Concurso Público Nacional de Arquitetura

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) lança em conjunto com o IABsp, conveniado como entidade organizadora, e com apoio institucional do CAU/SP uma série de concursos públicos para seleção de projetos para suas moradias estudantis.

Teremos moradias em todos os campi, começando com as nossas unidades de Osasco e São José dos Campos que já possuem terrenos próprios destinados para esta finalidade.

A moradia é importante instrumento da permanência estudantil. Ela faz parte de um conjunto de ações da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis para garantir direitos estudantis, condições de acesso e de estudo, bem como o fortalecimento de sua autonomia e protagonismo na universidade.

Projetar a moradia de uma universidade pública em franco crescimento e hoje reconhecida como das melhores do país é mais do que um desafio de projetar um espaço residencial. A moradia é um lugar que constrói identidades, novas redes de sociabilidade e pode ser entendida como um espaço de fortalecimento da autonomia estudantil. Além de quartos, banheiros, lavanderias e cozinhas, os estudantes terão uma série de ambientes de estudo, lazer, cultura e esportes para caracterizar uma verdadeira res-pública estudantil.

Convidamos os arquitetos interessados neste concurso a relembrarem de seu período como estudantes universitários, em que o morar com outros colegas fez parte de uma vivência rica e complementar a das salas de aula, ateliês e laboratórios acadêmicos. Sair da casa dos pais, viver numa outra comunidade entre iguais e diferentes, é um acontecimento de múltiplas implicações pessoais e coletivas e um exercício de autogestão e cidadania.

O concurso das moradias em uma universidade pública também colabora para promover o intercâmbio científico, estudos e pesquisa na qualidade de projetos e da produção de moradias econômicas e sustentáveis, de interesse dos arquitetos e de políticas públicas – como foi o caso da moradia estudantil da UNICAMP, que serviu de modelo para mais de uma dezena de projetos de habitação de interesse social. Entendemos que projetos de moradias econômicas, como as que estamos concursando, podem colaborar para ampliar o repertório de possibilidades de programas habitacionais hoje em curso no Brasil.

Por fim, reiteramos o compromisso atual da Unifesp em investir em projetos e planos diretores de infraestrutura, realizar concursos públicos de arquitetura e consolidar um Escritório Público de Projetos, hoje com mais de 50 profissionais. Estamos atualmente com mais de uma dezena de Projetos Executivos em licitação ou já contratados, além dos oito concursos das moradias estudantis (os demais a serem lançados nos próximos semestres). Nossos concursos resultarão na contração dos vencedores para realizar os respectivos Projetos Executivos Completos, com base em valores calculados a partir da nova tabela pública de honorários do CAU. Por isso, ao se inscrever, o candidato deverá apresentar um escritório que o represente na contratação subsequente, caso seja vencedor.

Em breve realizaremos novos concursos para edifícios culturais da Universidade (Teatros e Museus). Temos certeza de estar contribuindo para o avanço da arquitetura pública brasileira, para sua renovação e valorização. E os estudantes da Unifesp serão os primeiros beneficiados com este avanço.

Saudações a todos e bom trabalho,

Profa. Andrea Rabinovici

Pró-Reitora de Assuntos Estudantis