Projeto da Unifesp aprovado pelo Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento seleciona bolsistas de mestrado e doutorado

As inscrições podem ser realizadas de 1.º a 15 de fevereiro.

Por Lauren Steffen

O projeto da Unifesp Afirmando pela diferença: as Ações Afirmativas nos Programas de Pós-Graduação no Brasil, aprovado pelo Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) - Políticas Afirmativas e Diversidade da Secretaria de Alfabetização Continuada, Diversidade e Inclusão - SECADI/MEC e da Capes, seleciona três bolsistas de pós-doutorado. A ação é voltada para a formação de recursos humanos de alto nível e para a pesquisa acadêmico-científica em temas relacionados às políticas afirmativas e diversidade na educação.

O Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento objetiva propiciar a formação e capacitação de estudantes autodeclarados(as) pretos(as), pardos(as), indígenas e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, com elevada qualificação em instituições de excelência, no Brasil e no exterior. O projeto da Unifesp, aprovado pelo Programa, analisará a composição étnica, racial, de gênero, e deficiências de discentes e docentes dos Programas de Pós-Graduação da Unifesp e mapeará possibilidades e limites das políticas afirmativas.

As inscrições podem ser realizadas de 1.º a 15 de fevereiro via formulários eletrônicos disponíveis nestes link (mestrado) e link (doutorado). Podem se inscrever candidatos(as) com diploma de doutorado, preferencialmente na área das Relações Raciais. A bolsa terá duração de 12 meses e poderá ser estendida, conforme a necessidade, até o prazo máximo de 24 meses. O valor da bolsa é de R$ 5.200,00 mensais. A dedicação ao projeto é de 30 horas semanais.

O resultado do processo será divulgado no site do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unifesp no dia 1.º de março de 2024. Mais informações podem ser obtidas no edital da seleção disponível neste link (mestrado) e link (doutorado). Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. só que com os dados referente ao mestrado e ao doutorado.