2º EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2014 – DOUTORADO –versão retificada II

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Interunidades (PPG-BT)

Universidade Federal de São Paulo

A Comissão de Ensino de Pós-Graduação (CEPG) torna pública a abertura de vagas para concessão de bolsas contingenciadas através do Segundo Edital de Seleção de 2014 para ingresso no Doutorado (quatro vagas) do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Biotecnologia.

O processo seletivo ocorrerá em duas fases:

1ª. Fase: Prova Escrita.

2ª. Fase: Análise por Banca Examinadora com entrevista.

Observação 1: Somente seguirá para a segunda fase o numero de candidatos igual ao numero de vagas existentes. Se durante a vigência do edital surgirem mais vagas, candidatos com nota superior a nota de corte da prova escrita,  que não seguirem para a segunda fase, poderão ser convocados.

Observação 2: Candidatos com bolsa aprovada por instituições de fomento poderão entrar no programa de forma direta e em fluxo continuo após análise por banca examinadora.

Como fazer e acompanhar a inscrição

Candidatos à prova escrita deverão observar o período de inscrição de 01/09/2014 a 07/11/2014, que seráexclusivamentefeita online.

2. Buscar entre os docentes cadastrados no PPG-BT (http://www.unifesp.br/campus/sjc/) um orientador e obter junto a ele(a) uma carta de interesse e um projeto de esquisa.

3. Acessar o Formulário de Inscrição On-line.

4.  Preencher o formulário online.

5.  Anexar os seguintes documentos:

  1. Carta de interesse do orientador, endereçada à CEPG, indicando a realização de estágio probatório e o período de estágio; o estágio probatório é um critério adicional não obrigatório.
  2. Histórico escolar completo da graduação e em caso de candidatos a doutorado, da pós-graduação;
  3. Currículo lattes;
  4. Carta de intenção do candidato;
  5. Duas cartas de recomendação (preferencialmente de antigos orientadores e/ou professores);
  6. Projeto de pesquisa com no máximo 10 páginas relatando os trabalhos a serem desenvolvidos no PPG-BT.

6. Imprimir o comprovante de inscrição, assinar e enviar para o correio eletrônico do programa (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

7. Acessar o site do PPG-BT com frequência, para consultar/acompanhar informações e resultados de cada Fase do processo.

8. Candidatos com bolsa de pós-graduação aprovada poderão fazer inscrições no processo seletivo em fluxo contínuo, seguindo os passos 3-7 descritos acima.

Calendário do Segundo Processo Seletivo 2014:

01/09/2014: abertura das inscrições;
07/11/2014: encerramento das inscrições;
10/11/2014: publicação da lista das inscrições homologadas na 1ª. Fase;
11/11/2014: encaminhamento de recursos à Coordenação do Programa;
12/11/2014: resposta aos recursos encaminhados no sítio eletrônico do Programa;
12/11/2014: divulgação da lista consolidada com os nomes dos candidatos inscritos;
17/11/2014: Prova escrita;
24/11/2014: divulgação do resultado da prova escrita e do gabarito;
24/11/2014: encaminhamento de recursos à Coordenação do Programa;
25/11/2014: divulgação do resultado consolidado da prova escrita; divulgação da data das entrevistas para candidatos aprovados na prova escrita.
01-03/12/2014 Entrevistas dos candidatos
05/12/2014 Divulgação do resultado final

 

Disposições Gerais

Para a participação no processo seletivo do PPG-BT é exigido que o candidato tenha orientador e projeto definidos.

Inscrições: de01/09/2014 a 07/11/2014– Inscrição para candidatos a prova escrita

1. No ato da inscrição o candidato deve anexar todos os documentos exigidos acima ao Formulário via link disponibilizado no processo de inscrição online, não sendo permitido o envio dos documentos por nenhum outro meio que não este.

2. As inscrições recebidas sem a documentação completa ao formulário online serão indeferidas automaticamente e não caberá recurso.

3. O candidato deverá acompanhar as fases do processo de seleção e seus respectivos resultados exclusivamente pelo sítio do PPG-BT.

1ª. Fase: 17/11/2014: prova escrita.

1. No dia da prova escrita, os candidatos com inscrições homologadas deverão comparecer munidos de documento de identificação (Registro Geral = carteira de identidade), CNH (Registro Nacional de Habilitação = carteira de motorista) ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiros);

2. A prova escrita será realizada conforme lista publicada no sítio do PPG-BT, onde estarão indicados o local, a data e o horário da prova.

3. Não será permitido material de consulta durante a prova escrita, como também  calculadora, celular, etc.

4. Os conceitos cobrados na prova escrita envolverão conhecimentos básicos de Bioquímica e Biologia Molecular que estarão contidos na seguinte literatura sugerida:

  • Alberts et al. Fundamentos da Biologia Celular (capítulos 2 a 7, 10, 13 e 14). Artmed 2006.
  • Stryer, L., Tymoczko, J. L., Berg, J. M. Bioquímica. 5a ed., Ed. Guanabara-Koogan 2004.
  • Campbell, Mary K.; Bettelheim, Frederick A.; Farrell, Shawn O.; H. Brown, William. Introdução à Bioquímica. Cengage Learning, 2011.
  • Marzzoco, Anita; Torres, Bayardo Baptista. Bioquímica Básica. Guanabara Koogan, 2010.

5. A prova escrita será utilizada como critério classificatório único para a distribuição de bolsas contingenciadas eventualmente concedidas pela CAPES para o PPG-BT.

6. A prova escrita consiste de 20 perguntas e valerá 10 pontos. Serão eliminados os candidatos que não atingirem 6 pontos.

  1. A distribuição de bolsas da CAPES ocorrerá de acordo com a classificação dos aprovados na prova escrita.
  1. Somente seguirá para a segunda fase o numero de candidatos igual ao numero de vagas existentes.
  1. Em caso de empate entre candidatos, o desempate ocorrerá na segunda fase.
  1. Na eventual concessão de novas bolsas, candidatos aprovados na prova escrita poderão ser considerados, durante a vigência deste edital, que se encerra 28.02.2015 ou com a publicação do próximo edital de seleção do PPG-BT.

 

2ª. Fase: entrevista.

  1. Candidatos serão convocados para as entrevistas em datas e horários a serem publicadas no site do programa.

2. Para a entrevista, os candidatos deverão comparecer munidos de documento de identificação: RG (Registro Geral = carteira de identidade), CNH (Registro Nacional de Habilitação = carteira de motorista) ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiros);

3.   As entrevistas serão realizadas em local, data e horário indicados no sítio do PPG-BT, onde constarão, ainda, os nomes dos examinadores de cada candidato.

4. Solicitações de mudanças no agendamento das entrevistas não serão aceitas.

5. É facultado à banca examinadora, caso considere haver inexistência de candidatos habilitados, deixar vagas em aberto.

6. Aos resultados da entrevista não caberão recursos.

7. A entrevista seráEliminatóriapara matrícula dos candidatos.

Publicação da Lista Final de Candidatos Aprovados no Processo de Seleção:.

1. A lista final dos candidatos aprovados estará disponível no sítio do PPG-BT.

2. Os candidatos aprovados deverão confirmar o interesse pela vaga e efetuar matrícula na secretaria de pós-graduação do campus São José dos Campos ou Diadema da UNIFESP nos períodos indicados.

3. Todas as instruções sobre a confirmação da vaga, a matrícula e o ingresso no PPG-BT serão publicadas exclusivamente no link do sítio do PPG-BT.

4. Antes de matricular-se, o candidato deve estar ciente sobre as normas e prazos constantes no Regimento do PPG-BT e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP para certificar-se de que está de acordo com a proposta acadêmica e científica deste Programa.

5. A efetivação da matrícula é necessária para que o candidato seja considerado aluno regular do PPG-BT.

6. Aos resultados finais deste Processo de Seleção não caberá recurso.

Recomendações para a elaboração do Projeto de Pesquisa

1. O Projeto de Pesquisa deverá ser apresentado com objetividade e clareza.

2. O Projeto de Pesquisa deverá ter no máximo 10 (dez) páginas, incluindo as referências bibliográficas.

3. O Projeto deverá ser escrito na seguinte configuração:

Fonte: Times New Roman 12

Espaçamento entre as linhas: 2 linhas

Margens: todas em 2 cm

A primeira página deverá apresentar:

a) Nome do candidato

b) Nome do orientador

c) Título do Projeto de Pesquisa

d) Resumo do Projeto de Pesquisa com máximo de 20 (vinte) linhas que sintetizem a proposta e, principalmente, o foco de investigação.

e) Na sequência, o Projeto de Pesquisa também deverá apresentar Introdução, Objetivos, Materiais e Métodos, Cronograma e Bibliografia.

Das Bolsas de Estudos

  1. Os candidatos mais bem classificados na prova escrita terão direito, durante a vigência deste edital e até a publicação do próximo edital de processo seletivo, a concorrer às bolsas contingenciadas disponíveis para o PPG-BT. É pré-requisito para a implementação das bolsas contingenciadas que os candidatos tenham sido aprovados na 1ª fase (prova escrita) e que venham a ser aprovados também na 2ª (fase de entrevistas) fase do Processo de Seleção.
  1. Apos a divulgação do resultado da segunda fase, o candidato terá 60 dia para se  matricular no programa. Em caso de não atender esta exigência o candidato perderá direito a matricula e bolsa.

3. Caberá à CEPG do PPG-BT decidir se as bolsas contingenciadas disponíveis que não forem preenchidas pela ausência de candidatos habilitados serão distribuídas mediante estabelecimento de novos critérios de atribuição para os alunos aprovados neste Processo Seletivo, após realização de uma segunda prova escrita com datas a serem marcadas, ou serão disponibilizadas mediante novo Edital.

4. Vagas não previstas no edital ou não preenchidas neste processo seletivo poderão ser distribuídas a critério da CEPG, observando os critérios do regimento do PPG-BT, até o 28.02.2015 ou antes da abertura do próximo processo seletivo.

São José dos Campos, 19 de Setembro de 2014.