Artes, Negócios, Educação, Ciência, Direito, Medicina, História, Literatura, Estudos Culturais e Ciências Sociais. Opção de acesso remoto a esta base: VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).
- Google Livros: Permite pesquisar e visualizar livros gratuitos. É uma opção interessante mesmo para os livros pagos, pois se tem acesso a uma versão de demonstração e assim poderá visualizar várias páginas antes de decidir pela compra do livro.
- IDEAS: Uma compilação de sites e bases de dados em acesso aberto com livros na área de Economia.
- Ideology.us: Ebooks na área de Filosofia, Sociologia, Psicologia, Política e Educação.
- International Children’s Digital Library: Biblioteca digital de livros infantis de todo o mundo.
- JSTOR: Mais de 90.000 e-books, sendo 6.000 em formato open access, nas áreas de História, Língua e Literatura, Filosofia, Ciências Políticas, Religião e Sociologia. Opções de acesso remoto a esta base: 1- Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp) ou 2- VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador)
- Knowledge Unlatched: São mais de 1700 títulos desbloqueados. Cobre as áreas de Antropologia, Estudos de Mídia, Comunicação & Cultura, Língua Inglesa & Literatura, História, Línguas e Linguística, Estudos Internacionais, Política, Sociologia. A pesquisa está integrada ao catálogo online da Unifesp e o acesso é aberto.
- Labor Studies & Work: E-books acadêmicos, da Temple University Press, sobre Trabalho.
- Librairie Saphira: Oferece e-books do Institut de recherche pour le développement (IRD, um instituto público) e OpenEdition Press. Os temas dos e-books são: Arqueologia, sociologia, literatura, ecologia.
- Library of Congress (Open Access Books): Biblioteca do Congresso estadunidense. São quase 500 títulos sobre diversos assuntos, publicados a partir do ano 2000.
- Library of Congress Digital Collections: Há livros raros, digitalizados, nas áreas de História Americana, Culturas e História do Mundo, Governo, Direito e Política, Artes Cênicas, História Local e Folclore, Literatura e Poesia, Ciência e Tecnologia, História Social e Empresarial, Geografia, Guerra e Militar, História afro-americana, Arte e Arquitetura, Religião e Filosofia, História das Mulheres.
- Librería Latinoamericana y Caribeña de Ciencias Sociales: Livros, revistas, enciclopédias e coleções latinoamericanas e caribenhas, nas áreas de Humanidades e Ciências Sociais. Criada pelo CLACSO - Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales.
- Literature.org: Clássicos da literatura inglesa em domínio público.
- Literatura Livre (SESC): disponibiliza gratuitamente obras da literatura africana, árabe, asiática, europeia e judaica, traduzidas para o português. Tem como pauta os movimentos migratórios para o Brasil
- Livraria do Senado: Mais de 300 e-books gratuitos nas áreas de Direito, História, Filosofia. Livraria do Senado - Coleção Históricos e Literários (vários títulos que no formato impresso são adquiridos por compra estão acessíveis gratuitamente em formato PDF.)
- Livros Digitais: A plataforma Livros Digitais é uma iniciativa do Instituto Paramitas para a criação de livros de forma prática, simples e gratuita, originalmente para professores e alunos da rede pública. Criada em 2012 a plataforma tem atualmente 65.000 usuários cadastrados, mais de 50.000 livros criados e cerca de 15.000 livros publicados. Nela qualquer pessoa cadastrada pode criar, publicar e compartilhar seu livro, ou até mesmo, imprimi-lo em formato de livreto para distribuição. A plataforma tem sido bem recebida e utilizada na área da educação por estimular crianças e jovens a terem interesse pela leitura e escrita na era digital. Além disso, a produção de livros digitais coloca o aluno/autor como protagonista do aprendizado e valoriza a sua produção.
- MDPI Books: É uma plataforma de publicação de livros acadêmicos e científicos de acesso aberto. O programa de publicação de livros inclui monografias, séries de livros, livros editados e reimpressos de edições especiais e coleções temáticas. Há livros nas áreas de Química e Ciência dos Materiais, Engenharia, Ciências Ambientais e da Terra, Biologia e Ciências da Vida, Ciências físicas, Medicina e Farmacologia, Saúde Pública e Cuidados de Saúde, Ciência da Computação e Matemática, Economia e Negócios e Ciências Sociais, Artes e Humanidades. Nesta última, especificamente, há livros nas áreas de Religiões, Educação, Sociedades, Artes, Línguas e Filosofia.
- Minha Biblioteca: Disponibiliza livros técnicos e acadêmicos, de 12 editoras e 15 selos editoriais, nas áreas de Medicina, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagogia, Letras e Artes. – São 9250 licenças de acesso. A pesquisa é integrada ao catálogo online Unifesp e o acesso também se dá através do login do catálogo.
- MIT Press Direct: Disponibiliza livros em acesso aberto nas áreas de Arquitetura (História da Arquitetura, Teoria e Crítica, Design Urbano); Artes (Estudos de Sons e Músicas, Estudos de Performance); Ciências Biomédicas (Genética e Genoma, Saúde Pública); Negócios (Tecnologias de Negócios, Inovação, Gerência, Responsabilidade Social); Ciências Cognitivas (Neurociência cognitiva, Psicologia); Ciência da Computação (Inteligência Artificial, Música computadorizada, Interação Humano-Computador, Aprendizadem de Máquina, Redes Neurais, Linguagens de Programação); Estudos Culturais; Design (Design Industrial, Design Interativo, Teoria do Design); Humanidades Digitais e Novas Mídias (Estudos de Software, Mídias Sociais); Economia (História da Economia, Economia Ambiental, Finanças, Organização Industrial, Estudos do Trabalho, Macroeconomia, Política Econômica); Educação (Mídias Digitais e Aprendizagem, Educação Superior, Letramento); Engenharia; Meio Ambiente (Humanidades Ambientais, Política Ambiental, Sustentabilidade); Estudos de Games (Games e Cultura, Games na Educação); Humanidades (Biografia e Autobiografia, História, Crítica e Literatura); Ciência da Informação; Língua e Literatura (Teorias Gerais, Aquisição da Linguagem); Neurociência; Filosofia (Ética e Bioética, Filosofia da Ciência e da Tecnologia); Ciência, Tecnologia e Sociedade (História da Ciência. História da Tecnologia, Estudos da Ciência); Ciências Sociais (Antropologia e Arqueologia, Comunicação, Estudos Étnicos e Raciais, Estudos de Gênro, Estudos de Mídia, Ciências Políticas, Sociologia); Urbanismo (Sustentabilidade, Transportes).
- MLA Bibliography: Base referencial. Oferece acesso à referência de mais de 250.000 livros nas áreas de literatura, linguagem e linguística, folclore, cinema, teoria literária e crítica, artes dramáticas, bem como os aspectos históricos da impressão e publicação. OBS: o acesso ao texto completo pode não estar disponível. Opções de acesso remoto a esta base: 1- Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp) ou 2- VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).
- Oapen Library: Oferece acesso aberto a livros em vários idiomas e de todas as áreas do conhecimento.
- OECD Library: Todos os anos, cerca de 300 novos títulos são publicados via OECD iLibrary associados aos seguintes temas: Agricultura e Alimentação, Desenvolvimento, Economia, Educação, Emprego, Energia, Meio Ambiente, Finanças e Investimento, Governança, Indústria e Serviços, Energia nuclear, Ciência e Tecnologia, Questões Sociais / Migração / Saúde, Tributação, Comércio, Transporte, Desenvolvimento Urbano, Rural e Regional. Opções de acesso remoto a esta base: 1- Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp) ou 2- VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).
- Onleihe - Biblioteca digital gratuita do Goethe-Institut: É possível baixar mais de 23.000 e-books e audiolivros em alemão, materiais para o aprendizado da língua alemã, revistas e jornais e assistir diversos filmes. Após realizar sua inscrição e liberá-la, você pode utilizar a Onleihe em seu PC, no laptop ou aparelho móvel utilizando o aplicativo da Onleihe (para Android e iOS), a qualquer momento e onde quiser.
- Online Science and Math Textbooks: Livros didáticos nas áreas de Ciências e Matemática.
- Open Book Publishers: Do Reino Unido, é uma editora independente de Acesso Aberto em Humanidades e Ciências Sociais. Todos os livros estão disponíveis para leitura online e download gratuito. A editora publica, ainda, monografias e livros didáticos em todas as áreas. É possível pesquisar livros por categorias: Antropologia, Arqueologia e Religião; Arte e Música; Cinema e Fotografia; Clássicos; Humanidades Digitais; Economia, Política e Sociologia; Educação; História; Literatura; Estudos de Gênero; Filosofia, entre outras.
- OpenEditionPress: Desenvolve coleções de ciências humanas e sociais sobre os seguintes temas: Digital e sociedades, Ciências humanas e sociais em tempos de globalização, Ciências e sociedades, Humanidades digitais, Métodos das ciências humanas e sociais.
- Open Humanities Press: Livros de acesso aberto nas áreas de Teoria Crítica e Cultural.
- Open Research Library: A Open Research Library (ORL) foi planejada para incluir todo o conteúdo de livros com acesso aberto em todo o mundo em uma plataforma para descoberta amigável, oferecendo uma experiência perfeita de navegação em mais de 20.000 livros. Há conteúdos nas áreas de: Arte, Arquitetura, Design, Educação,Estudos de Língua Estrangeiras, História, Literatura, Crítica Literária, Música, Filosofia, Fotografia, Poesia, Ciências Políticas, Religião, Ciências Sociais, entre outras.
- Oxford Reference: Promove acesso a algumas obras de referência (dicionários e enciclopédias) sobre Música. Opções de acesso remoto a esta base: 1- Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp) ou 2- VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).
-
Page by page: Disponibiliza livros em domínio público, cuja leitura digital é facilitada por meio de ferramentas como marcadores de páginas.
- Pearson: Oferece acesso ilimitado a mais de 8.000 e-books de várias áreas do conhecimento. O acesso é realizado pelo login no catálogo online da Unifesp e a busca pode ser realizada no catálogo com a escolha do filtro “Coleção Pearson” que aparece no canto direito da tela.
- Perlego: Biblioteca digital online com foco na entrega de e-books acadêmicos, profissionais e de não ficção. É um serviço baseado em assinatura que oferece aos usuários acesso ilimitado a esses textos durante o período de sua assinatura. Oferece um trial gratuito de 14 dias, que pode ser cancelado a qualquer momento.
- Planet Ebook: Livros de literatura clássica em domínio público.
-
Portal Domínio Público: Obras que se encontram em domínio público ou que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais.
-
Portal de Livros Abertos da USP: mais de 360 obras que podem ser baixadas na íntegra e que cobrem assuntos como engenharia, saúde, arquitetura, educação, turismo, além de coleções temáticas. O Portal reúne livros digitais acadêmicos e científicos publicados por autores vinculados à USP.
- Portal de Livros Abertos da UNICAMP: Centenas de livros nas áreas de: Artes, Demografia e Migrações, Didáticos, Divulgação Científica, Economia, Educação, Estudos de Gênero, Estudos Literários e da Linguagem Filosofia, Literatura, Sociologia e outras.
- Portal de Libros Eletrónicos (Universidade do Chile): Livros digitais nas mais diversas áreas: Artes, Ciências Sociais, Ciência Política, Educação, Filosofia, História, Literatura, Linguística, entre outras. Seu catálogo também inclui obras de valor histórico pertencentes às coleções das Bibliotecas da Universidade do Chile e que fazem parte do patrimônio cultural da universidade.
- Portal de Periódicos CAPES: Oferece livros eletrônicos nas áreas de Biológicas, Exatas, Psicologia, Saúde, Engenharias, Tecnologia, Educação e Humanidades. Opção de acesso remoto a esta base: Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp)
-
Portcom: Abarca publicações na área de Ciências da Comunicação.
-
Porto Livre Fiocruz: Livros, em acesso aberto, nas áreas de Comunicação, Saúde Coletiva, Tecnologia da Informação e Comunicação, Educação, Informação e Comunicação em Saúde, Ciência da Informação, Direito, Biblioteconomia, Política Pública e Ciência da Computação
- Produção Unesp da Faculdade de Filosofia e Ciências: Disponibiliza o download gratuito e completo de e-books da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP campus Marília
- Project Gutenberg: O Project Gutenberg é uma biblioteca com mais de 60.000 eBooks gratuitos. Escolha entre epub e eBooks Kindle gratuitos, baixe-os ou leia-os online. Você encontrará a grande literatura mundial aqui, com foco em trabalhos mais antigos para os quais os direitos autorais dos EUA expiraram.
- Project MUSE: Oferece acesso aberto a mais de 3.000 livros nas áreas de História, Ciências Sociais, Literatura, Educação, Filosofia, Religião, Artes, Língua, Linguística, Antropologia, Estudos de Gênero, Folclore, entre outras.
- Projeto Adamastor: Biblioteca digital de obras literárias em domínio público, disponibilizadas de forma gratuita, sem restrições, com opções que permitem filtrar os registos por coleção, gênero e/ou autor, além de uma caixa de pesquisa que facilita a busca por um livro ou autor específicos.
- ProQuest: Mais de 25.000 livros nas áreas de Negócios, Finanças, Marketing, Liderança, Economia, Psicologia e Comportamento Organizacional, Capitalismo, Política Monetária, História Econômica e Informação Tecnológica.
- Read Print: Milhares de livros de ficção, não-ficção, ensaios, contos, poesias, entre outros.
- ScholarLed: Consórcio de cinco editoras de livros em acesso aberto, sem fins lucrativos, lideradas por acadêmicos: Mattering Press, meson press, Open Book Publishers, African Minds, mediastudies.press e punctum books. Publica livros de uma ampla gama de disciplinas nas áreas de Artes, Humanidades e Ciências Sociais.
- Science Direct: Oferece mais de 30.000 livros em todas as áreas do conhecimento, sendo 5.000 na área de Ciências Sociais e Humanidades, mais de 1.000 na área de Artes e Humanidades e mais de 1600 na área de Ciências Sociais. Opções de acesso remoto a esta base: 1- Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp) ou 2- VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).
- Scielo Livros: Livros em acesso aberto, em várias áreas do conhecimento, editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas.
- Science Open: Uma plataforma de pesquisa e descoberta que oferece acesso aberto a centenas de livros.
- Sentimento da Dialética: A Coleção Sentimento da Dialética é um lugar de encontro com a obra de Otília e Paulo Arantes e reafirma o sentido coletivo da sua produção intelectual, reunida e editada em livros digitais gratuitos, vídeos e outros documentos. A coleção é organizada em sete categorias e três subcoleções, com diferentes tipologias documentais e formatos de arquivos:
Categorias principais: Filosofia (bordô); Política (vermelho); Estética (laranja); Arquitetura e Cidades (azul); Artes Plásticas (rosa); Crítica da Cultura (amarelo) e Trajetórias (turquesa). Cada categoria adota uma cor específica aplicada na capa do e-book. Além categoria principal, algumas das publicações estão classificadas em outras categorias afins.
Subcoleções:
E-books: ensaios, entrevistas e inéditos (em formatos PDF para impressão, PDF para visualização em tela e livro digital-EPUB e em Kindle-Mobi, apresentados com breves resenhas no site.
Mídia: vídeos e áudios de palestras, falas e debates, com breves resenhas do site e vinculados aos canais originais que o divulgaram.
Outros documentos: entrevistas, artigos e matérias em jornais e revistas, resenhas e documentos históricos (em formatos PDF)
Além da pesquisa por categorias e subcoleções, você pode realizar no site a busca aberta por palavras, cuja pesquisa será remetidas aos metadados de cada e-book ou documento (título, resumo e palavras-chave).
- Slavery and Anti-Slavery: A Transnational Archive: Mais de 7.000 livros na área de História Transatlântica da Escravidão. Opções de acesso remoto a esta base: 1- Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp) ou 2- VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).
- SocINDEX with full text: Milhares de livros na área de Sociologia. Opções de acesso remoto a esta base: 1- Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp) ou 2- VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).
- Springer Link: Proporciona acessoa livros nas áreas de: Arquitetura / Design, Ciências Políticas e Relações Internacionais, Ciências Sociais, Ciências, Humanidades, Ciências Sociais, Multidisciplinar, Educação, Educação & Linguagem, Estudos de Religião, Estudos Culturais e de Mídia, Filosofia, História, Linguística e Literatura.
- TextBook Revolution: Livros didáticos, recursos e materiais educacionais.
- The Online Books Page: Milhões de livros em acesso aberto nas áreas de Filosofia, Religião, História, Antropologia, Folclore, Ciências Sociais, Ciências Políticas, Direito, Educação, Artes, Literatura, entre outras.
- The Making of the Modern World: Oferece acesso a livros raros sobre a Revolução Industrial, a expansão do comércio mundial e o desenvolvimento do capitalismo moderno entre os séculos 15 e 19. Opção de acesso remoto a esta base: VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).
-
University of Michigan Press Ebook Collection: Disponibiliza livros em acesso aberto nas áreas de: Estudos Culturais; Estudos Asiáticos (China, Japão, Sul e Sudeste da Ásia); Estudos de Mídia (Jornalismo, Rádio e TV); Ciências Políticas (Relações Internacionais); Música; Estudos Literários (Literatura Moderna, Literatura dos séculos 16 e 17, Poesia e Crítica de Poesia; Estudos Alemães; História (Estudos da Idade Média e Renascimento, História das Religiões Americanas, História da América, História da Europa, História Alemã); Teatro e Performance; Escrita; Estudos Afro-Americanos; Estudos de Gênero; Arquitetura; Economia; Políticas Públicas; Estudos da América Latina; Educação; Religião; Direitos Humanos; Arqueologia; Negócios; História da Arte; Estudos Clássicos; Linguística; Fotografia, entre outros.
- Wiki Books: Milhares de livros didáticos que todos podem editar.
- Wiley Online Library: Mais de 22.000 livros nas áreas de Artes, Humanidades, Psicologia, Direito, Ciências Sociais, entre outras. O acesso se dá via Portal de Periódicos CAPES. Opções de acesso remoto a esta base: 1- Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp) ou 2- VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).
REFERÊNCIA:
SERRA, Liliana Giusti. Política para a gestão de livros digitais: a formação do bibliotecário e dos usuários. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, Marília, v. 8, n. 1, p. 1-18, 2014. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/4253/3092. Acesso em: 26 ago. 2020