Esclarecimentos da PRAE sobre bloqueio de verbas do Governo federal e possível atraso no pagamento dos auxílios PAPE

A PRAE tomou conhecimento do bloqueio do uso das verbas da Unifesp, ocorrido em 01/12/2015.

Essa restrição financeira, que não é exclusiva da Unifesp, fez com que a Universidade não tenha encaminhado, no dia de hoje, o pagamento dos auxílios do seu Programa PAPE, ou seja, auxílios de alimentação, transportes, moradia e creches. Enquanto aguardamos definições do MEC sobre a reabertura do sistema de pagamentos, estamos buscando medidas emergenciais na tentativa de evitar atrasos e prejuízos aos(às) estudantes de graduação. Há gestões sendo realizadas pela reitoria ao MEC, há uma moção do Conselho Superior (CONSU) sendo enviada ao Congresso.

Estamos buscando solução imediata ao problema e nos comprometemos a mantê-los informados a cada novidade, com a transparência de sempre e respeito aos(às) estudantes. O pagamento costuma estar na conta dos estudantes até o 5º dia útil de cada mês, sendo a folha de pagamentos encaminhada sempre no 1º dia útil aos bancos. Desde ontem os sistemas financeiros da Universidade foram bloqueados pelo MEC e não pudemos enviar o que preparamos. Está tudo pronto e serão feitos pagamentos assim que o sistema desbloquear, mas, prevemos, até o momento, no mínimo, um dia de atraso no depósito. Medidas emergenciais estão sendo estudadas, por um gabinete especialmente criado, a partir do Conselho Universitário, caso o bloqueio seja mantido. Lamentamos e estamos disponíveis para esclarecimentos.