Nota de Ações Inclusivas para Estudantes

Objetivando a implantação de uma política inclusiva mais efetiva e a implementação e o aperfeiçoamento de nossas ações e procedimentos, de modo a criar uma rotina mais eficiente e eficaz que favoreça o monitoramento, o atendimento às demandas e o planejamento de investimentos e ações relacionadas à acessibilidade e inclusão, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), tem previstas, para o início desse ano, as seguintes ações:

Assim como ocorreu no início do ano passado, solicitaremos que os estudantes ingressantes que assinalaram ter mobilidade reduzida e/ou algum tipo de deficiência, no questionário de início de ano, sejam chamados, pelos NAEs, para a realização de entrevistas.

Concomitantemente, convidaremos esses estudantes para preencherem um breve questionário acerca de suas necessidades educativas especiais, acessando um link em nossa página. Inclusive, em breve, teremos em nossa página, uma aba, na qual reportagens, textos acadêmicos e informações acerca de acessibilidade e inclusão poderão ser acessadas. Além disso, pretendemos convidar esses estudantes (entre outros) para participarem de uma roda de conversa (Papo Inclusivo), a serem organizadas e realizadas em cada um de nossos campi. Nelas serão debatidas dificuldades e possibilidades de resolução relacionadas à acessibilidade e inclusão, além de servirem como uma prévia aos debates a serem realizados no evento “Universidade para Todos”, previsto para o final do mês de maio.

Ainda como ação prevista, através de um questionário a ser elaborado, temos a intenção de identificar, os motivos pelos quais, estudantes com mobilidade reduzida e/ou algum tipo de deficiência tem se evadido.
Ressaltamos que o êxito e a efetividade das ações acima referidas, dependem da coparticipação e corresponsabilização de toda a comunidade UNIFESP, para construirmos, juntos, uma Universidade mais acessível e inclusiva.

Uma Universidade para todos(as).

São Paulo 18 de fevereiro de 2016