O que fazer em caso de violência?

Por que denunciar uma situação de violência?

Infelizmente, situações de violência podem acontecer dentro da Unifesp. Denunciar uma situação de violência seja ela moral (calúnia, difamação e injúria), psicológica (ameaça, humilhação, insulto, perseguição, entre outras), sexual (ser obrigado/a fazer práticas que você não concorda), física (tapas, socos etc.) ou patrimonial/econômica é importante porque diminui a agressão, evita que outras pessoas passem pelas mesmas situações e combate a impunidade.

Como denunciar?

Em casos de violência, procure o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) do seu campus. O NAE é onde temos profissionais capacitados/as para acolher as denúncias e, sempre que possível, buscar mediação e diálogo. Os NAEs constituem o caminho mais próximo dos/as estudantes, porém a PRAE também pode ser acionada.
Avalie a situação e veja se a agressão é passível de abertura de Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia (comum, da mulher, do deficiente, de crimes raciais e delitos de intolerância) ou de outro procedimento fora da Universidade.
Na Unifesp, o caminho possível (e não excludente) é pedir a abertura de uma sindicância (caso não haja identificação do/a agressor/a) ou Comissão Educacional e de Conduta (apontando o/a responsável). Em sendo constatada pela comissão a procedência da queixa será aplicado o Código de Conduta (disponível em http://www.unifesp.br/reitoria/prae/institucional/documentos/codigo-de-conduta-estudantil) com encaminhamentos educativos e/ou punições
Estamos disponíveis para receber sua denúncia. Não se cale diante de uma violência!

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
25.10.2018