130 Anos da abolição: Nossa abolição é a educação

Sob a égide reflexiva dos 130 anos da abolição a PRAE-UNIFESP propõe o seminário de abertura do curso PERMANÊNCIA ESTUDANTIL E OS MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA,

bem como enfatizará durante o seminário discussões importantes no que diz respeito à permanência de indígenas e quilombolas na universidade por meio do Programa de Bolsa Permanência (PBP), instituídos pela Portaria Ministerial 389/2013, a qual se configura como uma ação do Governo Federal na concessão de bolsas para àqueles matriculados nas agências de ensino federais. Outro ponto que será discutido é constituição de bancas de validação para avaliar os termos de autodeclaração dos candidatos que concorrem às vagas de cotistas nas universidades públicas.

Objetivos:

• Discutir as ações afirmativas no contexto da Pró-reitoria de
Assistência Estudantil da Unifesp.
• Rediscutir o acesso de indígenas e quilombolas nas universidades
públicas.
• Refletir acerca do processo de implementação das bancas de validação
dos termos de autodeclaração dos candidatos que concorrem às vagas de cotistas nas universidades

8h30 - ACOLHIMENTO
9h00 - MESA DE ABERTURA
9h30min: MESA REDONDA PROJETOS SOCIETÁRIOS E PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS

Coordenadora: Profa. Dra. Renata Gonçalves

Expositores: Implementação das Cotas nas Universidades: reflexões entre o passado e o futuro

• Deputado Federal Paulo Teixeira
Acesso e permanência da população negra nas universidades públicas no século XXI
• Prof. Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier - Assessor Pró-reitora de
Extensão Universitária-Unesp
Projeto Pedagógico Institucional da Unifesp: democratização e inclusão
• Prof. Dr. James Holston – Departamento de Antropologia
da Universidade da Califórnia, Berkeley
• Prof. Dr. Anderson Rosa - Pro-reitor de Assuntos Estudantis
da Universidade Federal de São Paulo
As trajetórias e desafios da permanência estudantil nas Universidades Federais

Debatedor: Prof. Dr. Renato Janine Ribeiro – Ex-Ministro da Educação - Professor Visitante da Unifesp (a confirmar)

11h30 - MESA REDONDA INDÍGENAS E QUILOMBOLAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS

Coordenador: • Edgar Aparecido Moura Amaral – Unifesp/Consea/CONAC

Expositores:

• Leonardo Santana – Diretor da Fundação Palmares
• Luis Roberto de Palela - UFABC
• Nilce Pontes - Coord. da Comunidade Quilombola de Ribeirão Grande e Coordenação Nacional de Comunidade Quilombolas
• Emerson Oliveira - da etnia Guarani-Mbya - Pós-Graduação em Antropologia Social na USP

Debatedoras:

• Profª Drª Marina Pereira de Almeida Mello (Coordenadora do NAE-Guarulhos – Núcleo de Apoio ao Estudante).
• Profª Drª Débora Galvani - Coordenadoria de Direitos Humanos da Pro-reitoria de Cultura e Extensão da UNIFESP.

As 14h30 – CONFERÊNCIA PARA PENSAR A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE: OS MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA

Conferencista: Prof. Dr. Luiz Henrique Passador – Unifesp/BS.
Coordenadora: Loiane Vilefort - Departamento de Comunicação Institucional (DCI/Unifesp)
Debatedora: Julia Clara Santos – Discente de psicologia-Unifesp/BS

As 15h30 - MOTIVOS E SENTIDOS: A IMPLEMENTAÇÃO DE BANCAS DE VALIDAÇÃO DOS TERMOS DE AUTODECLARAÇÃO DOS CANDIDATOS COTISTAS

Coordenador: (confirmar)

Expositores:

• David Costa – Discente/Unifesp Medicina - Coletivo Umoja
• Dr. Nilton Silva – advogado
• Profª Drª Elisabete Aparecida Pinto – UFBA em Cooperação Técnica na Unifesp
• Prof. Dr. Acacio de Almeida – UFABC

Debatedor:

• Cesar Augusto Candido Xavier - Pequisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa Gênero, Raça/Etnia e Geração- Nepgreg/CNPQ

As inscrições  são gratuitas e podem ser feitas até 28 de maio por meio do link https://phpu.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php.

A programação completa e demais informações podem ser obtidas em (http://www.unifesp.br/reitoria/prae/publicacoes/publi/eventos/379-130-anos-da-abolicao-nossa-abolicao-e-a-educacao).

Data: 29 de Junho de 2018
Horário: Das 08h30 às 17h30