Sobre a série

A série Estudos Urbanos trata-se da primeira coleção publicada pelo Instituto das Cidades, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que em 2022 completa cinco anos de atividades intensas de ensino, pesquisa e extensão. Sediado no Campus Zona Leste, em São Paulo, o Instituto consolida a proposta de implementar, na periferia da metrópole, um campus universitário comprometido com a construção de conhecimento crítico sobre as cidades e seus processos socioespaciais e políticos.

A coleção é composta por quatro volumes organizados pelos grupos de pesquisa que atuam no Instituto, com contribuições de pesquisadores que participaram do Seminário Internacional Estudos Urbanos e Interdisciplinaridade, realizado em outubro de 2021. Convidados a compor a série, os autores que aqui se apresentam expõem ideias e reflexões críticas e transversais, multi e interdisciplinares, sobre um amplo leque de temas relacionados ao urbano.

Fazem parte desta coleção os volumes Enfrentamentos da educação e da cultura: territórios de resistência e utopia, Mobilidades desiguais, Cidades: memórias, histórias e narrativas e Acumulação do capital e reprodução da vida: tensões a partir da produção do espaço. Somados aos Cadernos de Estudos Urbanos publicados pelo Instituto das Cidades a partir deste mesmo ano de 2022, os volumes desta série apresentam aos leitores interessados nos diferentes aspectos dos estudos urbanos múltiplas abordagens, com consistência metodológica e seriamente comprometidas em avançar, do ponto de vista prático e teórico, na melhor compreensão das trajetórias históricas e das tendências presentes e futuras atinentes às cidades do Brasil e do mundo.

Magaly Marques Pulhez e Ricardo Santhiago (editores)