Manifesto do Caepa contra violência policial na ALESP

Na noite do dia 6 de dezembro, a Reitoria da Unifesp tomou conhecimento dos atos de violência ocorridos em sessão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo durante a votação do projeto de Lei N.º 1.501/2023 sobre a privatização da Sabesp.

Na ocasião, quatro pessoas foram presas, dentre as quais Hendryll Luiz Rodrigues de Brito Silva, estudante de graduação do Campus Baixada Santista e Lucas Borges Carvente, estudante de pós-graduação do Campus Guarulhos da Unifesp. Ambos seguem em prisão preventiva e tiveram os Habeas Corpus denegados até o momento. As outras duas pessoas inicialmente presas não têm vínculo com a Unifesp e foram liberadas pela polícia.

Desde então, a Unifesp tem atuado no sentido de obter informações sobre os estudantes, auxiliar as famílias, defender os direitos humanos e a garantia a defesa e ao contraditório.

O Conselho de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas manifesta-se contrariamente a qualquer ato de violência e injustiça, defende veementemente a liberdade de expressão, a pluralidade de ideias, a livre manifestação de pensamento e o debate respeitoso e não violento como princípios basilares de uma sociedade democrática.

CONSELHO DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E POLÍTICAS AFIRMATIVAS