Ubuntu (minha história pode mudar o mundo)
SOMOS TODAS LAUDELINAS, CAROLINAS, PERIFÉRICAS NA UNIVERSIDADE é uma página que busca trabalhar a dimensão valorativa e simbólica das ações afirmativas. É mais um canal que esta Unifesp abre para expressão da comunidade, com a perspectiva de partilhar histórias que nos ensine a viver melhor. Uma boa história pode ensinar mais que muitos livros e pode nos ajudar a mudar o mundo ou simplesmente transformar nossa comunidade em um espaço mais acolhedor e agregador das diversidades.
Ubuntu. Esté é um principio da filosofia africana. Isto é UBUNTU
Ubuntu é uma filosofia humanista, uma ética social, uma ideologia altruísta, uma visão unificadora que enfatiza a importância da comunidade, solidariedade, cuidado, partilha, harmonia, hospitalidade, respeito e capacidade de resposta. Ubuntu reconhece a verdadeira alteridade de todas as pessoas, a diversidade de línguas, as histórias de vida dos indivíduos e do colectivo. Diz-nos que o nosso verdadeiro potencial humano só pode ser reconhecido quando estamos interligados com os outros. As pessoas são pessoas por causa de seu relacionamento com outras pessoas. Ninguém é uma ilha, não podemos viver em isolamento. Vivemos numa comunidade e esse sentido de comunidade faz o que somos. Estamos unidos aos outros de muitas formas, com os quais partilhamos o nosso sucesso e a nossa dor. Como indivíduos, não podemos separar a nossa humanidade da humanidade dos que nos rodeiam. (Transcrito da Ubuntu Global Network)
Chegaremos a essência UBUNTU utilizando como instrumento o storytelling organizacional pois a narrativa individual ou coletiva pode produzir uma perspectiva integral sobre a organização e seus objetivos, fator primordial para gerar identidade e propósito entre os diversos atores de nossa comunidade; podendo transformar e dar novos formatos a cultura da organização fazendo com que a cada dia a instituição possa ser representativa para todas as pessoas.