Observatório de Lutas Urbanas

O Observatório de Lutas Urbanas (OLU) é um dos observatórios temáticos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) localizado no Instituto das Cidades - Campus Zona Leste. Ele tem, como tema central, as lutas urbanas de resistências, insurgências, insubmissões e reivindicações levadas a cabo por setores explorados, oprimidos e subalternizados da sociedade brasileira.

Seu escopo de trabalho abarca os processos de lutas presentes nas relações entre Estado e sociedade, bem como entre setores divergentes da sociedade. Enfoca, em especial, os processos de luta contra as desigualdades, injustiças, dominações, opressões, explorações, espoliações, segregações, destituições e violações nas relações entre classes sociais, raciais, de gênero, dentre outras.

Enfoca também os processos de lutas para reivindicações por mudanças sociais, políticas públicas participativas, direitos sociais, direito à cidade, justiça socioambiental, fortalecimento da democracia e melhores condições de vida urbana. Enfoca especialmente as lutas pelo direito à cidade e à moradia digna compreendido não somente na perspectiva das políticas públicas, mas principalmente em suas dimensões históricas e utópicas.

O território de atuação do OLU abrange toda a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) com prioridade para o território da Zona Leste do Município de São Paulo onde se encontra o Instituto das Cidades da Unifesp.

 

IMG-20210616-WA0001.jpg