Manifesto em Defesa da Vida

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis divulga o Manifesto em Defesa da Vida, aprovado na reunião do Conselho de Assuntos Estudantis de 13 de abril de 2021.

Para baixar a íntegra do documento, clique aqui

Manifesto em defesa da vida

É com muita tristeza e indignação que o Conselho de Assuntos Estudantis manifesta seu pesar por todos/as estudantes que faleceram vítimas da Covid.

Quantas mortes ainda iremos lamentar? Quantos/as estudantes ainda terão seus destinos precocemente interrompidos vítimas de covid e de fome principalmente pretos/as, pardos/as e periféricos/as?

Defendemos a adoção de medidas mais efetivas no combate à pandemia, como: aumentar o valor destinado ao auxílio emergencial, financiar adequadamente as ações de saúde, adquirir mais insumos e vacinas, não permitir que vacinas sejam adquiridas por empresas privadas concorrendo com o próprio governo, melhorar as campanhas sobre o distanciamento social, incentivar e dar exemplo sobre o uso de máscaras, seguir apenas as recomendações com comprovação científica para a prevenção e controle da pandemia.

É inaceitável que um país modelo por sua Política Nacional de Imunização tenha se omitido nos acordos e compras precoces das vacinas contra a Covid-19 e, por consequência, até o momento, apenas cerca de 10% da população tenha sido vacinada.

O Sistema Único de Saúde, cronicamente subfinanciado, tem demonstrado sua importância em uma das maiores crises sanitárias do Brasil. A Emenda Constitucional nº 95 e outras medidas de austeridade fiscal precisam ser revogadas, pois impedem o aporte necessário de recursos financeiros para áreas prioritárias como, saúde, educação, pesquisa e de desenvolvimento e assistência social por 20 anos. A população brasileira tem o direito constitucional de receber do Estado políticas públicas eficientes em todas as áreas.

Chega de descaso! Chega de vítimas! Chega de estudantes mortos/as!

São Paulo, 13 de abril de 2021
Conselho de Assuntos Estudantis da Unifesp