Segunda, 05 Dezembro 2016 15:22

Unifesp mostra a sua arte

(0 votos)

Evento abriga 1º Concurso de Fotografias, Poemas Curtas-metragens

Valquíria Carnaúba

Promovida pela Coordenadoria de Política Cultural da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a primeira edição da Semana Unifesp Mostra a sua Arte, com realização planejada para ocorrer entre os dias 16 e 19 de novembro, integra-se ao esforço para difundir, integrar e fomentar a produção artística entre a comunidade acadêmica. Simultânea às atividades que ocorrem durante a Semana de Consciência Negra, a ideia foi concebida em um formato inédito, dentro de uma proposta multi-campi.

Para abrir a semana, foi planejada uma exposição e divulgação dos trabalhos vencedores inscritos no 1º Concurso de Fotografias, Poemas e Curtas-metragens (veja o box). Além disso, ocorrerão palestras, saraus e exibições de filmes ao longo dos quatro dias para contemplar as expectativas da comunidade acadêmica, a quem foi oferecida a oportunidade de vivenciar novamente a experiência do I Congresso Acadêmico, realizado em junho: as apresentações do Palco Aberto.

Assim como antes, são previstas diversas apresentações artísticas, de duração máxima de 10 minutos, com práticas denominadas “artes da cena” (música, dança, teatro, performance, circo e poesia).

Cultura: política institucional

Diversos esforços para a consolidação de uma política cultural na universidade marcam a Proex em 2015. Como estratégia para integração da universidade, composta por diversos campi cujas características estão intimamente relacionadas às regiões em que se localizam, surge a promoção das iniciativas culturais de forma a criar uma nova prática de produção de conhecimento.

Nesse contexto, ações institucionais são desenvolvidas atualmente com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e de outras instâncias da universidade. Porém, não há uma diretriz conjunta para essas iniciativas, tampouco existem recursos suficientes para que as atividades continuem a fomentar novas ações e formar outros agentes. A Coordenadoria de Política Cultural surge então como proposta para estimular tanto a produção como a circulação de atividades artísticas e culturais nos e entre os campi.

Fotos dos artistas fazendo suas apresentações durante o concurso

Ana Maria Pimenta Hoffmann, professora adjunta de História da Arte na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp (EFLCH/Unifesp) - Campus Guarulhos, à frente da coordenadoria, afirma que é constante a busca por interlocução com as câmaras técnicas de extensão e direções acadêmicas de forma a mapear, promover e dar visibilidade a artistas e coletivos da comunidade acadêmica. “Cada vez mais, é consensual a ideia de que a dimensão cultural, tanto na universidade como fora dela, desempenha um papel central no processo de formação. Por meio dela, pode-se abrir caminho para a diversidade e o pluralismo, redefinir determinados valores e recriar a própria vida em comunidade”.

As propostas da atual gestão englobam apoio ao projeto Rede Procultura Unifesp e à formação de núcleos de produção e difusão, realização de módulos de rodízio de curta duração, organização de editais pró-cultura, promoção de seminários sobre arte, manutenção e continuidade dos grupos e companhias artísticas, estímulo à Residência Artística, além do planejamento de mostras culturais itinerantes e de festivais de arte.

“Paralelamente, já existiam notáveis impulsos institucionais para a elaboração de planos de cultura em todos os campi. A Semana Unifesp Mostra a sua Arte deve acontecer como resultado direto dessa nova fase na Proex”, afirma Ana. Ela afirma ainda que a expectativa é que formatos semelhantes ao evento de novembro cheguem para ficar na grade da programação universitária e integrem outras ações culturais, a exemplo das oficinas no campus de extensão da zona leste e parcerias cumpridas entre o Ministério da Educação e o Ministério da Cultura.

Universidade realiza concurso de fotografias, poemas e curtas-metragens

Pag 13 imagem 2

Em outubro, foram abertas as inscrições para o 1º Concurso de Fotografias, Poemas e Curtas-Metragens da Unifesp, com participação aberta a discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação, pós-graduação lato ou stricto sensu e extensão da Unifesp, além de residentes e funcionários (docentes, técnicos administrativos ou terceirizados).

Cada concorrente teve a oportunidade de inscrever quantas fotografias, poemas ou curtas-metragens desejasse, com a temática “Convívio”, e ter suas obras avaliadas pela Coordenadoria de Políticas Culturais da Pró-Reitoria de Extensão da instituição.

Como prêmio, os três primeiros colocados de cada categoria foram contemplados com um tablet. Já os dez trabalhos mais bem avaliados receberam certificação, livros da Editora FAP-Unifesp e terão seus trabalhos ampliados e expostos durante o festival Semana Unifesp Mostra sua Arte, permanecendo disponíveis ao público de todos os campi por mais uma semana após o final do evento.

entrementes 12 nov 2015  Sumário do número 12

Lido 10105 vezes Última modificação em Segunda, 17 Junho 2024 14:06