Presentes: representante da PRAE e da Coordenadora de Convênios da ProAdm/Unifesp; direção acadêmica do campus Guarulhos; Secretaria Mun. de Transportes de Guarulhos; representantes de estudantes do campus; Deputado Alencar Santana e assessora.
Pauta: 1)Solicitação à empresa de reforço nas linhas de ônibus que servem o entorno da unidade provisória em direção às estações do Metrô ( linhas 584- Carrão; 095 – Brás; 097; 003 e 104 – Tucuruvi; 016- Armênia; 591, 253 e 250 - Penha ) e pedido de linhas expressas de estações do metrô até a unidade provisória (Carrão, Tucuruvi, Armênia e Penha). Encaminhamentos: Reforço da frota de ônibus nos horários: 16h00 às 20h00 e 22h00 às 23h30; possibilidade de parada junto ao Carrefour e Bradesco da Linha Jardim Adriana (Linha 555 Expresso – saída da estação Armênia do Metrô) e envio de informações detalhadas de todas as melhores possibilidades existentes que podem ser acessadas atualmente, bem como o informe da inauguração do corredor de ônibus em abril. Também ficaram de contatar o Metrô para que cobrisse alguns pontos de ônibus identificados pelos estudantes. Foram expostas a situação de falta de segurança no trajeto da Ponte Estaiada ou Via Dutra até a unidade provisória pelos pedestres e a dificuldade na travessia. A Secr. Mun. Transportes de Guarulhos se comprometeu a colocar uma faixa de pedestres na via situada embaixo da Ponte Estaiada. Resposta da EMTU: 10 dias a contar da presente data.
2) Agilização da operacionalização com relação ao benefício do novo passe estudantil estadual que envolve: o cadastro do campus (já feito); cadastro do estudante; análise pela empresa; envio do cartão para a universidade; entrega ao estudante; validação e o desbloqueio nos terminais próprios, pelo estudante (prazo: 19/03/2015 – 30 dias a contar da aprovação da lei estadual), sendo esclarecido que a cota do estudante será por viagem (de acordo com o que foi declarado por ele no formulário). A PRAE se dispôs, se necessário, a enviar à EMTU a lista dos estudantes em situação de vulnerabilidade social para agilização desses casos e, protocolou Ofício Prae, no qual formaliza este pedido e oferta de apoio válido para todos os campi da Unifesp.
3) Estudos para melhoria do transporte coletivo nos Pimentas: Diante de novas opções de transportes e de medidas de urbanização para a região, a Secretaria Mun. de Transportes de Guarulhos e a EMTU se comprometeram a apresentar estudos de oferta de transporte público até o retorno do campus à região, em próxima reunião, a ser agendada.
Diante da sugestão de que a Unifesp tivesse trechos com ônibus próprios circulares, a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis informou que no atual contingenciamento de recursos pelo governo federal, torna-se impossível assumir gastos adicionais e o presidente da EMTU se colocou à disposição para estudar alternativas e melhoria do transporte coletivo. Tal como o compromisso assumido em Comunicados e na Audiência Pública, estamos nos empenhando para a melhoria do transporte público para a comunidade acadêmica e à população.
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Direção Acadêmica e Representação dos Estudantes