PRINCIPAL

Bem vindo ao Departamento de Gestão e Segurança Ambiental da UNIFESP

O DGA é órgão técnico da Pró-Reitoria de Administração, com função executiva e de assessoramento, cuja finalidade é apoiar, orientar e implementar as ações e políticas de responsabilidade socioambiental e sustentabilidade na instituição, auxiliando no processo administrativo e desempenho ambiental da UNIFESP.

Leia mais...

Políticas de Gestão Ambiental

O DGA-UNIFESP, em conjunto com outros atores, elaborou políticas ambientais institucionais com a finalidade de estabelecer diretrizes gerais, orientações e instrumentos de gestão ambiental e gerenciamento de resíduos sólidos para todas as unidades da UNIFESP, dentre elas:

Leia mais...

Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS-UNIFESP)

Seguindo a orientação da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SLTI/MPOG), o DGA-UNIFESP apresenta a toda a comunidade acadêmica o seu Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS-UNIFESP).

LOGO PLS UNIFESP

Leia mais...

Consumo de água e energia elétrica

O DGA e as Divisões de Gestão Ambiental, como parte de suas atribuições, monitoram o consumo de água e energia elétrica de cada um dos campi da UNIFESP desde 2014, por controle próprio, e entre 2015 e 2019 por meio do Sistema do Projeto Esplanada Sustentável (SisPES). Em 2020 o monitoramento voltou a ser feito por controle próprio. Confira aqui gráficos e dicas para economia.

Leia mais...

EVENTOS

Minicurso [Presencial] Segurança em Laboratórios: Aspectos Ambientais e Ocupacionais

  • Data de realização: 12/12/2024.
  • Horário: das 08:30 às 17:00.
  • Local: Campus São Paulo da Unifesp.
  • Período de inscrições: 02/12 a 10/12/2024 (ou até o preenchimento das vagas).
Leia mais...

Segurança em Laboratórios: Aspectos Ambientais e Ocupacionais (Turma 4 - 2024)

  • Período de realização: 04/11 a 13/12/2024.
  • Horário: EaD (assíncrono).
  • Local: Plataforma Moodle da SEAD-Unifesp.
  • Período de inscrições: 05/10 a 20/10/2024 (ou até o preenchimento das vagas).
  • VAGAS PREENCHIDAS. INSCRIÇÕES ENCERRADAS.
Leia mais...

I Workshop de Sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior

Leia mais...

3º Fórum da Rede SustentAção-SP: Mudanças Climáticas

Leia mais...

Segurança em Laboratórios: Aspectos Ambientais e Ocupacionais (Turma 3 - 2024)

  • Período de realização: 26/08 a 04/10/2024.
  • Horário: EaD (assíncrono).
  • Local: Plataforma Moodle da SEAD-Unifesp.
  • Período de inscrições: 27/07 a 11/08/2024 (ou até o preenchimento das vagas).
  • VAGAS PREENCHIDAS. INSCRIÇÕES ENCERRADAS.
Leia mais...

logo_DGA_branco_Contato.png

Câmara Técnica

O que é a CT-GSA?

A Câmara Técnica de Gestão Ambiental (CT-GSA) é um órgão consultivo, deliberativo e de acompanhamento, subordinada à Pró-Reitoria de Administração (ProAdm) e vinculada ao Escritório Técnico de Apoio à Gestão e Assuntos Estratégicos (ETAGAE), com o objetivo de elaborar, propor, avaliar e coordenar diretrizes, ações e políticas relacionadas à gestão ambiental na UNIFESP, a serem executadas centralmente pelo Departamento de Gestão e Segurança Ambiental (DGA) e, de forma coordenada e articulada, pelos respectivos órgãos relacionados à gestão ambiental nos campi da UNIFESP.

Objetivos da CT-GSA

  • Fomentar a adoção de políticas e práticas de responsabilidade socioambiental e sustentabilidade por toda a comunidade acadêmica da UNIFESP, visando a minimização dos impactos ambientais de suas atividades;
  • Apoiar a reitoria e pró-reitorias nos assuntos e demandas que envolvem as questões ambientais;
  • Zelar pela contínua e progressiva melhora do desempenho ambiental da UNIFESP.

Composição da CT-GSA

  • Diretor do DGA, que será seu presidente;
  • Chefes das divisões do DGA;
  • Diretores administrativos dos campi;
  • Representantes de cada campus das instâncias administrativas associadas à gestão ambiental, restringindo-se a um representante por campus, indicados pelo diretor do campus; e
  • Coordenador administrativo do Complexo da Reitoria e Administração Central.

Atribuições da CT-GSA

  • Elaborar, apreciar, deliberar a aprovação e acompanhar o desenvolvimento do Plano de Trabalho Anual de Gestão Ambiental na UNIFESP, a ser executado pelo DGA e órgãos associados nos campi, em consonância com as regras gerais da instituição;
  • Apreciar e deliberar sobre a aprovação o Relatório Anual de Gestão Ambiental do DGA;
  • Discutir e deliberar sobre questões e temas relativos à gestão ambiental, para que a atuação da instituição ocorra de forma articulada entre todos os órgãos relacionados à gestão ambiental na UNIFESP;
  • Elaborar, propor, apreciar e emitir pareceres sobre diretrizes, normas e procedimentos que visem a máxima eficiência na organização administrativa e operacional das atividades desenvolvidas de forma individual e/ou articulada na UNIFESP, em conformidade com a legislação e dispositivos normativos vigentes;
  • Elaborar, propor, apreciar, emitir pareceres e acompanhar o planejamento e desenvolvimento de projetos institucionais específicos ou relacionados à gestão ambiental, que visem melhorar o desempenho ambiental da UNIFESP em todo seu espectro de atividades, em conformidade com a legislação e dispositivos normativos vigente;
  • Elaborar e propor indicadores de avaliação e monitoramento do desenvolvimento de projetos ambientais institucionais;
  • Instituir grupos de trabalho para tratar de assuntos e demandas específicas relacionadas à gestão ambiental, quando assim considerar necessário;
  • Encaminhar estudos, informações e documentos de sua área de gestão, visando subsidiar as atividades desenvolvidas na UNIFESP;
  • Propor a realização de estudos, seminários e encontros sobre a temática ambiental;
  • Atuar de forma sistemática para a capacitação e o aperfeiçoamento dos servidores.

 

Subcategorias

Subcategorias