A Gestão Ambiental da Unifesp elabora Relatórios e fornece dados para a participação de Rankings internacionais.
Os Relatórios são elaborados com o objetivo principal de identificar possíveis pontos de aprimoramento para a universidade, além de serem fontes de dados e informações para a comunidade acadêmica, sociedade e gestão.
Rankings internacionais
O U.I. Greenmetric, criado em 2010, pela Universidade da Indonésia, tem por finalidade ranquear as boas práticas de sustentabilidade instituídas nas universidades do mundo, com o objetivo de criar um “Benchmarking internacional de boas práticas de sustentabilidade em IES”.
O Departamento de Gestão e Segurança Ambiental (DGA) coleta, reúne e fornece dados para este IAS desde 2010, buscando, a cada ano, aprimorar sua participação e, sobretudo, difundir e consolidar a cultura de sustentabilidade nas diversas ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão.
O preenchimento do questionário Greenmetric é de responsabilidade do DGA, contando com a contribuição das Divisões de Gestão Ambiental e de setores de Infraestrutura dos campi.
Colocação da Unifesp em 2023 (ano base de 2022): 20ª entre as universidades Federais do Brasil (resultado disponível aqui).
O Times Higher Education Impact Ranking, criado pela revista britânica Times Higher Education (THE), é considerado como o IAS que objetiva mensurar o desempenho ambiental das IES’s do mundo em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) postulados pelas Nações Unidas.
Os indicadores ambientais desenvolvidos e empregados buscam fornecer comparações abrangentes e equilibradas em quatro áreas:
• Pesquisa
• Gestão
• Ensino
• Extensão
A Pró-Reitoria de Planejamento é responsável pela coleta de dados e preenchimento do site/questionário, contando também, com a colaboração do Departamento de Gestão e Segurança Ambiental e demais Pró-Reitorias que gerenciam ações nas quatro áreas mencionadas.
Colocação da Unifesp em 2023 (ano base de 2022): 5ª entre as universidades da América Latina (resultado disponível aqui).
O QS World University Rankings é realizado anualmente pela empresa inglesa de análises globais Quacquarelli Symonds (QS). Sua primeira edição foi publicada em 2004 em colaboração com a Times Higher Education (THE), com o intuito de fornecer uma fonte independente de comparação de dados sobre o desempenho de universidades. A partir de 2009 as 2 organizações se separaram para produzir rankings universitários independentes, o QS World University Rankings e o THE World University Rankings.
O QS World University Rankings contempla vários aspectos do universo acadêmico:
● Reputação acadêmica
● Reputação do empregador
● Proporção de alunos x docentes
● Citações por docente
● Proporção de docentes internacionais
● Proporção de alunos internacionais
● Rede internacional de pesquisa
● Resultados em termos de emprego
● Sustentabilidade
Este último foi incluído em 2022 em razão da sua crescente importância no ensino superior e na sociedade em geral. Já na primeira edição contou com informações de 700 universidades que forneceram dados para a medição da capacidade de uma instituição para enfrentar os maiores desafios ambientais, sociais e de governança (ESG) do mundo.
Na Unifesp, a Pró-Reitoria de Planejamento é responsável pela coleta de dados e preenchimento do site/questionário. Dessa forma, o Departamento de Gestão e Segurança Ambiental colabora fornecendo dados e informações, que são por ele geridos.
Colocação da Unifesp em 2023 (ano base de 2022): 24ª dentre as Universidades da América Latina e Caribe (resultado disponível aqui).