20240904 fabiana ebbok

A Associação Nacional de História - ANPUH - SP convida para o lançamento do e-book "História da África nas universidades públicas do Estado de São Paulo: ensino, abordagens e memória (2003-2023) que será realizado em Campinas, na Unicamp, no dia 04 de setembro, às 19h.
O e-book é uma iniciativa do GT Áfricas e contou com o apoio financeiro da Associação Nacional de História, a qual reuniu em uma única publicação professores de História da África das universidades públicas do Estado de São Paulo para uma reflexão sobre o impacto, as consequências e os benefícios da lei n. 10.639/2003.
Segue o link para o download gratuito no site da editora: https://lutasanticapital.com.br/.../historia-da-africa...

Sumário
Apresentação | Helena Wakim Moreno, Ivan Sicca Gonçalves, Raquel G. A. Gomes e Thiago H. Sampaio
Os muitos efeitos da lei 10639/03: história, cotas, epistemes | Lúcia Helena Oliveira Silva
Apontamentos sobre a colonização e a descolonização do pensamento africano | Leila Leite Hernandez
A África e os mundos grego e romano – A fuga dos “centrismos” e a busca de uma perspectiva afrorreferenciada | Gilberto da Silva Francisco
Das sementes ao cultivo: pensar na África e no Afro por meio da produção acadêmica e dos movimentos sociais às ações do Grupo de Pesquisa Ana Gertrudes de Jesus, mulher da terra. | Núbia Aguilar e Cristina Wissenbach
As Áfricas e suas diásporas: o curso de pós-graduação lato sensu e a sua contribuição para o campo dos estudos africanos | Fabiana Schleumer
A História da África na encruzilhada das demandas do ensino, da pesquisa e dos movimentos sociais | Lucilene Reginaldo
O campo de estudos sobre África na Universidade Federal do ABC (UFABC) | Carolina Bezerra Machado e Muryatan S. Barbosa

Inicío da descrição :

A capa do livro apresenta as cores verde, vermelho, preto e cinza, com o título em letras brancas: História da África nas universidades públicas do Estado de São Paulo: ensino, abordagens e memória (2003-2023). Os nomes dos organizadores, Helena Wakim Moreno, Ivan Sicca Gonçalves, Raquel G. A. Gomes e Thiago H. Sampaio, também estão em letrascom a cor branca.

No canto esquerdo, há um símbolo composto por um círculo com uma estrela no centro, em preto, acompanhando o texto "Lutas Anticapital", também em preto.

fim da descrição