Por que denunciar uma situação de violência?
Infelizmente, situações de violência podem acontecer dentro da Unifesp. Denunciar uma situação de violência seja ela moral (calúnia, difamação e injúria), psicológica (ameaça, humilhação, insulto, perseguição, entre outras), sexual (ser obrigado/a fazer práticas que você não concorda), física (tapas, socos etc.) ou patrimonial/econômica é importante porque diminui a agressão, evita que outras pessoas passem pelas mesmas situações e combate a impunidade.
Como denunciar?
Em casos de violência, procure o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) do seu campus. O NAE é onde temos profissionais capacitados/as para acolher as denúncias e, sempre que possível, buscar mediação e diálogo. Os NAEs constituem o caminho mais próximo dos/as estudantes, porém a PRAE também pode ser acionada.
Avalie a situação e veja se a agressão é passível de abertura de Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia (comum, da mulher, do deficiente, de crimes raciais e delitos de intolerância) ou de outro procedimento fora da Universidade.
Na Unifesp, o caminho possível (e não excludente) é pedir a abertura de uma sindicância (caso não haja identificação do/a agressor/a) ou Comissão Educacional e de Conduta (apontando o/a responsável). Em sendo constatada pela comissão a procedência da queixa será aplicado o Código de Conduta (disponível em http://www.unifesp.br/reitoria/prae/institucional/documentos/codigo-de-conduta-estudantil) com encaminhamentos educativos e/ou punições
Estamos disponíveis para receber sua denúncia. Não se cale diante de uma violência!
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
25.10.2018