Moção de Repúdio

O Conselho de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas (CAEPA) discorda da tentativa de criminalização feita pela SPDM a uma conselheira TAE e a três conselheiros estudantes, por falas proferidas durante sessões do Consu no segundo semestre de 2022.

Nesse sentido, acolhe-se publicamente a moção apresentada por uma Conselheira do CAEPA na reunião ordinária de 13 de junho de 2023, a ser registrada em ata pelo Conselho de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas, repudiando a queixa-crime impetrada pela SPDM.
Manifestamos nossa solidariedade a esses(as) conselheiros(as) e nos colocamos em defesa do direito democrático da expressão de opiniões e representatividade nos órgãos colegiados da Unifesp.
Ressaltamos que esta instituição dispõe de canais para denúncias e para mediação de conflitos que deveriam ter sido utilizados e não o foram. Reafirmamos nosso compromisso permanente com o diálogo respeitoso, a escuta ampla de opiniões divergentes e a mediação de conflitos gerados no exercício da democracia nesta Universidade. Sem esses preceitos essenciais consolidados na Universidade Pública, os interesses maiores de sua comunidade são feridos. Juntas e Juntos, temos que lutar para garanti-los.

Conselho de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas